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quarta-feira, 23 de março de 2011

Rali Slot Póvoa de Lanhoso - Terra do Ouro

Tal como já previamente anunciado, a próxima prova de rali a contar para o Campeonato Regional Slot de Braga, irá ser realizado na Póvoa de Lanhoso, este sábado próximo dia 26 de Março.

A organização tendo já definido a localização das instalações para a realização do evento, disponibiliza agora através de imagem do Google para todos os interessados em seguir a prova em directo, a sua exacta localização.
Se seguir de Braga através da E.N. 113 em direcção à Póvoa de Lanhoso, chegando à rotunda das Contas de Filigrana, vira-se à direita em direcção ao centro da vila, devendo depois seguir rigorosamente o trajecto definido na imagem, a vermelho. O ponto de chegada, será o "Espaço Jovem" gentilmente cedido pela Entidade Camarária para o efeito.
 
A mesma Entidade tem a honra de oferecer taças diferenciadas aos três melhor classificados de cada classe e ainda taças iguais até ao 10º classificado igualmente de cada classe.
Outros brindes de participação estão ainda previstos vir-se a distribuir.
Por esta e por todas as razões, compareça e participe.
Desfrutará ainda do salutar ambiente habitual e aproveite também para conhecer novos elementos locais, muitos deles a dar os primeiros passos na modalidade.

CMC - 15º aniversário

O fabricante alemão CMC, resolveu presentear os seus coleccionadores com a edição de duas autênticas jóias à inusual escala de 1/87, como forma comemorativa dos seu 15º aniversário.
 Cada um na sua caixinha, correspondem a uma edição numerada e limitada a 5000 unidades. E tal como nos são apresentados, tomam com facilidade o perfeito significado de autênticas jóias, onde não faltam as requintadas embalagens e um certificado numerado.
 Os modelos, um Auto Union Typ C de 1936/37 e o não menos emblemático Ferrari Dino 156 F1 (Sharknose) de 1961.

Mais ao pormenor, os requintados modelos de onde destacamos as rodas que giram.

Armada Peugeot 908

 2007 foi o recomeço da aventura Peugeot em Le Mans.
Os dois modelos inscritos acabaram por ser reproduzidos pela Avant Slot.
Depois de adquirir os dois, dos quais o do piloto nacional Pedro Lamy fazia parte de um Set juntamente com um Audi e um Pescarolo, achei o modelo tão interessante, que acabei por dar continuidade a esta série dos 908 que este fabricante foi editando.

 E os modelos de 2008 surgem perfeitamente distintos entre eles, tanto pela cor dos retrovisores como também pela própria cor com que eram decorados, para além de se terem apresentado com um novo look decorativo que diga-se de passagem, era bem mais atraente. Os modelos com os dorsais 7 e 9 e a que correspondem  as cores vermelha e prata respectivamente, fazem igualmente conjunto com um Audi.

 Para 2009, os regulamentos obrigaram a algumas modificações, das quais aqui destacamos uma que foi também seguida no mini-modelo e que respeita ao seu aileron, que surge agora mais estreito do que os dos seus antecessores.
Neste ano, embora a pintura base se tivesse mantido, a distinção de cores entre eles desapareceu, retomando como opção distintiva, apenas as alterações das cores nos retrovisores.

 E para 2010, a armada francesa vê refrescado o seu conceito decorativo, bem como se vê ainda vestido por um azul metalizado como cor dominante.
Tendo saído no ano transacto como vencedora em Le Mans, neste ano os seus habituais números foram substituídos pelo 1, 2 e 3. Mas infelizmente, foi um ano catastrófico com a desistência da totalidade dos seus carros, bem como ainda do modelo privado entregue ao Team Oreca, o último a oferecer resisência aos germânicos da Audi.


