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segunda-feira, 9 de abril de 2018

Arrancou o Slot Touring Car Championship 2018


Foi sexta-feira última que se deu o pontapé de saída para o campeonato destinado a modelos de Turismo e que recebeu a designação de "Slot Touring Car Championship", em mais uma organização levada a cabo pelo Clube Slot do Minho.
E como acontece na primeira prova de cada campeonato, também este teve início através de uma prova de qualificação, tendo-se mostrado como o mais forte candidato à vitória, Paulo Mendes e o seu fantástico BMW 3.20.
O arranque para as hostilidades na prova de qualificação, acabaria por pertencer a Miguel Carvalho em BMW 3.20.

Eugénio Veiga - BMW 3.20

Jonathan Barbosa - Seat Leon

Rui Mota - BMW 3.20

Paulo Mendes - BMW 3.20

David Fernandes - BMW 3.20

David Azevedo - BMW Série 1

Marco Silva - BMW 3.20

José Pedro Vieira - Honda Accord

Marco Freire - BMW 3.20

Com algumas ausências a fazerem-se notar, acabaria por ser uma lista de onze participantes a tomar lugar nesta prova de abertura. E se Paulo Mendes acabou por arrebatar o melhor registo da qualificação, David Azevedo surpreendia com o seu BMW Série 1 ao estabelecer o segundo melhor registo e muito próximo do tempo da Pole Position.
Uma vez que se optava pelo critério das calhas virtuais, acabariam por iniciar mais tarde, os pilotos que haviam feito os melhores registos na qualificação.
Deu-se então início à primeira prova de um campeonato composto por cinco etapas, tendo cabido o arranque a Jonathan Barbosa, Marco Silva, David Fernandes, Miguel Carvalho, Marco Freire e Eugénio Veiga.
E as lutas foram-se sucedendo, com especial destaque para a prova realizada por Paulo Mendes, a deixar a totalidade dos adversários sem argumentos para a disputa pela primeira posição, numa prova em que acabaria por ser rei e senhor.
Mais interessante acabaria por ser a luta pela segunda posição com constantes trocas de posição entre David Azevedo e Rui Mota e onde acabaria por se imiscuir também nesta luta Augusto Amorim, tendo no final pendido a vantagem para o primeiro destes três, tendo a terceira posição acabado por pertencer a Rui Mota por menos de meia volta sobre Augusto Amorim.
Na luta pelo quinto lugar estiveram José Pedro Vieira e a sua "bomba nipónica" e David Fernandes no seu BMW 3.20, desta vez um pouco abaixo dos seus habituais desempenhos, com a vantagem final a pertencer ao primeiro.
Marco Silva conquistava destacado o sétimo lugar seguido de Miguel Carvalho com menos duas voltas, mas tendo este tido como maior handicap a menor velocidade do plantel, o que o condicionaria desde o início à possibilidade de uma posição de relevo no final. Seguiam-se-lhes Eugénio Veiga, Marco Freire e Jonathan Barbosa, cada um deles a serem penalizados por algum excesso de saídas.
Foi um início de campeonato em que já se percebe o nível da máquinas que aqui militarão, mas onde poderão ainda surgir algumas mudanças de montada ou de algumas surpresas.
No final um pódio pleno de BMW's, mas onde os conceitos mecânicos de cada um eram absolutamente díspares.
O modelo vencedor acabaria por estar equipado com um chassis HRS do fabricnate slot.It e uma carroçaria de origem Fly. No fundo, velhos argumentos para plenas vitórias.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Vai começar o Slot Touring Car Championship - Clube Slot do Minho

 
 Inicia-se esta sexta-feira um dos campeonatos que mais tem andado a provocar os entusiastas participantes nas provas levadas a cabo pelo Clube Slot do Minho.
 Trata-se de um campeonato orientado para a utilização de modelos de turismo ou similares, em que o nível de preparação vai muito para além do que habitualmente se admite. Será pois essa a razão pela qual um grande número de participantes se mantém expectante relativamente ao que cada um dos adversários apresentará como arma para este promissor campeonato.
 A variedade de modelos permitidos é extensa, o que poderá ajudar ao enriquecimento de uma variada grelha de partida.
 Esperemos então pela primeira prova para que se perceba verdadeiramente o limite a que se chegou nesta iniciativa e o que os menos preparados terão de "pedalar" para se equipararem aos mais apurados participantes.
Boa sorte e muito boas provas a todos.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Modelos GT3 - Reflexão

