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domingo, 25 de novembro de 2018

Lamborghini Huracan - Sideways

 A última edição do Lamborghini Huracan introduzida no mercado por parte da Racer / Sideways é um pouco familiar dos portugueses, porque um dos quatro pilotos que o conduziram, é o português Miguel Ramos.
 E talvez seja de entre todas as versões editadas, versão de testes, de apresentação, Team Lazarus e agora este do Team Barwell, aquela que apresenta a mais bonita decoração.


 Existe ainda a bonita versão "Gulf", mas trata-se este de uma edição especial que não corresponde a qualquer modelo que tenha existido.

 Proporciona-nos esta chegada, que o piloto Miguel Ramos veja pela segunda vez um modelo por si tripulado e editado no campo dos modelos de slot cars.
 Anteriormente era a SCX/Scalextric a reproduzir o Chevrolet Corvette deste piloto em que curiosamente a decoração assenta numa série de patrocínios coincidentes. E por falar nos patrocinadores, a "Vodafone" pode vir a criar um novo tema de colecção, já que por parte da Scaleauto, chegou-nos já o Mercedes Benz SLS AMG GT3 com que José Pedro Fontes participou em vários campeonatos e em que sobressai também este patrocinador.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Porsche 962C - 24 Horas Le Mans 1987 - Slot.It

Finalmente pelas habituais edições Slot.It, chegou aos amantes dos slot car a versão de 1987 do Porsche 962 vencedor em Le Mans.
  Trata-se de uma das mais bonitas versões deste já icónico modelo da Porsche, que soube herdar os genes e fazer jus aos êxitos conseguidos pelo seu irmão mais velho, o histórico Porsche 917, tendo este também deixado um rasto de glória dificilmente batido no capítulo dos modelos Sport Protótipos, que no caso e de acordo com a regulamentação a que se obrigava, o integraram nos famosos Grupo C.
 Fazendo parte da sua série dedicada aos vencedores da clássica francesa, é por isso apresentado numa caixa de cartão. Inicialmente, as embalagens apresentavam-se todas no laranja oficial deste fabricante italiano, mas há já algum tempo que a Slot.It resolveu representar as embalagens de acordo com as decorações dos modelos que as integram. E se este modelo é particularmente bonito, a sua caixa não deixa créditos por mãos alheias.

 E dentro, O Porsche 962 veste-se com a mais bonita das vestimentas que alguma vez terão ornamentado as linhas deste soberbo exemplar germânico. Modelo muito bem reproduzido, poderemos considerar tratar-se do mais bonito de todos os Porsche 956/962.



Mas antes havíamos já conhecido sob o mesmo patrocínio, a versão 956 LH que arrebatara o pódio de Le Mans em 1982, numa bela caixa de maior dimensão, para albergar 1º, 2º e 3º dessa edição.
 As côres da "Rothmans" encontram-se presentes, ainda que a sua representação na parte superior da carroçaria tivesse tomado outra disposição. Também as derivas verticais que suportam o aileron, eram nesse ano totalmente azuis.
 A versão também ela gloriosa da edição de 1986 da mesma prova, foi-nos igualmente feita chegar. Correspondendo ainda à fase das caixas laranja, convenceu no entanto pela sua igual beleza proporcionada pelas côres da "Rothmans".



 Seis anos consecutivos foi o feito conseguido por estas versões 956/962, ao obter a vitória absoluta na prova de resistência mais conceituada do mundo, devendo-se quatro delas a representações oficiais da marca, em 1982, 1983, 1986 e 1987, tendo as outras duas sido pertença do Team "Joest Racing", nos anos de 1984 e 1985.


 Ambas as versões do Team Joest, participantes em 84 e 85, vestiram-se com as não menos interessantes côres da "New Man", correspondendo também ambas à fase das caixas laranja.
E assim sendo, fica apenas a faltar-nos a versão de 1983 para termos um "pleno" por parte da Slot.It no que respeita aos Porsche 956/962 vencedores de Le Mans. Aguardemos então pela chegada do número 3 e faixa amarela no pára-brisas, para conseguir completar uma parte de uma bela história do mundial de resistência associado a uma marca e sobretudo a um modelo.