terça-feira, 22 de março de 2011

Diferencial no Slot

 Já aqui se falou, no engenhoso e revolucionário, enquanto miniaturizado, sistema de tracção trazido pela extinta MG Vanquish, para o nosso mundo do Slot.
Este sistema foi integrado na totalidade dos seus modelos e terá sido porventura, a grande causa do fracasso e até da falência de todo um ambicioso projecto.
 Um dos inconvenientes, mas de menor monta, é que apesar da miniaturização de tamanho engenho, mesmo assim, tomava proporções nada desejáveis para modelos à escala 1/32. Talvez daí, nenhum dos modelos editados, ter correspondido à citada escala, mostrando-se algo exagerados em dimensões, uma vez que tiveram que crescer à mesma medida da largura necessária.
Mas tal como nos modelos à escala 1/1, o sistema corresponde exactamente a um verdadeiro diferencial. Por dentro da grande cremalheira, um grande vazia acomodava dois pinhões cónicos que faziam o ataque a mais dois pinhões igualmente cónicos e solidários a cada um dos dois semi-eixos.
 Contrariamente ao sistema convencional, aqui, o veio do motor não pode penetrar na ranhura existente nas convencionais cremalheiras para que o ajuste entre pinhão e cremalheira seja estável. E tal como se pode neste desenho esquemático observar, o pinhão fica com muito pouca tolerância para atacar na cremalheira. Esta por sua vez (surge na imagem da baixo em corte), apresenta uma parte dentada com muito pouca superfície. O ajuste entre estes dois órgãos era então feito pela precisão das folgas permitidas entre os bronzes que fixam o conjunto ao chassis e o próprio bloco da cremalheira. Mas mesmo assim, isto nunca foi um sistema verdadeiramente perfeito, vindo a originar folgas, que rapidamente rompiam com a parte dentada externa.
Por dentro, tudo permanecia são, mas a zona exterior, chegava a ralar completamente, inviabilizando de todo a praticabilidade do conjunto motorizado.
Passaria talvez a solução pela aplicação de materiais mais nobres em durabilidade, o que nunca foi conseguido pelo fabricante.
 Para quem teve a oportunidade de usufruir em pista destas preciosidades, teve o privilégio de conduzir um modelo de Slot de extrema agradabilidade, pois o sistema funcionava verdadeiramente. As derrapagens ficavam mais suaves e a pilotagem mais macia, pois os modelos assim o proporcionavam.
E foi assim que se fechou um ciclo de desenvolvimento, que quase não passava do projecto, mas felizmente algumas unidades vieram ainda para o mercado e fazem hoje parte de colecções.

Porsche 911 GT2 - Carrera

 De todos os Porsche 911 GT2 que se têm feito, não poderão restar dúvidas de que as melhores reproduções, são mesmo as da Carrera.
Já sei, são pesados e pouco performantes, mas a verdade é que em termos de reprodução do modelo, encontra-se bastante fiel.
Os erros, poderemos apontar aos comuns neste fabricante, isto é, sobretudo umas rodas da frente exageradamente grandes, porque de facto, pouco conseguiremos descobrir para esticar o dedo indicador.
E foram já editados dois dos mais significativos protagonistas desta classe GT2. São eles os modelos da Flying Lizard e da Felbermayr. Como modelos de estante ou para brincadeiras mais calmas, tratam-se de excepcionais opções.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Porsche 959 - MSC

