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sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ford GT40 - Diferenças.....

O Ford GT40 tanto na sua versão MKI como MKII ou até num misto de transição, tem sido objecto de reprodução por parte de vários fabricantes. Fly, Superslot, NSR e Slot.It, editaram já um número significativo de versões e variantes deste que parece atraír os inúmeros praticantes de Slot.

NSR             
 O modelo da NSR nas primeiras séries, surgiu com um erro de dificil entendimento. A ausência do grupo óptico frontal inferior, foi posteriormente corrigido, o que leva a que as actuais reproduções se encontrem já correctas. Consta até que a própria NSR fez destruir na ordem de umas centenas ou mesmo milhares de carroçarias, para que este erro não se repetisse nas futuras reproduções.
FLY              
 O modelo da Fly encontra-se com uma reprodução quase irrepreensível. Pena a cava das rodas da frente se encontrar tão reduzida, o que desvirtualiza a imagem que este carro ostenta na realidade.
SUPERSLOT

A Superslot editou também esta série do MKI, com excelente qualidade geral. O único senão encontra-se relacionado com a forma como se encontram enquadradas as rodas da frente. De aparência exagerada em tamanho, talvez nos seja essa imagemn transmitida apenas por não se encontrarem devidamente encaixadas. Isto é, se o modelo tivesse sido mais rebaixado nesta zona, talvez se tivesse conseguido um melhoramento estético substancial. Isto mereceria também obviamente, que as mesmas tivessem sido reproduzidas em dourado e não na cor preta tal como surgem neste modelo de Le Mans em 1966.

 Esta série surge com um capôt-motor onde o grupo óptico se divide em dois elementos de cada lado e de reduzida dimensão. Interposta surge uma grelha de arejamento, que foi diferenciadamente interpretada por cada um dos fabricantes em causa. E a pior de todas parece-me encontrar-se a da NSR enquanto a da Fly merece a melhor referência.

O modelo da Superslot, viu a dimensão dos escapes ridiculamente reduzida.

 E entre a versão MKI e MKII, a distinção maior faz-se ao nível do capôt-motor, uma vez que praticamente o restante do modelo se manteve inalterado. Mas considero uma aposta arrojada e ao mesmo tempo muito curiosa a da primeira reprodução da Slot.It, uma vez que se trata de uma espécie de modelo híbrido. Alan Mann encontrrava-se a desenvolver este modelo e adaptou o capôt dos primeiros Ford GT40 a algumas evoluções, tais como as tomadas de ar superiores e um grupo óptico que viria também a ser adaptado aos modelos seguintes.
 Mais tarde, os Ford GT40 haveriam de retomar o original capôt dos MKI e foi nessa configuração e com a decoração da Gulf que conseguiriam as duas últimas vitórias dos Ford GT40 em Le Mans, em 1968 e 1969.
 E é justamente a reprodução desse último êxito que a Slot.It nos fez agora chegar. A imagem de cima mostra esse modelo, enquanto em baixo se pode ver a reprodução da Fly do GT40 em configuração de 1968.
Mas de todas as edições, só poderemos pensar em termos competitivos no Slot, através ou da Slot.It ou da NSR, os únicos praticáveis após a exclusão do íman.

 Também adoptando uma solução mais ou menos equiparada quanto aos seus conceitos dinâmicos, são modelos que proporcionam performances de alto nível. De comportamento honesto e agradável, ficará entre ambos a discussão de qual o melhor GT40 existente no mercado.

 Na balança, a vitória cabe ao modelo da Slot.It, tanto quanto à totalidade do peso, como apenas no que se refere ao da carroçaria, mas de muita coisas outras variantes depende o bom comportamento de um modelo de Slot.

 Agora, falta surgirem as primeiras provas de clássicos, para ver para que lado pende a balança no verdadeiro tira-teimas.

Nissan R390 GT1 - PN Slot

Em 7 e 8 de Outubro, vai realizar-se a prova de resistência denominada "12 Horas do Atlântico", cuja opção dos modelos recaíu nos chassis PN Slot equipados com carroçarias do Nissan R390 GT1 do fabricante Kyosho.


