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sexta-feira, 11 de março de 2011

Fiat 500 Abarth - NSR

Lá por fora já se brinca.
Os motores dos adoráveis 500 já aquecem lá por fora. Já fazem despontar a adrenalina que há em nós, através da competição.
Cores e decorações já dão vida ao negro das pistas de Slot.
De série e com carácter definitivo foram já editadas três cores, o branco, o cinzento e o vermelho. Mas como a edição em Kit em plástico branco foi também já disponibilizada, basta avançar com a obra. Cada um a seu gosto, já pode apresentar a sua bombinha no troféu que começa a faltar.
Vamos lá minha gente, que isto até deve ser bem giro....
Em baixo, a armada Fiat já editada pela NSR e um dos Kit's brancos já decorado.
Mais em pormenor, o meu 500. Fica a faltar o conjunto das rodas originais. Em sua substituição, um conjunto do Ford MK IV, que são mais largas e também mais baixas.
Equipado já com o chassis branco, o de maior rigidez, será o meu brinquedo de eleição por alguns tempos.
A decoração foi a possível. No lote de Sprays disponíveis, lá se encontravam o amarelo e dois tons de azul. Depois, foi imaginar uma decoração ao alcance das minhas capacidades e bora lá malta que já se faz tarde.....

quinta-feira, 10 de março de 2011

Um modelo práticamente esquecido....

O Ford Mirage foi um belo modelo, mas cujo sucesso parece não ter estado para o seu lado virado. Esta bela silhueta viu-se arredada dos grandes êxitos que certamente tão esplendorosa linha teria merecido.
Não sendo uma maravilha da engenharia nem da inovação, transportou com ele uma das mais ineteressantes linhas associadas aos automóveis de competição, abrilhatanda ainda, com a magnífica decoração da também bem nascida "Gulf".
As evoluções que naturalmente foi tendo, não eram de grande monta, o que torna difícil apercebermo-nos das verdadeiras modificações que foi sofrendo. Mas qualquer que tivesse sido, ficava sempre ofuscada pela brilhante linha que já possuia.
Um só fabricante assumiu o risco da sua produção. Em seu tempo, a já extinta "MG Vanquish" ofereceu-nos esta prenda, um daqueles raros modelos equipados com diferencial. Infelizmente este mecanismo que funcionava mesmo em termos práticos, era de fraca durabilidade. Os modelos embora de linha geral muito razoável, fugiam à desejada escala 1/32, apresentando-se com dimensões exageradas. Estes dois factores terão eventualmente definido o insucesso deste fabricante.
O Mirage M6 da MG Vanquish.
Mas, o mais interessante de todos os Mirage, chamava-se também M6, sendo uma versão fechada e de cauda longa, do conhecido modelo. Contudo, nunca chegou a correr.
Mas para mim fica a imagem mais apróximada do conhecido Ford P68, modelo francamente espalmado, mas dotado de um aileron incorporado na traseira e uma frente mais rebuscada na procura de um maior apoio aerodinâmico.
Será que algum dia os fabricantes de Slot se lembrarão da sua existência??

quarta-feira, 9 de março de 2011

Os negros da Avant Slot

A série negra da Avant Slot, não tem sentido depreciativo, bem antes pelo contrário, pois diz respeito aos seus modelos da série LMP, mas respeitante aos respectivos modelos de testes. E como é sabido, as carroçarias dos modelos verdadeiros são actualmente em fibra de carbono e a generalidade dos construtores aposta na fase de testes, em modelos por pintar o que lhes confere esta coloração, que no fundo até ajuda a confundir fotógrafos e adversários, quanto às reais formas de pormenor, de cada modelo. E este fabricante aposta na sua reprodução também para além da série de modelos decorados, mas numa série numerada e limitada a 1000 exemplares.
Ao Audi R10 coube a honra de inaugurar esta série, o que aliás também já o havia feito na série corrente, ao ter sido o primeiro modelo deste fabricante.
A segunda referência foi para o Pescarolo, modelo que até agora se mantém como o único a incorporar semi-eixos nas rodas da frente, uma solução que não proporcionou grandes resultados mas que vai agora ter continuidade nos Sport Protótipos menos recentes, que este fabricante tem na forja e apresentou recentemente na feira de Nurembergue.
Segui-se-lhe o Peugeot 908 HDI. Este LMP surge com a parte correspondente aos faróis, também em preto com o o característico boneco da Michelin a decorá-los.
Como último lançamento, o mais recente de todos os LMP produzidos, o Porsche RS Spyder. Este surge com a parte envolvente do piloto e sua protecção, em amarelo, a cor que viria a vestir os Porsche oficiais, com as cores da "DHL".
Também a negro surgiu o Mitsubishi Racing Lancer, contudo, este já não faz parte desta série, nem constitui sequer um modelo de edição limitada.
Embora tivesse existido esta versão e também correspondente ao Jeep de testes, parece que a este fabricante só interessa manter nesta série, os modelos referentes à categoria LMP de Sport Protótipos. Mas afinal, este também não deixa de ser NEGRO.....