O modelo 959 da Porsche, acabou por ser uma das referências da marca, durante alguns anos.
Provido das maiores tecnologias da indústria automóvel aquando do seu lançamento, vinha equipado com duplo Turbo e tracção às quatro rodas, situação nada comum na época, em modelos de alta performance.
Desde logo considerado pela marca como um polo tecnológico, procedeu-se ao seu aproveitamento para fins desportivos, tendo a marca apostado nas mais carismáticas e exigentes provas mundiais, apostando em participações tanto em Le Mans como no Paris-Dakar.
O modelo base em versão protótipo foi apresentada ao mundo, com este aspecto.
 Pela imagem que cima se observa, pode ver-se que o modelo protótipo era tão baixo, que a seu lado o Porsche Carrera GT, parece alto.
Em baixo, o mesmo modelo que manteve as principais características, mas já na sua definitiva versão cliente.
 E da versão cliente para os modelos desenvolvidos para a maratona africana, pode reparar-se no extremo desenvolvimento que o 959 sofreu.
E 1985 vê pela primeira vez o 959 na edição do Paris-Dakar, obviamente munido dos recentes ensinamentos adquiridos pela vitória da Porsche nesta prova em 1984, mas através do modelo 911. Mas todos os ensinamentos adquiridos não foram suficientes para levar de vencida pela segunda vez e primeira com este modelo, nesta exigente maratona.
Em 1986 apostam nas 24 Horas de Le Mans onde recebeu a designação de Porsche 961 e foi inscrito na Classe GTX, vindo a vencê-la e a classificar-se numa extraordinária 7ª posição da geral. O êxito foi suficientemente animador, para a Porsche fazer nova investida e novo desenvolvimento sobre este prometedor modelo, apesar das dificuldades de que os pilotos se queixaram quanto às exigências de condução, provocadas sobretudo pela tracção integral.
 E assim, para 1987 nova aposta no 961, apresentando um modelo sob as cores oficiais da Rothmans, mais largo e mais potente.
Mas contrariamente ao anterior desenvolvimento, problemas de vária ordem acabaram por ditar o abandono deste aliciante e prometedor modelo e que veio mesmo a ditar o abandono definitivo do mundo da competição.
Mas o êxito maior esteve reservado para o Paris-Dakar de 1986, onde pela segunda vez na sua história, o nome Porsche é gravado na lista dos vencedores, mas agora com o modelo 959.
E embora o modelo 959 tenha já sido trazido para as pistas de Slot numa produção SCX, em modelos que incorporavam a tracção integral, acabaram por ser reproduções do modelo de série, mascarados através de decorações, em modelos de competição.
Agora, o fabricante MSC propõe-se trazer também até ao nosso mundo, este símbolo da competição automóvel. As opções recaem tanto no modelo de série, como na versão vencedora da maratona africana. Para tal, adiantou já na última feira mundial de Nurembergue, imagens dos seus protótipos já em fase bastante desenvolvida.
Mas quanto à carroçaria mostrada, podemos adiantar que se refere apenas à do modelo de série em versão cliente, não tendo apresentado qualquer imagem relativa ao modelo de competição, já que a realidade nos diz que são imensas as divergências entre ambos. Assim, esperemos que para a realização do modelo de competição, não cometam o erro do aproveitamento da mesma carroçaria. Caso venha essa hipótese a prevalecer, estaremos perante um grosseiro e inqualificável erro.
Foi-nos então também mostrado o protótipo do chassis que equipará estes 959. Mas várias questões se tornam aqui pertinentes levantar.
Tal como foi mostrado, o modelo em versão base, é bastante baixo. Mas se reparmos na construção do chassis projectado, será de todo impossível encaixar esta carroçaria neste chassis, não permitindo esse visual de modelo de baixa altura ao solo, provocado pelo exagero dos apoios superiores dos amortecedores, já que se encontram demasiado elevados e bateriam na parte interior dos guarda-lama. Por essa razão, imagino que para a versão civil, este venha a ser equipado com um chassis Monte-Carlo por exemplo, para não falar na possibilidade de um chassis desenvolvido à sua medida.
Engenhoso e de bela concepção, este sistema de suspensão, permite tanto a regulação da altura do modelo, como o aumento da dureza dos amortecedores. Assim, é perceptível o verdadeiro efeito e proveito que deste conceito se pode tirar partido.
Mas pelo diferencial perceptível a olho nu entre a altura do pneu e o limite superior do topo dos amortecedores, parece algo continuar errado, pois a elevação a que o modelo 959, réplica do Dakar, será obrigado a ter, levará a que concluamos rapidamente que daqui resultará sempre em algo exageradamente irreal, pela elevada altura com que este ficará, sobretudo na diferença entre o limite superior do pneu e a cava da roda.
Poderemos ainda afinar o ângulo de absorção do impacto da roda relativamente aos obstáculos. As vantagens parecem imensas quando comparadas com todos os anteriores desenvolvimentos nesta matéria, não fossem estar em causa as questões aqui mencionadas.
Podem observar-se as furações nos amortecedores, de forma a permitir a compressão ou descompressão da mola que compõe o conjunto das suspensões.
Apesar de tudo o que de positivos possamos tirar de todo este projecto, parece-me que sobretudo, nada ficará direito. A menos que nos consigam surpreender, com mais alguma cartada tirada da manga.
E já agora, uma cartada bem tirada, era produzirem também o 911, que afinal foi o primeiro Porsche a atingir o ponto de chegada na primeira posição, no ano de 1984 ........

