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sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os protagonistas - Grupo 2 (2)

         António Maia         
Este piloto, é um dos mais recentes adeptos do Slot.
É no entanto um dos mais dinâmicos e fervorosos praticantes de Braga, devendo-se-lhe algumas das iniciativas locais, além de ser também um dos maiores responsáveis do Clube Slot de Braga.
Os seus poucos anos de actividade, foram rapidamente colmatados pelos dotes de rapidez que tem demonstrado, através da conquista de algumas vitórias em campeonatos de elevadíssimo nível.
A recente descoberta do Slot por parte de António Maia, fizeram dele um dos maiores adeptos bracarenses da actualidade, sendo hoje visto como um bom preparador e um dos mais rápidos pilotos locais.
E como tal, o Campeonato de Grupo 2 não poderia iniciar-se sem o seu interesse também.
A sua opção recaiu no modelo 2002 da BMW, do fabricante Spirit, pois na impossibilidade que sentiu em desenvolver o Ford Cortina da Revell, este acabou por ser o modelo que mais se aproximou e lhe preencheu o imaginário dos anos 70.
Afinal, outro dos grandes saudosistas daquela época de ouro do desporto automóvel.


       Hugo Figueiredo      
Hugo Figueiredo é um homem das ciências e rigor científico.
Pode considerar-se, trata-se também de um dos recentes praticantes que assiduamente participam nos campeonatos locais.
A sua preparação pauta-se sempre por algum cuidado e rigor técnico, influenciado talvez pela sua formação académica na área das ciências. Inovador e empreendedor, esteve na sua curta carreira enquanto apaixonado pelo Slot, na génese de alguns campeonatos e regulamentos, assumindo ainda a posição de director técnico em algumas das provas dos nossos campeonatos.
A sua arte não se fica por aqui, pois sempre que pode, sabe entreter-se na difícil arte de domínio do pincel, de onde temos visto nascer algumas bonitas decorações.
Foi ainda um dos fundadores do que começa a ser conhecido pelo Team, "Gentleman Drivers".
Não lhe sendo indiferente os modelos clássicos, os olhinhos acabaram por lhe ficar presos também ao BMW da Spirit. Como bom preparador que se tem mostrado, espera-se que desta banda venha um BMW de se tirar o chapéu.

Visto à lupa - Fiesta WRC SCX

 
 O rali da Suécia de 2011, prova de abertura do calendário do Mundial de Ralis, teve como vencedor Miko Hirvonen num Ford Fiesta WRC de última geração.
 O fabricante espanhol Scalextric / SCX que tem andado algo arredado da procura dos amantes das grandes competições de Slot, teve este modelo como uma das suas últimas criações e mesmo a última como modelo dirigido ao capítulo dos ralis.
 Com a referência A10029S300, temos então a reprodução deste que constitui um dos modelos Top do Mundial de Ralis, em mais uma reprodução dotada de tracção total e equipado com o habitual sistema de luzes.
 Reprodução bem conseguida, proporcionado e com acabamentos ao seu habitual nível, não haverá muito a apontar para além das imperfeições de acabamento da sua pintura e de uma cor vermelha que nos parece francamente, demasiado escura. Também o número 3 deveria encontrar-se numa cor bem mais viva.

 Dentro daquilo que têm sido os seus vulgares conceitos, encontramos então um chassis que se une à carroçaria através de 5 parafusos, algo em desuso para os mais actuais projectos de outros fabricantes.
 Um motor de duplo veio proporciona a tracção integral, que se faz através de pinhões de 9 e cremalheiras de 27 dentes, o que poderemos mesmo considerar esta relação, standard nesta marca.
 Também um conceito amplamente explorado pela SCX, é o seu sistema de passagem de corrente da pista até ao motor. Palhetas metálicas integradas no chassis, trazem a electricidade das patilhas até à sua transferência para o motor, feita aqui pelo encosto de chapas metálicas integradas no motor, às palhetas do chassis.
 Do mesmo modo, chapas metálicas integradas na carroçaria, proporcionam a transferência da corrente eléctrica existente nas chapas do chassis, para as placas de integrados onde se encontram os Led's, tanto das luzes de trás como da frente.

 A passagem de electricidade da pista para as chapas do chassis, fazem-se como habitualmente através das patilhas integradas no patilhão. Patilhas montadas em formato duplo e que pela sua passagem mais interior se ligam por contacto às chapas do chassis, permitindo assim que se alimente o motor do minimodelo. O patilhão possui interiormente uma fina mola que lhe permite o auto-centramento sempre que o modelo se encontre fora da calha. Por outro lado, as chapas que transmitem a passagem da corrente eléctrica até ao motor, sendo flexíveis nesta zona, funcionam também como mola do próprio patilhão, o que favorece e minimiza o prejuízo causado pela extrema rigidez e inflexibilidade de ambos os eixos.

 O motor, um RK 91, integra-se na linha de última geração de motores deste fabricante. Mais compacto ao nível da sua blindagem, vem agora dotado de carvões cravados em finas chapas, tornando-se por esta razão a parte mais sensível destas motorizações. Sem que o fabricante tenha ainda dado indicações técnicas relativas a estes novos motores e atendendo ao alerta de alguns leitores que o dão como um belíssimo motor, é muito provável que a bitola tenha sido o anterior RX91, modelo que equipou em exclusivo o Lancia Delta e que atingia a 21.500 rpm.

