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sexta-feira, 2 de março de 2012

Diabolique, ou Diabolique?

Eis a questão!!

Depois de ter adquirido o imperdível Ford RS 200 da MSC, na sua versão do team português Diabolique, chegou a vez da aquisição do novo Ford RS 200 do team português Diabolique.
Sim, é quase o mesmo, mas não se trata da mesma coisa......
Este tem certificado.
Certificado comemorativo de autenticidade da edição limitada que representa, numerado e assinado pelo proprietário da loja Slot Madeira. É que esta loja festeja este ano o seu 10º aniversário e como tal, a efeméride fica marcada com a edição deste bonito modelo que participou justamente, no rali da Madeira.

Como marca distintiva de realce maior, a existência do grupo óptico suplementar mas que oculta o famoso logótipo da "Diabolique".
Na caixa, também uma etiqueta define a proveniência da edição e a referência à série limitada. Na etiqueta do fabricante, o nº de série que lhe foi atribuído dentro das 500 unidades editadas.
O promotor da iniciativa, o Sr. Virgílio Fernandes, fez o favor de me ceder um número muito baixo. Coube-me o 5, o que muito agradeço.
Nestas duas imagens de similar aparência, podem ver-se os modelos da primeira edição e o mais recentemente chegado, de edição limitada.

A frente dos modelos proporciona-nos a imagem que nos permite com mais facilidade distinguir as duas edições, já que os faróis frontais, marcam essa diferença.
Se à frente os faróis provocam uma significativa diferenciação, já atrás, só pela cor do escape.
Existência de faróis suplementares e a cor das jantes, são aspectos que sobressaem.
Algum posicionamento diferenciado na colocação de alguns logótipos, como é o caso do "Castrol" e "Sogrape" no pára-choque, são algumas das marcas que permitem diferenciá-los. A cor dos retrovisores exteriores, é outra das caraterísticas que permite distingui-los.

Lateralmente, para além do próprio dorsal, apenas desaparece o logótipo da marca "Pirelli" para dar lugar a um ponto negro.


Vistos de cima....

Na capota da edição correspondente à versão do Rali de Portugal, surge a mini-placa do rali. Na versão do Rali Vinho da Madeira, esta não existe e como tal não surge representada.
Duas belas peças de colecção sobretudo para os aficionados portugueses, mas também porque visualmente se tratam de versões muito bonitas. Portanto, nem Diabolique nem Dabolique, os dois......

Já estivemos lá...... Brutal......


 Viana Motor Clube.
É isso mesmo, foi no Viana Motor Clube, um Clube dedicado sobretudo ao mundo automóvel mas à escala real, onde por acaso até já participei num encontro de clássicos por eles organizado, que fomos a convite dos seus dirigentes, convidados para a estreia da sua super e invulgar pista para modelos de Slot.
 Na Estrada Nacional à saída de Viana e a caminho de Vila Praia de Âncora, deparamo-nos com um grande reclamo luminoso que bem identifica a sua sede. Uma simpática sede, onde se expõem de modo organizado, alguns elementos bem identificativos da matéria que versam e onde não falta uma belíssima biblioteca recheada de literatura especializada. Uma belíssima sala de lazer, onde uma televisão vai passando fantásticas imagens de ralis do passado, recriam uma apetecida ambiência convidativa a uns belos serões.
 Algumas vitrinas, mostram-nos troféus orgulhosamente expostos, assim como também, se podem ver coleções de carrinhos. Alguns estáticos, mas outros já de Slot.

 Uma bela sala de lazer, que serve os intentos de convívio entre o imenso universo de associados que este Clube já tem.


 O Sr. Sá, o diretor deste Clube que nasceu da paixão pelos automóveis, é um dos históricos do Clube, que tem no seu passado participações como praticante de Slot Cars.
 E em baixo, uma invulgar pista que se carateriza por uma impressionante e brutal reta.
 E se de um lado é para dar calor, do outro, há que mostrar perícia. Uma zona totalmente pautada por curvas e contra curvas, fazem as delícias da condução de qualquer um, mas definem os mais aptos na eficácia da corrida contra o tempo.
 Um super manhoso túnel cria inesperada dificuldade, onde o mais sensato é mesmo deixar o carrito rolar de embalagem, ao invés de tentarmos ser os campeões da retinha.
 Bela pista onde Luís Azevedo, Bruno Martins, António Maia, Augusto Amorim, Paulo Mendes e eu próprio, tivemos a oportunidade de desfrutar de belos momentos de prazer, onde sentimos a dificuldade acrescida de dominar as máquinas numa pista Carrera, onde a falta de gripe sentida, se mostrou como a maior das dificuldades.
 A dimensão da reta é  absolutamente  impressionante, mas a zona sinuosa, não lhe fica atrás.
 Alguns elementos do Clube, mostraram-se atentos ás nossas reações à sua obra.
Parabéns a estes homens que vão começar agora com a organização de campeonatos, de onde se espera mais lá para a frente, a realização de uma prova de resistência, extensiva a equipas convidadas.
Parabéns Viana Motor Clube......