 Mas abordemos as versões de 1986 e 1987, já que me parece merecedora de algumas chamadas de atenção sobre as terríveis incorrecções cometidas no modelo participante da edição de 1986.
 E vistos assim, para além do número que os distingue e da sua mudança de localização à frente, a semelhança parece ser grande. E na realidade, à excepção de dois ou três pormenores, estaremos perante exactamente o mesmo modelo, sem tirar nem pôr.
 Comecemos por observar a secção traseira de ambos. O modelo de 1986 surge-nos afinal com a traseira da versão do 962C, a que corresponde uma maior altura de carroçaria na área em que se encontram alojados os stop's. Deveria ser mais estreita, como a Slot.It representou e bem, na versão agora chegada e correspondente ao modelo de 1987.
 Também lateralmente uma sobre-elevação do capôt traseiro na zona do eixo traseiro, não corresponde à verdade.
Na imagem inferior, reparamos que as faixas decorativas da "Rothmans" surgem mais largas na versão da esquerda correspondendo ao modelo de 1986, mas que deveriam surgir mais estreitas e tal como se observa no modelo da direita, para se encontrarem correctas.

 Os pilotos "azuis" sobre a capota, deveriam encontrar-se na mesma localização dos pilotos "amarelos". O símbolo "Rothmans" sobre o capôt traseiro deveria ser maior, a antena deveria surgir na tomada de ar mais avançada tal como se observa no modelo da direita. Também as janelas laterais deveriam contar com a sua parte superior pintada de branco.
Enfim, uma série de erros, que veríamos com bons olhos a Slot.It repetir correctamente esta versão, porque afinal, à excepção dos números, do pára-brisas com o sponsor da "Autoglass", da alteração das côres dos pilotos da capota, da pintura branca em parte das janelas e da recolocação dos símbolos da prova, tudo o resto é exactamente igual à versão de 1987. Ou seja, se o pretender-mos, também nós e com pouco trabalho conseguiremos em casa, a partir da versão de 87, reproduzir correctamente a versão do ano anterior.
Podemos a partir destas duas imagens, perceber as quase inexistentes divergências entre eles. A alteração mais significativa e que não foi contemplada no modelo de 1987, prende-se com as tomadas de ar suplementares para o habitáculo, existentes na parte inferior das suas janelas.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Lola B12/80 - Mais um LMP de origem Slot.It

Também o Lola B12/80 não constitui novidade na Slot.It, mas trata-se de um extraordinário modelo no campo das competições destinadas à categoria LMP, pois pauta-se como um dos melhores exemplares de que podemos hoje desfrutar.
 Muito bem representado também enquanto maqueta, poderemos criticar a inexistência do limpa-pára-brisas, o que podendo perfeitamente passar despercebido, poderemos também considerar tratar-se de uma falha grosseira.

 Mas estamos perante uma bela peça de colecção, sempre com a mais valia da apelativa decoração "Gulf"
 Mas desta equipa foram dois participantes a marcar presença em Le Mans, sendo muito provável que o segundo modelo venha também a ser também retratado, já que o agora editado acabaria a prova maratona na 56ª e última posição após desistência, tendo o segundo desistido igualmente, mas classificando-se na 50ª posição. Apenas pouco, mas melhor...
A questão estética não viria a beneficiá-los em nada, mas serviu para que a Slot.It os escolhesse como opção para que pelo menos um chegasse até nós.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Toyota 86C - Slot.It

 Chegou o há já muito  anunciado Toyota 86C, modelo da marca nipónica participante na edição de 1986 em Le Mans, com um resultado muito aquém do desejado, pautando-se a sua presença por uma não qualificação.
 Mas as suas cativantes linhas foram lembradas pela Slot.It que acabou por trazê-lo até nós, juntando-o às anteriores edições dos Toyota 88C.

Detentor de uma original e invulgar traseira  no reino dos Grupo C, mas que centra sobretudo aí a sua maior graciosidade. A frente reparte-a com a dos anteriormente conhecidos e trazidos pelo mesmo fabricante para o mundo dos slot cars.

Agora teremos que aguardar pelo segundo modelo da mesma equipa, mas que se distingue deste pela adopção de uma decoração apoiada noutros patrocinadores.

Como é possível observar-se, a diferença entre as versões 86C e 88C, acontece ao nível do capôt traseiro.
 A versão 88C receberia ao nível das traseiras, duas versões, uma curta e outra um pouco mais alongada.
Os Grupo C, um mundo infindável em que a Slot.It continua na aposta do seu enriquecimento.