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sábado, 18 de abril de 2020

Uma família chamada Capri





































A revolução da Policar

Em projecto já há algum tempo, encontra-se o Formula 1de criação pela Policar/Slot.It. Encontra-se em fase adiantada e pelo que nos é dado observar, serve perfeitamente para que se perceba a qualidade do modelo que aí virá.
Se a produção da NSR nesta matéria versou os modelos de F1 da década de 80, a criação da Policar teve como preferência os modelos mais actuais. A mesma política por parte dos dois fabricantes, pois cada um deles apostou no fabrico de um modelo único, ao que se personalizam com pinturas das variadas equipas que militam no Mundial de Formula 1. Esta tarefa encontra-se facilitada e possível em ambos os casos, pela grande proximidade de linhas entre a quase totalidade dos modelos em presença. Mas dada a concepção do modelo Policar, é de esperar que venha este fabricante a fazer frentes e até ailerons mais próximos de cada uma das versões pretendidas, sendo contudo isto, mera especulação.
Um aspecto que merece relevo é o trabalho e atenção prestada na reprodução do conjunto jante/pneu. Finalmente, uma reprodução condizente com a realidade e que parece ter merecido a devida preocupação. Nota ainda para a questão mecânica. Serão equipados como os micro-motores que equipam já os Formula 1 clássicos deste mesmo fabricante, recorrendo-se igualmente à desmultiplicação do conjunto pinhão/cremalheira, permitindo-se assim que as carroçarias não se deformem pela grande dimensão das cremalheiras habituais.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Os anúncios da Sideways

Depois de mostradas as primeiras provas do seu futuro Ford GT da categoria GT3, chegou a hora da Sideways mostrar o protótipo já em fase adiantada.
 Mostrado na côr preta, pouco dá para perceber verdadeiramente como acabará por ficar este esperado GT. Mas a terem sido ultrapassadas as dificuldades de encaixe da mecânica na exígua traseira deste carro de linhas complicadas, é provável que acabe por mostrar algum dinamismo interessante.





Mas antes de podermos vêr este modelo brilhar na pista, teremos oportunidade de vêr chegar outro dos anunciados GT's. É o BMW M6 GT3 que deverá estar para breve, pelo menos na opção de kit.

Rivais na pista, amigos nas estantes

Na década de 60, Cheetah e AC Cobra representaram a rivalidade existente entre os gigantes da Chevrolet e da Ford, mas para o coleccionismo dos slot car, cada um deles encaixar-se-á na perfeição nas belas estantes dos coleccionadores.
 Falar ao mesmo tempo de AC Cobra e de Cheetah, é o mesmo que relembrar velhas guerras em que embarcaram a Ford e a Chevrolet, mas volvidos hoje que foram quase sessenta anos, torna-se um privilégio poder-mos usufruir de ambas as presenças no nosso mundinho.
Mas também hoje qualquer deles não encontrará nas pistas de slot, um grande motivo para rivalidades, até porque também, nem um nem outro reunirá argumentos para se poderem dar ao luxo de grandes quezílias.

 Mas reina a beleza das linhas de cada um , independentemente do que a história nos possa contar.
Poderão hoje reviver-se tempos antigos em casuais provas espectáculo, no que aos nossos olhos até os vemos como autênticos crimes destas verdadeiras "passagens de modelos".

 Mas nas nossas casas temos oportunidade de os preservar de acordo com cada um dos nossos gostos e interesses.

 Qual deles o mais bonito? São gostos e pessoalmente, até gosto dos dois, mas o coração está posto no Cheetah.

O grande Armindo Araújo e o Mitsubishi da Avant Slot

 O nosso campeão do mundo de produção, Armindo Araújo, viu o seu belo Mitsubishi EVO X que lhe proporcionou esse título, reproduzido para o slot car.
Foi graças às produções da Avant Slot que tivemos a felicidade de poder usufruir desta bonita versão de um modelo que à escala reduzida, consegue ainda hoje registar resultados de relevo.

