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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

2.30 Horas GT Team - Mini-resistência

Aproveitando modelos preparados para uma prova que não se chegou a realizar, o GT Team Slot Cars aproveitou a embalagem e realizou uma mini resistência de 2.30 Horas que decorreu na sua pista.
 Os modelos, os Reynard da Sloting Plus, eram uma boa base. A aposta para os pneus traseiros recaiu nos da marca NSR, que é sabido trabalham muito bem no plástico da Carrera. Estava encontrada a fórmula para o confronto entre cinco equipas.

Smoke On - António Maia / José Eduardo / Daniel Costa
Gentleman Drivers - Hugo Figueiredo / José Pedro Marques / Carlos Alvim
GT Team - Augusto Amorim / Francisco Matos / Paulo Mendes
Art Slot Cars - Rui Mota / Nuno Aguilar
Bat-Ná-Vó - Filipe Gomes / Luís Pedro / Hugo Gomes

Pilotos da Qualificação
 José Pedro Marques

 Hugo Gomes

 António Maia

 Para a grelha, a pole foi categoricamente conseguida pelo team "Smoke On", seguido dos "Gentleman Drivers", "Art Slot Cars", "Bat-Ná-Vó" e finalmente, "GT Team Slot Cars".

 Dada a partida, quem assumiu de imediato o controlo da situação foram os homens da "Art Slot Cars", enquanto os detentores da pole foram os primeiros a sentir o problema que veio mais tarde a assolar outras equipas. Isto é, pneus a descolar e a provocar um incontrolável comportamento das máquinas. Isto obrigou o Team "Smoke On" a uma prolongada passagem pelas Boxes e um correspondente afundanço na classificação.
 Seguidamente, haviam de ser os comandantes a passar pelo mesmo problema, com a correspondente baixa para o fim da tabela de qualificação. Enquanto isso, eram os "Gentleman Drivers" que atacavam e se posicionavam confortavelmente no comando.
 Mas o team da casa não se dava por vencido e começava um feroz ataque aos comandantes enquanto o "Smoke On" seguia o mesmo caminho.
 E enquanto decorria forte animação pelo acesso aos primeiros lugares, a "Art Slot Cars" afundava-se cada vez mais, com um modelo que cada vez menos correspondia a um bom desempenho. Mas na luta pelas primeiras posições, o "GT Team Slot Cars" conseguia arrebatar a primeira posição, conseguindo no entanto os "Gentleman Drivers" suster o ímpeto dos "Smoke On".

 Tabela final dos resultados da prova

 Classificação final

 O pódio dos modelos

 O modelo vencedor, é um modelo com história, e que história.....participante na mais frustrante resistência ocorrida até à data.....

 No pódio, as três melhores equipas.
Parabéns a Francisco Matos, Augusto Amorim e Paulo Mendes.

sábado, 24 de setembro de 2011

Audi R18 - NSR

O Audi bico de tamanco ,ou oficialmente R18 TDI, será uma das próximas realizações do fabricante italiano NSR.
Este anúncio foi feito na Feira Slotlândia e foi de todo inesperado, pois trata-se dentro deste fabricante, de uma classe de modelos para a qual ainda não nos haviamos apercebido de qualquer tendência.
Mas este que foi o último modelo a vencer em Le Mans, vem engrossar o lote de modelos que encaixam nos agrupamentos LMP, o que agradeceremos certamente.....

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Momentos marcantes de Le Mans

1997 foi o ano de estreia de Pedro Lamy na andança maior das competições automóveis, se exceptuarmos a sua inglória passagem pelo mundo da Formula 1.
No fim, um 5º lugar à geral e 3º da categoria GT1, premiou este compatriota que se fez acompanhar por Armin Hahne e Patrice Goueslard, ao volante do Porsche da equipa "Schübel Engineering", tendo sido o melhor dos representantes da Porsche nesta categoria.
 

 Por outro lado, os irmãos Mello-Breyner, Manuel / Tomaz / Pedro, conseguiram também estabelecer um registo que ficou para a história, ao serem a primeira tripla de irmãos a completar a mesma.
Isto aconteceu no mesmo ano de 1997, tendo finalizado a mesma na 11ª posição da geral e 3ºs da categoria GT2.

Le Mans - Antigamente era assim.....

 1923 - Chenard & Walker Sport

 1924 - Bentley Sport

 1925 - Lorraine Dietrich B3-6

 1926 - Lorraine Dietrich B3-6

 1927 - Bentley Sport

 1928 - Bentley

 1929 - Bentley Speed Six

 1930 - Bentley Speed Six

 1931 - Alfa Romeo 8C

 1932 - Alfa Romeo 8C

 1933 - Alfa Romeo 8C

 1934 - Alfa Romeo 8C

 1935 - Lagonda Rapid

A edição de 1936 não se realizou

 1937 - Bugatti 57 G

 1938 - Delahaye 135 S

1939 - Bugatti 57 G

Seguiu-se um interregno de 10 anos até à edição seguinte.

1/43 ou 1/32?