O êxito atingido pelo Campeonato "GT Open" levado a cabo pelo Clube Slot do Minho, clube este sediado na cidade de  Braga, merece alguma reflexão acerca do estado de evolução dos modelos desta categoria, com o surgimento, interesse e aposta de alguns fabricantes nesta categoria.
Se a NSR, Black Arrow, Arrow Slot, Mr Slot Car e Scaleauto já se encontravam como fabricantes apostantes nos modelos GT, surgiu recentemente a Sideways com um belo Lamborghini Huracan e com a prometedora aposta no Ford GT, sendo ainda certo que também a Slot.It se irá envolver nesta aposta, apesar de já ter feito a sua incursão através do Mc'Laren F1 GTR.
Editado recentemente pela Scaleauto, o Chevrolet Corvette C7R  acabaria por ser um dos prometedores protagonistas através da aposta de Marco Silva neste modelo. O novo chassis desenvolvido de acordo com os mais recentes preceitos, acabariam por comprovar a valia desta aposta.
 À bica por parte da Scaleauto ficou o novíssimo Audi R8 de última geração que não tendo chegado a tempo, deixou-nos sem perceber a sua valia dinâmica, já que apostando num chassis de acordo com as recentes evoluções, poderemos ter perante nós mais um dos fantásticos modelos da categoria.
Na sua linha de produção encontra-se também o Porsche 911/991, mas acabaria por ser um dos preteridos, talvez por não possuir ainda chassis de última geração, em que são notórias as vantagens e qualidade dinâmica conseguidas.

 De origem NSR tínhamos a possibilidade da participação de alguns modelos, se bem que, quando analisados comparativamente, estarmos em crer que da parte deste fabricante possamos encontrar-nos a perder terreno para a concorrência. Não deverá ter sido por mero acaso a pouca aposta nos NSR, apesar do seu Chevrolet Corvette e do seu Aston Martin terem já provado tratar-se de carros com imenso potencial.
 Para o seu Porsche 911/997 RSR, ficará o título de um dos menos competitivos modelos desta categoria.

 Mas a surpresa deste GT Open acabaria por surgir através do velhinho Saleen da Arrow Slot. Apoiado mecânicamente no seu conceito original e detentor de uma das mais compridas carroçarias da categoria, acabaria por todos surpreender com a sua invejável eficácia em pista. Apesar dos anos, manteve-se ainda no combate aos mais recentes conceitos associados ao slot, vindo a vencer quase a totalidade das provas que compuseram este campeonato. Portanto, haverá que continuar a contar com ele, pelo menos até à próxima época.

 Sendo a Black Arrow a marca que viria a revolucionar o desenvolvimento dos chassis dos slot cars e tendo já produzido três distintos modelos, acabava por ser deste fabricante que mais se esperava. Contudo, do seu Aston Martin DBR9 não se chegou a assistir a nenhuma participação, o que nos leva a acreditar tratar-se de um modelo ultrapassado pelo seu Ferrari 458 GT3 Itália. A curiosidade prendia-se com a estreia do Lamborghini Murcielago, a última criação deste fabricante.
  Acabariam por ter sido alguns azares a comprometer mais resultados de relevo ao Ferrari da Black Arrow, apesar de ter conseguido um segundo lugar, pois ficou provado em pista a continuidade da valia deste modelo que muito provávelmente se manterá superior à nova criação deste fabricante.

Da parte do Lamborghini, um segundo lugar foi também conseguido, muito embora nos tivesse ficado a convicção da sua inferioridade perante o seu rival de fabricante.


 Da Sideways, o especialista dos modelos de Gr.5, estreava-se nos modelos GT através do seu Lamborghini Huracan. Na verdade este carro não terá ainda sido explorado ao limite, mas um terceiro lugar absoluto, bem demonstra a enorme valia e potencialidade deste projecto.
Talvez o mundo dos slot car esteja a receber mais um impulso e muito por culpa da introdução de novos conceitos nos chassis dos modelos da categoria GT3. E a verdade é que se viram desempenhos verdadeiramente alucinantes por parte destes participantes, o que comprova o quanto alguns fabricantes apostam na melhoria das suas produções, vindo nós a tirar verdadeiro partido destas autenticas revoluções.Para já, ficamos encantados com tudo isso, mas igualmente com a chegada de novos modelos. Agora, o que nos restará mais esperar?

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Está aí o segundo Porsche 908/3 - NSR

 A NSR editou já a segunda versão da sua mais recente criação e fica claro que se reservam para mais tarde as mais vistosas e significativas versões.

