Translate

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Lotus 72C - Superslot


O fabricante inglês Superslot, editou em antecipação relativamente à Policar, o interessante Lotus 72C.
 Belíssima reprodução, onde a parte menos conseguida parece prender-se com a reprodução do conjunto jante/pneu, traseiro.



 O piloto equipado de capacete integral e na côr negra, leva à suspeita de que o piloto será o brasileiro Emerson Fittipaldi.

 Será que dentro da caixa virão os logos da "Gold Leaf Team Lotus"? Pelas leis anti-tabaco, nos brinquedos não se admite esse tipo de publicidades, mas alguns fabricantes arranjam alternativas para contornar esta adversidade.



 Mas o conceito mecânico deita por terra qualquer incentivo à competição, com os carros deste fabricante, uma pena.

Renault 4L Paris-Dakar - SCX


Comparando-se as imagens de cima com a de baixo, que o formato das grelhas foi devidamente corrigido e actualizado. Os piscas passaram também de redondos a rectangulares.

A Renault 4 L, tendo atrás de si um modelo UMM ou Cournil, em 1980

Os irmãos Marreau fizeram história pela participação em várias edições do Rali Paris-Dakar, tendo-se iniciado nestas maratonas ao volante de um aparentemente frágil Renault 4L, no ano de 1979. O carro foi desenvolvido e preparado por eles mesmo, tendo-o transformado numa versão 4x4, o que potenciou e de que maneira as suas performances nos terrenos mais complicados. Conseguiram com este modelo  em 1979 um quinto lugar absoluto e no ano seguinte melhoraram ainda esta performance, tendo-a completado na terceira posição final. De facto, absolutamente notável, para um carro de características tão modestas. A SCX editou para já, a representação levada a cabo por estes irmãos, no ano de 1979.
A Scalextric espanhola ou SCX, aproveitou a existência da criação deste histórico modelo da Renault na sua linha de produção, para editar esta máquina que todos foi surpreendendo pela sua robustez e resistência em tão demolidoras etapas africanas. Contudo e apesar da modificação da grelha relativamente à primeira reprodução, ficaram a faltar uma série de reforços da carroçaria na zona frontal, bem como a existência de um tubo de escape que sobe pelo pilar A e acaba quase na traseira da capota. Em contrapartida, o pára-choques frontal que não existia, foi mantido. No seu lugar deveria existir um reforço em forma de tubo que se fixava debaixo da parte da frente, existindo ainda uma placa que funcionava como protecção do carter e ajudava na transposição das dunas.
 As jantes também não acompanharam o desenvolvimento do modelo anterior para este que é um pouco mais moderno. Uma pena, já que as jantes que equiparam esta versão foram as adoptadas nos Renault 5 editados há muitos anos, mas muito mais recentemente reeditados nas edições Altaya. Será muito provável que os moldes das mesmas existam ainda.

O pára-choques traseiro que inicialmente era duplo, passou a simples, mas mais significativa é a própria alteração da carroçaria. O óculo traseiro era de maiores dimensões, aproveitando toda a largura da mala e subindo até à capota. Agora, mais redondo e mais pequeno, corresponde às Renault 4 que ainda conhecemos nos dias de hoje.
Mais uma jóia deste fabricante, que ao que parece, cada vez tem menos admiradores.

domingo, 5 de outubro de 2014

Decorações bonitas sobre modelos de Grupo 5








Porsche 935/78 Historical Colors - Sideways

 A Sideways iniciou uma linha de decorações a que chamou "Historical Colors" que teve no Porsche 935/78 e na histórica decoração psicadélica do Porsche 917 do Team Martini, o seu primeiro número. No entanto, nunca o cheguei a ver, mas pelo belíssimo aspecto que daqui resultou, aqui ficam as imagens desta maravilha.









Slot Racing Company - Séries limitadas.

 As edições da Slot Racing Company são a partir de agora, todas limitadas a 1020 unidades. Mas estas virão inscritas, para além da própria caixa, também no seu chassis.
Até que enfim, uma atitude duma certa seriedade nas séries limitadas....