 Muitos casos existem de modelos da SCX, em que parte do seu chassis recorre a encaixe directamente na carroçaria. Assim acontece também neste Fiesta. Como se não bastassem já os 5 parafusos que complicam e de que maneira as desejáveis basculações entre carroçaria e chassis, ainda se aposta em mais este inconveniente sistema.
A grelha da frente que é parte integrante do chassis, encaixa na perfeição na grande boca existente na frente da carroçaria.
No entanto, trata-se de um irresistível modelo carregado da característica mística própria de um quase lendário fabricante.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BMW - Estranhesas - Imagens












Este, É LINDOOOOO

Os protagonistas - Grupo 2 (1)

         Augusto Amorim         
Augusto Amorim iniciou a sua paixão pelo Slot em meados dos anos 80 com cerca de 18 anos, quando tomou conhecimento da modalidade em Braga.
É um dos inúmeros pupilos impulsionados por Mestre Bernardino, e esteve ligado à modalidade por alguns anos. Obrigações estudantis, levaram-no a um afastamento temporário da modalidade, mas retomado assim que a sua licenciatura se completou. Tem sido um dos mais brilhantes pilotos bracarenses e que mais dotes para a modalidade tem demonstrado, tanto como piloto como preparador. Com uma apurada apetência para a prática competitiva, é um dos raros apaixonados pelo Slot, que menos percebe do mundo real dos automóveis.
A sua paixão levou-o a que hoje com 43 anos, seja o proprietário da loja de Slot "GT Team Slot Cars" em Braga.  
 Brasileiro de nascimento de onde veio com tenra idade, vai apostar no "fusca" talvez por força das suas raízes, como o seu modelo para o Campeonato de Grupo 2. E ao que se tem podido ver, também este traz o seu sêlo de preparação, o que o posiciona desde já, como o modelo que tem feito os melhores registos por volta.
Uma vez mais, um fortíssimo candidato.


         Rui Mota         
Rui Mota é um daqueles casos, em que o mundo automóvel lhe corre nas veias.
Uma pista da Scalextric trazida pelo Pai Natal no ano de 1966, apimentado por uma invulgar tendência para a mecânica transmitida pelo seu pai, despertou-lhe para sempre o roncar de motores e das carroçarias transformadas que os automóveis de competição ostentam, transmitindo-se por osmose aos carrinhos de pista. O Slot foi interrompido com a revolução, já que este moçambicano de nascença teve que privar da sua vida, algumas das suas mais elementares e inatas paixões.
 Reavivada a modalidade com a descoberta da Meca Slotisica bracarense quando lhe foi apresentado o sótão de Mestre Bernardino, foi uma paixão renascida que fez dele um eterno praticante e colecionador, apesar dos seus 52 anos.
 Para este Campeonato, aposta no 2002 da BMW e do fabricante Spirit, já que esta marca lhe orientou as tendências automobilísticas, quando o seu pai foi possuidor de um dos primeiros modelos dessa marca em território moçambicano.

Regulamento Grupo 2 - Admitidos também modelos em resina

De modo a poder-se aumentar a lista de modelos participantes no Campeonato de Grupo 2, o regulamento foi revisto de maneira a permitir a participação de carroçarias em resina e não apenas em plástico, como se encontrava estipulado.
Julgamos assim ir de encontro a interesses manifestados por alguns pos possíveis participantes.
Poderá então aceder ao novo regulamento em:
http://dl.dropbox.com/u/33032960/Regulamento_Grupo2_2012_Versão3.pdf

Substituir Versão3.pdf, por Vers%C3%A3o3.pdf

Ford P68 - Racer

 Foi editado pelo fabricante Racer e da participação na BOAC em 1968, o Ford P68 na sua primeira versão. A carroçaria deste modelo distingue-se dos demais já editados e nossos conhecidos, sobretudo pela frente desprovida do lábio inferior na zona da tomada de ar do radiador.
 Mas como habitualmente, mais uma excelente reprodução deste fabricante de modelos de resina.

Campeonato Regional de Ralis de Braga - Rali dos Reis Magos


Arranca já este sábado nas instalações do Clube Slot de Braga, o Campeonato Regional de Ralis de Braga.

Aberto a modelos de Grupo B e os habituais Super N, espera-se que tal como no ano transacto, as lutas pelos lugares venham a ser intensas.

Para mais pormenores, consultar o endereço:
http://slotbraga.blogspot.com/

BBS - Novas jantes da Sloting Plus

 Encontram-se já disponíveis no mercado as novas jantes do fabricante Sloting Plus, as BBS que chegaram a equipar uma infinidade de modelos de Turismo.
Editadas em três tamanhos, de 15,9x9 mm, 16,5x9 mm e 16,9x9 mm, para além de excelente desenho, são calibradas e de muito baixo peso.

Mais uma demonstração da qualidade que a Sloting Plus procura sempre apresentar, ficando nós agora a aguardar o prometido novo modelo para os inícios deste ano de 2012.

O Reynard do próprio fabricante, equipado com as ultra-leves BBS.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lotus Exige - Formula Kit

Em mais uma edição da loja Formula Kit e dedicada aos irmãos Vallejo, eis este bonito Lotus Exige que tem por base o modelo do fabricante Ninco. Como aspecto menos interessante, a falta de competitividade demonstrada por estes modelos.