 Está agora com um pouco mais de colorido do que a da primeira edição, não deixando no entanto de se encontrar pobre, quando comparada com as decoradas sob os patrocínios da "Gulf" e "Martini"

 Mas a maior curiosidade prende-se ainda quanto às suas verdadeiras potencialidades dinâmicas, já que ainda nenhum destes exemplares nos chegou às mãos. Mas dadas as evoluções introduzidas ao nível do seu novo berço, a curiosidade mantém-se em alta.
A imagem inferior, mostra-nos a versão correspondente à primeira edição do Porsche 908/3 por parte da NSR.

Conjuntos de colecção

 O mundo dos slot car é visto pela grande maioria dos apaixonados, como um verdadeiro hobby competitivo, encontrando-se aí a essência destes pequenos bólides rolantes.
 Mas alguns dos fabricantes decidiram envolver os apaixonados num outro nível, o do coleccionismo e para os quais lá foram descobrindo formas de cativação, algumas delas verdadeiramente aliciantes.
Uma das formas de o fazer foi ir à essência da questão, para aqueles que não resistem a uma boa fórmula de coleccionismo.
 Os conjuntos. Mais vulgarmente conhecidos na língua inglesa como "Set's", os conjuntos retratam sempre algo que liga os modelos a uma marcante história ou acontecimento.

 O fabricante Fly na sua primeira geração, foi pródiga neste tipo de edições, onde marcadamente ficaram registadas as edições dedicadas aos "Historical Team's", de onde não escaparam os Porsche 917 "Gulf", os Lancias Beta "Martini", os Ferrari 512 S da "Scuderaia Filipinetti" e os Ford GT40  igualmente "Gulf".
 Mais recentemente, a Slot.It acabaria por descobrir também esse filão, tendo-nos apresentado dois belos conjuntos relativamente às participações em Le Mans por parte da Porsche no tempo dos 956 "Rothmans" e dos Sauber Mercedes oficiais.


 Mas os Chaparral 2E, Ferrari 312 PB e Alfa Romeo 33/3 foram igualmente aproveitados para a edição de belos e interessantes conjuntos. Realçaria aqui dois aspectos relativos a duas destas edições. O conjunto dos Ferrari 312 PB, representa a participação do modelo vencedor do Targa Flório no ano de 1972, mas os dois carros contemplados neste Set, representam o mesmo participante, mas na sua versão de treinos e depois, tal como participou na prova. Para além da substituição das faixas brancas pelas verdes,  surge um inédito pilar equipado com dois retrovisores. Uma vez que naquela prova eram dois os pilotos que utilizavam o mesmo carro e porque as estaturas entre eles era significativa, viu-se a Ferrari obrigada à montagem de um conjunto duplo de retrovisores. Ainda como facto diferenciador deste modelo e da totalidade dos restantes 312 PB, encontra-se a existência de uma lomba arredondada do lado direito e ao nível do chassis do modelo. Isto acontece, porque pela primeira vez se viram na necessidade de equipar este modelo de um pneu suplente, obrigando-se a marca a esta inusual criação  para este tipo de protótipos.
 Já no que se refere aos Alfa Romeo igualmente participantes e vencedor na mesma prova mas no ano de 1971, a curiosidade surge no facto destes modelos terem sido vendidos pela Slot.It a vulso, correspondendo afinal à caixa que permite a montagem destes dois participantes do Targa Flório, a edição limitada. Pois bem, pela primeira vez se viu a edição de uma caixa vazia em edição limitada, obrigando-se depois os interessados coleccionadores a recheá-la com os devidos e respectivos exemplares de edição corrente.

 A Scalextric/Superslot também nos foi oferecendo algumas preciosas peças deste tipo, mas normalmente alusivas a aniversários. No caso da caixa acima mostrada, trata-se de edição de dois Ferraris, em que um deles é fabricado em lata, como forma de comemorar a chegada ao mundo dos slot car por parte deste fabricante. Uma vez que essas edições iniciais mais não se tratavam de exemplares de corda e de lata, devidamente adaptados a uma motorização eléctrica, representa o modelo antigo um desses exemplares e o mais recente, uma versão já em plástico e de acordo com os mais recentes acontecimentos automobilísticos.
 Também a Scalextric/SCX foi comemorando alguns aniversários com a edição de conjuntos alusivos. E não faltou até uma edição comemorativa do 50º aniversário do Mini, acompanhado de um belo exemplar literário com imensa informação acerca deste mítico automóvel.
 A Ninco editou também uma caixa em que se podia usufruir duma réplica do Renault Clio da sua primeira referência editada e ainda um belo livro com a história deste fabricante e onde consta a totalidade das referência editadas até à data dessa edição.
Mostra-se assim que no mundo dos slot car não se vive exclusivamente a competição, sendo o coleccionismo também uma das vertentes a ele associados, a ter também a sua comunidade de fãs.