O modelismo e coleccionismo, encontra-se agregado a escalas pelo qual se fazem as réplicas de modo a haver uma correspondência de proporções entre o real e o que se pretende reproduzir.

 Costuma-se dizer que 1/43 é a escala rainha, aquela que marca a maioria dos coleccionadores de miniaturas automóvel. Hoje em dia tem se vindo a reparar num crescendo de outras escalas que têm estado a ganhar terreno. São os casos da escala 1/18 por exemplo, pelo grau de pormenor e realismo que se consegue dar às miniaturas. Porém, a escala 1/43 tem grandes vantagens. O espaço de exposição será talvez o maior dos argumentos, ganhando ainda maior força se lhe juntarmos a questão dos preços que normalmente são de menor monta.
 Mas a rainha das escalas quando entramos no nosso mundo do Slot, será então a 1/32. Convencionou-se à já longos anos que se tratava da melhor aposta para o domínio desta matéria. E apesar de réplicas também se tratarem, por vezes a questão de fidelidade de reprodução passa para segundo plano, por várias ordens de razão. Rentabilização de moldes e sobretudo, porque a fadiga dos acidentes acontecidos por estes modelos dinâmicos não justifica grande apuro de formas e pormenor, serão as principais razões. No entanto e porque hoje esta modalidade começou também a chamar a atenção de coleccionadores, cada vez mais vemos os fabricantes preocupados com essas questões de refinamento de linhas e pormenores.
 Mas de quando em vez assistimos a reproduções de Slot de bradar aos céus. Uma dessas passagens aconteceu com o reconhecido fabricante "Fly", aquando da edição do Porsche 917 LH, modelo que representa o participante nas 24 Horas e Le Mans em 1971. Na imagem de cima e à escala 1/43, surge esse modelo (Nº21) ao lado do seu irmão de linhagem e de participação, o Porsche 917 KH (Nº22). Absolutamente distintas, as frentes deste modelos nada têm em comum, para além do pára-brisas.
Em baixo, os mesmos dois modelos mas agora de produção Fly. Tal como se pode observar, os grupos ópticos são rigorosamente iguais. Incompreensível. Atendendo a que corrigiram a parte central do modelo onde surge um pequeno capôt, porque não corrigiram os faróis?
 Como se podem comparar em baixo, entre os modelos à escala 1/43 e 1/32 existem bastantes divergências. Embora de correcto capôt central, o modelo Fly falha em absoluto na interpretação e execução do posicionamento dos faróis e da forma das campânulas exteriores.
 Mas a miniatura de Slot regista ainda outras falhas na secção traseira. Aqui já serão mais facilmente entendíveis, uma vez que existiu um aproveitamento do molde do modelo de 1970, para depois editar as versões de 1971.
E como em cima se verifica, na miniatura à escala 1/43, as rodas traseiras surgem tapadas na sua metade superior, surgindo nessa zona um grande logótipo da Martini. No modelo de Slot, a roda encontra-se totalmente a descoberto, enquanto na parte superior desse mesmo capôt existem ainda duas grandes tomadas de ar, na realidade inexistentes. 
 Nestas duas imagens, confirma-se que entre ambos os modelos nada existe em comum, para além das portas e pára-brisas.
Atenção às reproduções caro leitor, se for daqueles que apreciam as boas reproduções. Mas se para si o importante é o bom desempenho do seu modelo de Slot, então bote lá para trás das costas essa mania dos pormenorzinhos....

MB Slot - Slotlândia

A MB Slot apresenta na feira Slotlândia, uma cobertura para os motores que funciona como protector de sujidade e ainda como dissipador de calor do motor. Relembre-se que conforme a temperatura dos motores vai subindo, existe perda de rendimento e até redução de durabilidade dos mesmos.

Audi R8C - Slot.It - Mais um....

O Audi R8C da Slot.It, parece ser o verdadeiro cavalo de batalha deste fabricante.
Foi o seu modelo de lançamento e apesar de ter dado provas de ser um belo carro em pista, a verdade é que nunca se conseguiu encaixar verdadeiramente em campeonato nenhum.

 No entanto e após alguns anos e mesmo sendo verdade que em cada edição o modelo tem vindo a ser melhorado, continuamos a verificar a chegada de mais uma fornada de Audi's R8C apesar do seu duvidoso interesse, não se percebendo qual a verdadeira motivação da continuidade da produção nesta linha.....

Slotlândia - Slot.It

 A Slot.It vai disponibilizar o Ford GT40 em Kit. Anunciado na feira "Slotlândia", será o modelo a utilizar na prova raínha de 24 Horas da jornada de Barcelona. Por tal razão, venha ele rápidamente, pois o GT Team anseia a sua chegada para partir para a estufa de pintura....

Objectivo - Barcelona.....

Fazendo-se representar na jornada internacional em Barcelona no mês de Novembro, a equipa GT Team / Art Slot Car, começa a dar os primeiros toques aos modelos a utilizar em terras de nuestros hermanos.
 E aqui ficam as imagens de uma possível decoração....