 A miniatura encontra-se bem reproduzida e com excelentes cuidados, com a excepção de se encontrar "propositadamente" demasiado alargada ao nível das suas vias, conseguindo-se com isso levar as cotas da largura dos eixos, para valores que conseguissem fazer deles, competitivos.
 Mas não podemos servir-nos disso para considerar a miniatura mal reproduzida, até porque terá sido ponderadamente programada essa deformação apenas.
O resultado geral é excelente, mas de interesse maior, sobretudo para nós portugueses pelo elevado resultado atingido por este piloto luso.
 Mas veio-me casualmente parar às mãos um cobiçado modelo dessa mesma referência, tendo mesmo já sido versado neste Blog na devida altura e pela mesma razão. Detentor de um indesejado erro pelo fabricante, assumi-o de imediato como dos modelos de colecção de que não me poderia desligar. Não tendo contudo conseguido nunca determinar o número exacto de unidades assim chegadas ao circuito comercial, mesmo após consultado o fabricante, é no entanto uma certeza ter sido em reduzido número, se não mesmo, único. Mas é uma questão que ficará sem resposta, por não haverem fontes capazes de o certificar.
 Os erros por vezes acontecem e fugindo ao controlo de qualidade, algumas indesejadas unidades por possuírem defeitos, acabam por chegar ao mercado tornando-se peças cobiçadas sobretudo pelos "caçadores" de raridades. E este exemplar veio por casualidade cá chegar. Mas afinal, qual o erro ou defeito a apontar?
 Trata-se de um erro de tampografia que aconteceu na capota. As faixas azul e vermelha, de um dos lados não chegaram a ser impressas. Por comparação com outro modelo dado como perfeito, percebe-se naturalmente a diferença.
Erros que fogem a quem controla estas coisas, mas que chegando ao cliente final, funcionam de modo contra natura, isto é, ao invés de serem produtos rejeitados, passam a ser alvo de cobiça.

Chegou o segundo Mercedes da Slot.It

O segundo Mercedes-Benz 2.5-16 Evo2 do disputado campeonato DTM, chegou ao mercado pelas produções da Slot.It. Trata-se da versão do campeonato de 1992 e que foi tripulado pelo alemão Jörg van Ommen.
 Este piloto completaria o ano de 1992 na décima posição, tendo chegado a vencer a quinta ronda das 24 etapas que compunham esse disputadíssimo campeonato.

 Relativamente ao modelo que agora nos chega, não se regista qualquer diferença relativamente ao modelo de lançamento da Slot.It.
 Apresentando uma estética que poderá não ir ao encontro de grande número de fãs,  não deixará de ter os seus apreciadores. Mas sobretudo, temos a certeza de se tratar de uma boa máquina de competição também no seio da modalidade dos slot cars.


 Aberto o modelo, apercebemo-nos de uma novidade. Passou agora a ser possível retirar-mos o motor sem que se desliguem os fios do patilhão, fruto da introdução de uma ficha que permitirá que se desliguem por ali, os dois acessórios. Além dessa facilidade, eventualmente ajudará também a algum arrumo dos cabos no chassis.
Slot.It, em constante inovação.

Uma edição chinesa - Plymouth AAR Cuda

 O Plymouth Barracuda, ou AAR Cuda, é uma das criações espanholas da Scalextric/SCX pouco conhecida.
 No modelo agora apresentado, este terá sido especificamente editado para o mercado chinês, algo pouco comum de se vêr.
 Existe este mesmo modelo editado para o resto do mundo, mas a escrita em mandarim que surge nesta capota, não consta, pelo que será uma referência identificativa desta exclusividade.
 Não sendo fáceis de se encontrar, passaram naturalmente a ser especialmente valorizados.
 A sua motorização RX-42B tem um interessante poder magnético e faz 19.000 rpm.
 É para mim dos carros americanos detentores das mais elegantes linhas e que não se terão perdido nesta recriação à escala 1/32, a que não será alheia a própria reprodução do conjunto jante/pneu.