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quinta-feira, 11 de julho de 2019

Mais uma extraordinária peça

 Com o cunho da Slot Racing Company, chegou mais uma versão do Mc'Laren M23, desta feita do piloto sul-africano Dave Charltone e correspondente à participação no Grande Prémio do seu país, em 1974.
 Diferindo apenas do anteriormente editado apenas na decoração, não deixa por isso de manter enorme interesse. Trocado o principal sponsor da "Yardley" pela "Lucky Strike", acabam por manter cada um, uma identidade assumidamente personalizada.

 Uma pena não poder-mos contar com eles no mesmo patamar da vertente estética como verdadeiras máquinas em pista, dada a fragilidade mecânica do conjunto.
 De mecânica e conceitos convencionais mas optando-se pela integração de um micro-motor em linha, a dimensão da cremalheira acaba por não permitir uma fiel reprodução da secção traseira, algo que a Policar resolveu ao melhor nível.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Peugeot 205 Turbo 16 - Original Slot Car/Slot Racing Company

 Chegou já ao mercado o bonito Peugeot 205 Turbo 16 com que Timo Salonen/Sepo Harjane participaram e venceram o Rali de Portugal de 1985.
Desta vez o fabricante optou por uma edição com a simulação de lama, situação que marcou aquele ano, com as máquinas a acabarem inúmeras classificativas naquele aspecto menos agradável. No entanto, em termos de representação nos mini-modelos, é uma tendência que tem os seus seguidores.


 E esse trabalho, ainda que não se encontrado perfeito, está agradável. O modelo tal como analisado na devida altura, encontra-se excelente, cotando-se como uma das melhores reproduções para os slot car.

 Pela primeira vez e talvez porque o nosso rali se trata de uma prova de terra, equiparam-se estes modelos com pneus de taco, por alguma afinidade com a realidade. O chassis passou agora a ser preto e não azul.

Em baixo, as anteriores edições dos modelos oficiais.


sábado, 29 de junho de 2019

Será que estes vão ter rival?

 Mini, 600 Abarth, NSU TT, R8 Gordini e Simca 1000 são as bombinhas que a BRM/TTS nos proporcionou nos últimos tempos. Mas deram-nos outra alegria, quando nos puseram na mão os não menos interessantes Ford Escort MKI. E a pergunta é, terão encontrado estes pequerruchos adversárioa à altura?


  Se à frente se manteve o conjunto de semi-eixos utilizado nos Mini, desta vez o Escort ganhou camber declaradamente  negativo, o que no caso do Mini, se revela como camber ligeiramente positivo.
No eixo traseiro, a nova criação retoma o velho conceito de eixo rígido, abandonando-se o inovador cardan pela qual se optou na totalidade dos anteriores modelos 1300. Os pneus recebem também agora piso, mas a qualidade da borracha parece ter sido melhorada, apresentando-se mais macia.
A motorização mantém-se, bem como a relação pinhão/cremalheira.
Em matéria de pesos, é que poderá haver algo a dizer.



Trata-se o Mini do ultra-leve do grupo e parecendo que havia de pertencer ao Escort o título do peso-pesado, espantamo-nos quando verificamos que o registo de 136,3 gr do Escort, é batido pelos 137,6 gr do Simca 1000. Mas seja como fôr, a diferença de qualquer deles para os 99,7 gr. do Mini, acabam por ser verdadeiramente significativos e poderão marcar diferenças de registo em pista.
Mas tratando-se o Escort de um modelo com porte e um chassis mais pesado, as curvas poderão marcar a sua importância no que há dinâmica de cada um diz respeito e o Escort poderá ser uma surpresa, mas tal como habitualmente, é necessário ir para a pista  e olhar para o cronómetro.
Entretanto, parece que o fabricante começou já a trabalhar no próximo projecto. Não, nem é o Alfa Romeo, nem o 2002. É um Opel.
Será o Opel Kadett GT/E e como primeiras edições poderemos contar com o modelo com que Walter Rohrl participou no campeonato DRM em 1976 e uma segunda versão correspondente ao modelo com que Oliver Davidovic correu nos clássicos em Nurburgring.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Porsche 917K - NSR

 A NSR editou mais um Porsche 917, o que vem engrossar uma já muito longa lista destes modelos que nos fez chegar. Trata-se agora da versão oficial participante nos 1000 Km da Austria, um modelo que se poderá confundir com a versão também oficial que venceu Le Mans no mesmo ano.
Apesar de uma decoração que recorre a um estilo diferente, os mais distraídos poderão ser levados pelo mesmo patrocínio sobre predominância do branco.
 É mais uma bonita versão que se vem juntar a tantas outras igualmente bonitas, como são os casos das decorações sob o patrocínio da "Lucky Strike" e "Team Gunston", ambas oriundas da África do Sul e participantes no circuito de Kyalami, uma em 1971 e a outra em 1970


 Mas o agora chegado estreia o novo berço para os modelos clássicos e que surgiu pela primeira vez no Porsche 908/3, onde os bronzes deixaram de ser aplicados por pressão, passando antes a ser de encaixe lateral. Mas existe uma outra vantagem ainda, proporcionada também pela adopção igualmente em estreia nos 917, do novo motor Shark 21.5 de 21.500 rpm, em que para além do acréscimo de rotações relativamente à versão Shark 20 anteriormente adoptada, permite também que este se fixe à bancada através de encaixe e parafuso. Trata-se de um pormenor que representa enorme avanço, já que deixamos de ter de recorrer a motorizações de outra origem para que se conseguisse deste modo anular as tão indesejáveis vibrações e com o também natural ganho de potência.
Pode ser que se consiga agora entrar com eles no lote das boas máquinas nos campeonatos de Sport Protótipos Clássicos.

