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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Coleccionismo - Quando o tema é Le Mans - Imagens

Dentro das temáticas de coleccionismo automóvel, Le Mans será muito provavelmente, daquelas que mais carinhosamente será tratada por coleccionadores e fabricantes.
Um épico percurso iniciado em 1923 e que perdura até aos nossos dias, com dois intervalos acontecidos em 1936 e um interregno de 9 anos como consequência da trágica Segunda Guerra Mundial que assolou violentamente, quase toda a Europa. 
 Desta prova, fazem parte milhões de histórias dentro da própria história deste verdadeiro acontecimento automóvel que todos os anos provoca uma verdadeira romaria de forasteiros que de todo o mundo anseiam pela altura deste verdadeiro e frenético acontecimento carregado de simbologias, cheiros e roncares de poderosíssimas máquinas de encher os olhos de milhões de desesperados apaixonados. Transformado numa gigantesca feira viva, este circuito ornamenta-se com tendas das marcas até ao mais ambulante dos vendedores, proporcionando uma inigualável agitação contagiante e que nos marca para sempre. Ali, a noite não existe, são 24 horas de um impressionate diurno ambiente.
 Mas para a história acabam por ficar os registos de resultados e milhões de imagens que amadores e profissionais improvisam por todo o lado. O coleccionismo automóvel arrasta-se pelo estrelato daquele acontecimento, sempre apoiado em registos que vão percorrendo o tempo e nos vão chegando e contagia milhões de micro representantes que em cada uma das nossas casas, recriam através da selecção do que melhor representa os gostos pessoais, mini histórias daquele gigantesco acontecimento.
 Aqui ficam então, imagens que representam algumas dessas passagens e ornamentam uma dessas colecções.

Beta Sideways VS GB Track

 A chegada do Lancia Beta Montecarlo por parte da Sideways foi sem dúvida bem vinda, porém, não foi o primeiro fabricante a fazê-lo. Tínhamos já tido o grato prazer dele poder desfrutar no panorama dos Slot car, ainda que com deficiente despenho em pista, quando se tentava espremer do carro, pensando-se que dele iríamos desfrutar de uma grande máquina de competição. Agora sim, iremos poder usar um Beta, fazendo dele gato sapato. O dos tempos da GB Track (Fly), quem os tiver, bem poderá reservar um espacinho nas estantes, para o acomodar na vitrina das saudosas preciosidades, pois o seu tempo enquanto máquina de competição, esgotou-se definitivamente.

 Mas, não são tudo notas negativas para o primitivo Lancia, pois a questão da altura da frente deste modelo é merecedora de um elogio. As diferenças por não serem muitas, tornam-se de difícil crítica. Comprimentos similares, denotam que ambos cumpriram com algum rigor as cotas à escala.
 Jantes de muito maior rigor no modelo GB Track, tanto ao nível das dimensões como também do próprio desenho das mesmas, mostra que os anos que ostenta, não são apanágio de grandes erros. Pode vêr-se na imagem de baixo, que mesmo um lábio mais rente ao chão no carro da Sideways, não implica uma altura menor do capôt ao solo. Parece comprovar-se que a frente do Lancia que acabou de chegar, se encontra ligeiramente alta.
 Na traseira, a questão da representação das jantes e sua dimensão, continua a ser favorável ao modelo mais antigo. Já a representação do guarda lama, parece demasiado grosseira no carro da GB Track, apresentando muito maior realismo no Sideways.
 O Beta da Sideways surge com uma frente mais larga, mas aqui, por falta de elementos, ficamos sem saber qual deles se encontrará mais correcto.
 A secção traseira numa vista superior, não nos mostra diferenças que ressaltem à vista.
 As distâncias entre eixos coincidem, comprovando novamente que as cotas foram cumpridas por ambos os fabricantes.
 O modelo da GB Track mostra-se com uma largura da via traseira superior, mas isso deve-se apenas ao aproveitamento máximo da largura da carroçaria, o que pode muito bem ser aproveitado também no Beta da Sideways, já que este originalmente, apresenta as rodas para dentro desse mesmo limite físico.
 Em conclusão, encontramo-nos perante dois belos exemplares de Slot car, cuja diferença maior se encontrará no desempenho de cada um deles em pista, com claríssima vantagem para o carro negro.
 Duas verdadeiras preciosidades....

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Venha lá mais um .......