Mazda 787B

MAZDA 787B
A Mazda em 1991, conseguiu um feito histórico para a marca, para o Japão e sobretudo, para a sua concorrência japonesa.
Nissan e Toyota chegaram a fazer investimentos descomunais, na tentativa de conseguir a vitória em Le Mans. A mais pequena rival Mazda que vinha fazendo grandes progressos no lento desenvolvimento dos motores Wankel substituía a evolução 13J pela R26B para a edição de 1991 das 24 Horas de Le Mans. Estes motores, pequenos de cilindrada e de consumos, mas grandes em rotações e potência, eram uma vez mais a aposta deste construtor do sol nascente. Como ponto mais fraco, a duvidosa durabilidade numa prova desta envergadura.



Aspiração natural num motor de 654cc e capaz de atingir os 900hp (670KW) de potência, equipado com uma caixa manual de 5 velocidades da Porsche e um peso de 830Kg, aliados a um investimento de baixa monta quando comparado com os consagrados gigantes do Japão, foram a receita para o grande vexame a todas as marcas presentes, especialmente para os seus rivais de país, ao consagrar-se como primeiro construtor nipónico a saír vitorioso nesta clássica e até à data, o único a consegui-lo.

Afinal esta apurada motorização de truques complicados ao nível do seu êmbolo e complexos segmentos, mostrou-se surpreendentemente à altura das maiores dificuldades que uma prova destas sujeita sempre as mecânicas, levando de vencida os seus rivais de prova.
E enquanto a Mazda não nos faz chegar o seu verdadeiro e digno substituto, vai sendo deste a imagem que vamos eternizando quando associamos os grandes êxitos japoneses, a esta clássica francesa.
E para o Slot e graças ao fabricante italiano Slot.It, podemos usufruir há já algum tempo desta preciosidade para os nossos mais caseiros confrontos. E o resultado em pista é mesmo dos melhores, quase nos deixando autoridade para podermos afirmar, que está ao nível do modelo 1/1 que lhe deu origem.
Como anunciado em tempo útil, um dos aspectos de menor agrado, a reduzida dimensão do conjunto jante/pneu traseiro, assim como a pouca profundidade que estas apresentam relativamente à imagem real. Ainda referente à mesma zona, poderemos acrescentar também, que a cava da mesma não corresponde à melhor interpretação, uma vez que o excesso de plástico entre a cava própriamente dita e a superfície do capôt, é exagerado. Pormenores no entanto de pouco relevo, sobretudo quando o que se encontra em causa é o efectivo desempenho deste, em pista, o que não é posto sequer em causa.
Na imagem que abaixo se mostra, os aspectos focados tornam-se mais evidentes, transportando um visual algo desagradável. Roda pequena e muito plástico aliado ainda à má reprodução do próprio pneu, não fazem juz à real imagem deste Mazda.
Mas no mercado surge agora um modelo talvez capaz de com este rivalizar. Aqui o confronto só é nipónico na sua génese, pois verdadeiramente, a guerra parece passar entre a Itália e o Canadá. De resultados mais do que comprovados por parte da Slot.It, surge agora  a "MR Slotcar" com algumas novidades ao nível de conceitos mecânicos, que nos está a deixar verdadeiramente em pulgas por comprovar.

Numa primeira análisa visual do modelo, parece estar nos aspectos apontados ao modelo italiano como menos conseguidos, melhor trabalhado. Sobretudo no que ao insert das jantes traseiras diz respeito, está francamente melhor representado, o que comprova a possibilidade de se conseguirem boas reproduções a este nível. O conjunto das rodas da frente de que fazem parte o pneu, a jante e o tampão, parece estar também de melhor nível no recente conjunto. Quanto ao design geral do modelo, não parece haver grandes discrepâncias entre ambos. Mas o que à distância não se torna possível avaliar, fica na gaveta para numa primeira oportunidade se gerar um confronto geral, entre estes que parecem vir a ocupar um lugar de relevo  na prática da modalidade.
E se este modelo já se encontra dispenível pelos States, em breve teremos a grata possíbilidade de também o poder rodar pelas nossas pistas.