Descubra as semelhanças - Porsche 908/3 NSR

 O Porsche 908/3 da NSR viu a luz do dia em 2018, mas foi no corrente ano que surgiu a primeira evolução deste modelo e que, através das duas derivas verticais que se estendem até ao limite posterior do capôt-motor, se consegue distinguir a versão de 1970, da de 1971.
E esta evolução chegou-nos através da reprodução do modelo que participou no ano de 1972 nas míticas 24 Horas de Le Mans, ano em que este modelo se aventura pela primeira vez nesta clássica mundial e para a qual, este modelo muito poucas características reunia. Inscrito pela equipa espanhola "Escuderia Montjuich", foi tripulado pelos pilotos "Fernandez / Torredemer / Baturone", acabando por desistir por acidente com a meta quase à vista e quando ocupava o oitavo lugar da classificação geral. Mas para isso, esta pequena barqueta viu-se modificada em vários pormenores relativamente aos restantes 908/3, como por exemplo a introdução de faróis, coisa de que se encontra este modelo originalmente desprovido.
Mas comparemos este slot car com um similar modelo estático, para percebermos como na realidade este modelo nos deveria ter sido apresentado pela NSR.
 Muitas são as diferenças entre este e aquele que participou de facto em Le Mans. Apontemos por exemplo a questão dos faróis. Na impossibilidade de os representar efectivamente, a NSR optou pela sua representação ficticiamente tapados. Na verdade, o modelo chegou a correr dessa forma, com eles cobertos com fita, como forma de os proteger enquanto não fosse necessária a sua utilização. Mas mesmo esta representação não terá corrido bem e ficou muito aquém do correctamente desejado, pois estes estendem-se quase até ao limite inferior da carroçaria e tal como vemos na versão da NSR, estes estão muito acima dessa linha limite.
 O cockpit não foi corrigido, pois perde a sua característica linha de recorte que cobre a quase totalidade do banco esquerdo, para dar lugar a uma abertura maior e total dos dois lugares existentes. Também o característico único retrovisor deveria ter desaparecido, para surgirem dois, encontrando-se o esquerdo no limite do guarda-lama e avançado e o direito mais ao centro e bem próximo do piloto.
 Também terá sido revista a traseira, onde surgem nesta versão duas estranhas continuidades da carroçaria, uma de cada lado e de forma redonda a acompanhar o formato das rodas.
Escusado será dizer que nada disto terá sido atendido pela NSR, que se limitou a acrescentar as duas derivas verticais da traseira e acrescentado a simulação dos faróis, ainda que mal. Mas estamos habituados a esta falta de preocupação por parte do fabricante italiano, que se resume a acrescentar no mercado muitas edições sobre os moldes existentes, sem qualquer tipo de rigor nesse sentido.
 E como máquina, o que nos terá chegado então?
Trata-se de um carro muito errado mas muito apelativo, tanto pelas côres como pelo seu extraordinário acabamento.
 Quando comparado com uma das primeiras versões já disponibilizadas pelo mesmo fabricante, são sobretudo as derivas verticais da traseira a fazer a maior das distinções, mas também o arco de segurança acabou por ser revisto.
 Este deixou de ser o simples arco por trás da cabeça do piloto, para se estender até ao segundo assento, recebendo também dois tirantes, um em cada uma das extremidades do arco principal e que se estendem até ao limite da zona exterior do motor, mas ficando a faltar um terceiro tirante que se estende desde a altura da cabeça do piloto e até à base do arco do outro lado, a acabar na altura do segundo banco. Anteriormente, era apenas um tirante que se estendia desde o arco principal, até ao centro do limite exterior do motor.
 Mas mecânicamente, o motor foi também alterado. Anteriormente era o Shark 20 de 20.000 rpm a equipar o modelo, tendo agora dado lugar ao novo Shark 21.5, de 21.500 rpm, com a manutenção das 164 g-cm de atracção magnética.

 Quanto aos pesos, incrivelmente e apesar do acrescento das derivas, a balança parou exactamente no mesmo registo. Uma boa notícia...

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Chegaram os preciosos Ford Escort MKI - TTS/BRM

 Apesar de alguns imperceptíveis erros para a maioria dos apreciadores, a verdade é que estes modelos se encontram preciosos. A TTS/BRM soube explorar bem o tema através da incursão no mundo dos Gr.2 e este agora chegado tratava-se de um dos imperdíveis a ser reproduzido.
Difícil será talvez saber por qual das versões optar, já que cada um apresenta o seu especial encanto.
Estas criações à escala 1/24 irão certamente potenciar e incrementar a modalidade a esta escala.