.....venha lá mais um ...... e que seja um Porsche!
 Pois é, a Sideways já nos brindou com a edição da primeira versão do Lancia Beta Montecarlo de Gr.5, não deixando margem para dúvidas, quanto à qualidade das suas edições.
 O primeiro modelo editado, o Ford Capri, mostrou ser tanto uma bela peça de colecção, como demonstrou já também, grandes aptidões dinâmicas. Do agora chegado, esperam-se performances capazes de com ele rfivalizar.
Mas para já, é a questão estética que poderá receber o nosso veredicto, ao mesmo tempo que num frente-a-frente com o seu rival, nos permitirá uma empírica conclusão sobre qual será o merecedor da coroa de louros em termos de resultados competitivos.
 E o que se poderá dizer de imediato quanto a este puro sangue italiano, é que se trata de uma excelente peça para coleccionismo, com o pequeno senão de considerarmos que a sua frente deveria ser ligeiramente mais baixa, no que se refere à altura da própria carroçaria e não da altura ao solo.
E lado-a-lado, constacta-se que acaba por ser mais baixo, solo/capota, do que o modelo da oval azul.
 Vistos de traseira, a mesma certeza quanto às alturas de ambos. Sob este ângulo, o Lancia demonstra uma irrepreensível representação, onde o conjunto dos escapes surge soberbamente complementado pelos suportes de estrutura tubular. Claro que o conjunto mecânico, influenciou um melhoramento de outros pormenores do conjunto dos restantes órgãos.
 O comparativo lateral das frentes, mostra-nos grande equivalência e proximidade de alturas e até de distribuição de massas.
 Já a secção traseira demonstra imensa disparidade. Aspecto pouco conseguido no transalpino, situa-se na dimensão das rodas, que surgem muito pequenas para este tipo de carros. Contudo, a qualidade da borracha dos seus pneus, parece de melhor qualidade do que aquela que equipa o modelo americano e parece-nos mesmo até, ser de grande qualidade. Uns guarda-lama muito mais alongados, implicam maior quantidade de plástico para além do eixo traseiro e consequentemente, maior peso, o que por certo penalizará o seu desempenho em curva.
 O Ford Capri mostra um comprimento total superior ao do Lancia o que sugere a possibilidade de um peso superior, mas que não será nunca muito significativo e que poderá até não penalizar o carro americano.
 A distância entre eixos é no Ford superior, o que justifica o seu maior comprimento. Beneficiando disso, o seu patilhão encontra-se também numa posição mais alongada. Sabendo-se que aumentando a distância entre eixos e eixo traseiro/patilhão o comportamento a altas velocidades melhora, parece-nos que o Ford sairá neste particular, francamente beneficiado.

 O transalpino no entanto, beneficia da possibilidade de se poder aumentar a largura da via traseira, uma vez que existe uma folga significativa entre a roda e o guarda-lama, o que facilita esta regulação.
 Já o Ford, sendo aqui muito justo, não permite grande veleidades na hora da opção de pneus um pouco fora das medidas originais, o que o poderá penalizar numa preparação mais despreocupada.
 No computo geral, parece-nos mais fácil crer, que o Ford Capri ainda será o modelo a bater, tal como o foi na vida real.
E agora..... venha lá mais um ...... e que o próximo seja um Porsche!

Objectivo, ....... BARCELONA


Começou a árdua tarefa de preparação de mais uma deslocação aos Campeonatos Nacionais de Espanha, a decorrer no fim-de-semana de 20 e 21 do corrente mês, em Barcelona.
 Uma das tarefas passa pela personalização do modelo. Bom será sempre, que se consiga uma fácil identidade imediata, assim que se olhe para ele. Foi pois essa a intenção uma vez mais, sobre uma carroçaria de Chaparral 2E, modelo único e opção da organização para a edição deste ano.
 Os aventureiros do GT Team, serão os do costume, cabendo a Augusto Amorim, Luís Azevedo, Rui Mota e Paulo Mendes, a tarefa de defender o melhor possível as cores desta equipa.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jaguar - Slot.It

 A Slot.It, para além de se empenhar no campo dinâmico das suas máquinas e também no refinamento das linhas dos modelos que se propõe editar, consegue ainda a proeza de ir lançando as sucessivas evoluções que estes foram tendo ao longo da sua história.
Assim aconteceu com os Porsche 956 e 962, com os Nissan R390 GT1, com os Ford GT 40, enfim, sempre que vai sendo possível, vão arranjando maneira de não defraudar os alucinados das temáticas.
A Jaguar, através dos modelos de Grupo C, foi vendo também crescer a sua linhagem, fazendo assim jus a este princípio norteador deste fabricante italiano. 
Jaguar XJR-6

Jaguar XJR-9 

Jaguar XJR-12 

Os modelos participantes em Daytona, surgem aqui nas versões XJR-9 e XJR-12, vencedor da edição de 1988 e 2º classificado em 1992 respectivamente.

 Os participantes em Le Mans foram o XJR-9 (vencedor em 1988 - Nº2) e XJR-12 (vencedor em 1990 - Nº3) (3º Classificado em 1991 - Nº34) . Na imagem surge a versão XJR-6 (Nº51), mas este participou e venceu em Silverstone em 1986.

 Curioso e positivo é constactar que a Slot.It não alinhou pela habitual bitola de aproveitamento de moldes, política vulgarizada neste meio pela diminuição de custos, quando nos proporcinou a versão americana do modelo patrocinado pela "Bud Light", já que este contempla um capôt traseiro diferente das restantes versões XJR-12.
 Parabéns e obrigado Slot.It........

Cheetah e AC Cobra - MRRC


 A MRRC apronta-se para finalmente nos proporcionar a chegada dos fantásticos AC Cobre e também de mais duas versões do Cheetah, todos dotados com o chassis Sebring, universal neste fabricante.
Quanto aos AC Cobra, as duas versões prendem-se com o tipo de capota (hardtop), onde uma delas proporciona um aspecto mais coupé.

 Os dois novos cheetah, relativamente às duas versões iniciais já disponibilizadas, apresentam-se com o capôt completamente liso, até à zona onde se encontra o motor. A representação do motor entre os que agora se disponibilizarão, tembém é diferente entre eles.