Audi R18 - Le Mans 2012

 Para esta edição de 2012 de Le Mans, a Audi aposta no modelo existente, mas com a opção do modelo hibrido. Mas  o mais interessante mesmo, é o abandono das tétricas decorações com que têm participado.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Lotus Elise GT1 - Avant Slot

A Avant Slot é das marcas fabricantes de modelos de Slot, que melhor tem sabido conciliar o binómio qualidade/eficácia. Os seus produtos de última geração, têm sido pautados por grande qualidade de construção aliado a uma reprodução de autenticidade de grande nível. Basta que nos lembremos por exemplo da mais recente reprodução do Peugeot 908 HDI, para que se dissipem quaisquer dúvidas.
 E o recém chegado Lotus Elise GT1, é também disso um bom exemplo.
Como vem sendo costume neste fabricante, a primeira versão reflete um modelo que tenha servido de modelo de desenvolvimento, o que invariavelmente lhes tem vindo a valer a cor base preta, a cor da fibra de carbono de que se fazem hoje em dia, as carroçarias. Aproveita tanbém o fabricante para fazer deles, modelos editados num limite de 1000 exemplares. A excepção à regra, aconteceu com a edição de testes do Mitsubishi Racing Lancer que apesar de fazer parte deste mesmo conceito, não se trata de uma série limitada.
 Mas esta nova produção, para além de nos oferecer uma reproduçaõ dessa série, apresenta-se com uma qualidade  no top das melhores reproduções. A seu favor joga ainda o facto deste possuir tanto à frente como atrás, jantes cujo centro se situa num plano muito exterior. Isto ajuda a que não se cometa o erro desagradável e que pouco familiariza as reproduções com os modelos reais. Normalmente, as jantes traseiras costumam ter um centro demasiado afundado, o que não joga nada a favor dos fabricantes, já que as opções técnicas actuais colidem de sobre maneira com esta questão. No entanto, estas deveriam ser de maior diâmetro.
 Pode verificar-se através da comparação das imagens do minimodelo e do carro real, como a fidelização das suas linhas, é um facto.
Nota menos para a forma como foi representada a tomada de ar na capota, que não corresponde exatamente a esta versão, apesar de vir a encaixar como uma luva, nas de competição. Parece ter faltado também, representar o tampão do combustível na cor cromada.
Nesta versão, também os retrovisores deveriam ter sido representados nas portas e não nos guarda-lama, já que esta foi a configuração pela qual se optou para a competição
 Dotado de uma carroçaria com plástico muito fino, o seu peso final vai disso colher benefícios. Equipado ainda com um chassis de última geração e com provas já dadas, ao que poderemos acrescentar o benefício da aposta em semi-eixos para as rodas da frente, estaremos por exemplo perante um grande e declarado adversário para os Nissan R390 e Mc'Laren F1 do fabricante Slot.It, nas competições para modelos da Classe GT1.
 Na base do modelo, o número que coube em sorte numa edição de 1000 exemplares.

 Agora é esperar pelos modelos decorados, dos quais o mostrado na imagem de cima, parece vir a ser o primeiro.

 Mas o mais esperado e que parece merecer as preferências gerais, é este. As novas formas da sua frente, é que parecem comprometer o seu surgimento.

Uns para coleção, outros para competição ....

O Audi R18 TDI foi já alvo de edição por parte de dois grandes fabricantes de Slot, a saber, a NSR  e a Le Mans Miniatures. Embora ambos dedicados ao mundo do Slot, o espírito de abordagem dos seus conceitos, diverge em toda a linha. E se a NSR privilegia o grande desempenho das suas máquinas em pista e sempre com grande aposta  no mais alto rendimento possível, a Le Mans Miniatures, prima pela excelência das suas reproduções, ao ponto de acabar mesmo por baralhar os conceitos dos próprios praticantes. Serão modelos de Slot, ou apenas belas máquinas de exposição? E enquanto a máquina da Slot.It não chega e que supomos venha a ocupar um lugar a meio caminho entre estes dois gigantes, se bem com maior pendência para o lado da NSR, comparemos em termos visuais estes dois modelos.
 Vistos de frente, é notória a diferença de alturas entre o cockpit de ambos. Em cima, no modelo de resina francês, uma capota com maior realismo apesar de mais alta. A NSR, apostando na vantagem de um modelo mais baixo como forma de garantir um desempenho mais eficaz, deformou-a de forma substancial. A interpretação dos faróis entre ambos, também reflete resultados de significativa diferença.

Na traseira, onde se fazem notar as disparidades mais significativas, situa-se mais ao nível inferior, a que faz já parte do chassis.Na zona da carroçaria, o resultado é bem mais próximo.

 Pensado para a competição, o Audi italiano não demonstra o mesmo realismo e esplendor que o Audi da Le Mans Miniatures reflete. Este, uma verdadeira peça de coleção, enquanto o R18 da NSR, vai ser uma verdadeira dor de cabeça para a concorrência.

 Embora dotado de mecânica do fabricante Slot.It, um chassis cujo patilhão se situa numa posição anterior ao eixo frontal, não deve conferir aptidões minimamente competitivas, ao modelo da Le Mans Miniatures.
Aguardemos agora pelo Audi da Slot.It, para ver até que ponto se irá situar a fasquia das performances.