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Porsche 935 - Interscope Racing - Scaleauto

 A Scaleauto fará brevemente o lançamento da sua segunda versão do recentemente chegado Porsche 935 de Gr.5. E trata-se de uma versão com craveira, já que conseguiu o patamar maior na edição de 1979 das 24 Horas de Daytona, sob as cores da equipa Interscope.
 Não terá uma decoração muito apelativa, sobretudo para quem espere dele tirar as melhores performances competitivas, já que a cor negra base com a qual se encontra decorado, prestar-se-à ao cansaço visual pela falta de contraste com a pista, igualmente negra.
 Em relação à primeira versão editada, perde as grelhas de arejamento dos guarda-lama frontais e também erradamente, as redes de protecção das tomadas de ar triangulares existentes na parte superior dos guarda-lama traseiros. Perde ainda, os pequenos apêndices aerodinâmicos existentes nas extremidades posteriores dos mesmos. Uma pena o mini-modelo não contemplar os faróis extra que de certa forma o personalizam com uma nova imagem.


No aileron, na parte central, deveria existir uma pequena pega a fixar a lâmina superior existente no mesmo. Mas o aileron deste Porsche criado pela Scaleauto, é composto por uma só peça, o que careceria de correcção. As duas tiras da côr do alumínio e de fixação de segurança do óculo traseiro, foram também esquecidas. O número 0 (zero) da porta do lado esquerdo, deveria surgir a negativo sobre um quadrado branco, mas infelizmente foi representado da mesma forma que se encontra no restante modelo. Também a totalidade dos dizeres existentes na traseira, foram colocados demasiado acima. Felizmente, os stops contemplam agora a parte branca correspondente à luz de marca-a-trás, o que não aconteceu na primeira versão editada.
Mas no geral, é bem apelativo o resultado final.

E agora? Sideways VS Scaleauto

 Pois é, a Sideways encontra-se prestes a fazer chegar-nos a sua mais jovem criação, o Porsche 935 K2 e que curiosamente bate mesmo em cima da também recente criação da Scaleauto. Mais curioso, é o facto de ambos terem apostado para o seu lançamento, na versão da Max Moritz, no seu belo laranja da Jägermeister. Não correspondendo exactamente à mesma participação, corresponde no enatanto exactamente ao mesmo modelo, o que facilita uma comparação com o fim de cada um poder fazer aquela que lhe pareça a melhor opção na hora da compra.
 É possível ficar desde já com uma ideia do que virá a ser este carrito, através das imagens que é já possível usufruir. Parece-me no entanto que este futuro corredor, não estará tão bem concebido quanto o seu rival espanhol, sobretudo ao nível dos guarda-lama frontais. Em baixo o modelo da Scaleauto, mostra-nos uma frente que parece francamente com design mais condizente com a realidade.

 O desenho da cava das rodas da frente, na realidade sobe quase até à horinzontalidade dos guarda-lama, mas a versão da Sideways não cumpre esse preceito existindo desde a cava até ao limite superior, uma parede. Pelo contrário, a Scaleauto retratou perfeitamente este pormenor, falhando no entanto no desenho das grelhas de arejamento que ali existem, tendo-as reproduzido todas de igual tamanho.

 Nas restantes partes do mini-modelo, a aparência mostra-nos muita igualdade na interpretação das formas.
 Continuando na secção frontal e especificamente na errada forma do guarda-lama no modelo da Sideways, poderemos verificar que o afunilar que deveria existir para a traseira, quase não existe. Demasiado a direito aliado a uma parede alta até ao arredondado da cava da roda, permite uma sensação desagradável e de muito pouca veracidade (imagem de baixo).

 O tratamento dos stops está melhor conseguido que modelo que aí virá e a restante traseira encontra-se muito parecida e bem realizada em ambos.
Mas o embate entre estes dois já gigantes fabricantes, continua nos modelos M1 de Gr.5. Também aqui apostaram ambos no mesmo modelo e melhor ainda, na mesma versão participante em Le Mans, sob as cores vermelha e branca do patrocinador "BASF".
 Será aqui mais fácil um comparativo, dada a coincidência da posta, mas percebe-se no imediato que tanto a grelha que cobre a tomada de ar lateral do guarda-lama traseiro (plana) como o bocal de combustível no vidro lateral traseiro (sem a parte do bocal), não mereceram por parte da Sideways, o melhor tratamento.
 Quanto à restante obra, poderá aproveitar-se o que foi já dito num comparativo feito neste Blog, acerca dos dois modelos de ambos os fabricantes. Nesta versão e no capôt frontal, entre as grelhas de arejamento e o pára-brisas, a Sideways simulou a existência de uma pequena tomada de ar de formato triangular, através de uma pintura a negro, enquanto o modelo rival as representou fisicamente.
Bom, a guerra poderá continuar, mas por agora, temos já matéria suficiente para fazermos aquelas que consideremos as melhores das opções na hora da aquisição.