Resistência - Reynard Sloting Plus

No Clube Slot de Braga, decorreu mais uma mini resistência que compreendia turnos de 20 minutos em cada uma das 6 calhas.
Os modelos desta vez seleccionados foram os Reynard do fabricante Sloting Plus, que tão boas provas deram aquando das 24 Horas Slot do Porto. E partindo das mesmas bases e optando pelo sorteio dos motores e dos pneus, partiram então as quatro equipas presentes, para a maratona. 
A equipa formada por Paulo Mendes e Pedro Mota, acabou por ser a equipa sensação por acabar por vencer a prova, apesar da longa ausência de Pedro Mota e depois deste ter partido sem sequer ter chegado a treinar. Apesar disso, foi muito renhida a prova entre estes e José Eduardo e António Maia, onde ao longo da grande maioria do tempo de prova, a diferença máxima entre elas se cifrou numa volta apenas. Esse equilíbrio veio a desfazer-se apenas na última calha, quando o modelo da equipa segundo classificada começou a dar sinal de alguma falha de contactos.
A segunda luta dentro da pista foi também interessante, se bem que longe das duas primeiras. Por um lado, Pedro Correia, Hugo Figueiredo e Carlos Alvim adiantavam-se de início relativamente a Luís Pedro e Augusto Amorim, para numa segunda fase as posições virem a inverter-se. Contudo, uma última calha mais poderosa por parte de Carlos Alvim, acaba por impor a sua equipa e levá-la à terceira posição.

 Uma vez mais, um modelo com a decoração da "Art", a impor-se.

Mais uma prova onde parte dos habituais protagonistas não se fizeram representar, mas onde o ambiente de luta se manteve de altíssimo nível.

Parabéns a todos os participantes presentes, sobretudo a Paulo Mendes e Pedro Mota.
Transcreve-se na íntegra, este comunicado do "Slot Madeira".


Caros Slotistas e Amigos

Mais um  campeonato que está a acabar e cá continuamos em força, crescendo e mantendo a qualidade que sempre nos foi reconhecida.

2010/11 foi um ano intenso, com percalços, vitórias e um crescimento total superior a 32% a números de participantes nas nossas provas. 
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.Tudo isto só foi possível devido à confiança que os nossos participantes continuamente depositaram  em nós ..
-2011/12 todos sabem que irá ser um ano difícil, com um agravamento das desigualdades sociais, aumentos dos custos de vida e infelizmente, um aumento da pobreza em Portugal.
No entanto, devemos lutar por mais e melhor e por esse motivo, continuaremos a investir no nosso “vosso” Campeonato.
E é assim que continuamos a inovar e a fornecer novas categorias e um atraente Campeonato a todos os participantes, sempre a pensar no Futuro!
Depois de consultarmos algumas entidades Nacionais e Internacionais com alguns participantes Regionais resolvemos dar um Nome correcto e Merecido ao campeonato que mais tem tido nota positiva tanto cá como fora da Região Autónoma da Madeira.

O Próximo campeonato será com muito orgulho chamado.
CAMPEONATO DO MUNDO DE RALLY SLOT DA MADEIRA. 
Esperamos que sejam motivos suficientes para nos visitarem , pela nossa parte  tentaremos sempre melhor que antes e sempre diferente.
Em breve mais noticias