Para mais informações, consultar o site de organização em:


                  Ficha Técnica                 


quinta-feira, 28 de julho de 2011

GT40 MKI - Slot.It

 Já é possível fazer-se uma comparação entre os dois Ford GT40 de edição Slot.It.
Depois do curioso lançamento do modelo de Alan Mann, o fabricante italiano disponibilizou-nos o nosso mais conhecido e decorado com as cores da petrolífera Gulf.
Mas se na essência se trata do mesmo carro, nos pormenores, conseguem detectar-se pequenas diferenças.
 Numa vista superior, a silhueta de ambos os GT40 é absolutamente igual. Repartindo a mesma frente e o mesmo capôt traseiro, numa vista descuidada parece estarmos perante o mesmo modelo. Mas não, embora quase iguais, vamos detectar os pormenores que marcam a diferença.
 Na vista frontal, não há dúvida de que se trata do mesmo modelo. Em tudo iguais, não será aqui que qualquer deles possa demarcar-se nas diferenças.
 Já a traseira denuncia alguns pontos em que se encontram em desacordo. O conjunto óptico do modelo vermelho encontra-se repartido num jogo duplo de reduzida dimensão. Já no modelo azul podemos encontrar stop's maiores e apenas um de cada lado, que integram a luz de presença, stop e pisca. Também acima deles, surgem dois rasgos de arejamento de forma curva, assim como mais uma na parte central superior e acima dos escapes, inexistentes no primeiro modelo.
 A secção frontal na vista superior, mostra como a pequena tampa que constitui o capôt da frente, é bem distinta em ambos. No modelo vermelho, a saída de escoamento de ar do radiador está seccionada, sendo única no segundo. Um melhoramento que o modelo da Gulf denota e de muito meu agrado, é a nova representação da escova limpa-pára-brisas. Surge agora de uma finura extrema a reproduzir de forma muito melhorada a realidade. Porém, esta demonstra uma solidez ímpar.
 A frente de ambos numa vista lateral, não mostra disparidades.
 A secção traseira na sua vista superior, para além duma grelha distinta, mostra no modelo vermelho as trombetas que viriam a fazer parte de todos os modelos da evolução do MKI, o Ford GT40 MKII. O modelo da Gulf prescindiu destas tomadas de ar.
 Lateralmente também nada a apontar, para além do novo desenho das jantes e das tomas de ar superiores que nesta vista se encontram bem perceptíveis.
 Mecânicamente tudo igual à excepção da introdução de um patilhão de lâmina alongada. Mais comprida portanto, nota-se que chega mais à frente do que o da primeira série.
 E quanto aos pesos, devemos referir que na balança os registos foram diferentes. A edição do modelo vencedor de Le Mans trouxe um ganho de 0,1g. Em várias tentativas de pesagem, o resultado foi sempre confirmado. Mas então onde está a diferença?

 Retiradas em ambos as carroçarias, parece que o ganho se deve mesmo à nova carroçaria. Ultra leves, a nova, cifra a diferença nos mesmos 0,1g.
 Super ligeiras, estas carroçarias foram reduzir peso em tudo o que era possível e assim, embora apresentem um detalhado habitáculo com piloto de corpo inteiro, isto só acontece numa observação exterior, porque quando despido, bem vemos que o boneco que se encontra integrado no próprio banco, foi alvo de grande perda de peso. Sem dúvida um excelente trabalho este apresentado pela Slot.It.

2º Aniversário Loja GT Team Slot Cars

GT Team Slot Clube - Resitência 6H LMP-Prototype

2.º aniversário loja GT Team



É este fim-de-semana que se realiza a prova de resistência de 6 Horas que a loja GT Team Slot Cars organiza, comemorando dessa forma o seu 2º aniversário de nova gerência.

Os modelos permitidos encontram-se dentro do espírito dos actuais modelos da Classe LMP, abrindo dessa forma a porta a uma infinidade de modelos que actualmente se produzem.
Espera-se portanto variedade de modelos e fabricantes, dentro das opções que cada equipa tomará a responsabilidade de escolher.
A motorização será igual para a todos, tendo recaído no Boxer NC14 da Ninco.


Convidam-se todos os slotistas, amigos e interessados a participar ou assistir a mais uma interessante prova de resistência dos slot car.

O regulamento encontra-se disponível no seguinte link:


O programa da prova é o seguinte:09:00hs - Abertura do secretariado
10:00hs - Entrega de motores e pneus
11:00hs - Entrega do minimodelo para verificações
11:30hs - Fim das verificações
12:00hs - Treinos de qualificação
13:50hs - Warm up (10min)
14:00hs - Início da Resistência
20:00hs - Fim da Resistência
20:15hs - Homologação dos resultados e entrega de prémios


                    COMPAREÇA                   

BMW Xlot comemorativo

Para comemorar a edição "Ninco World 2011", vai ser editado o recem chegado BMW M3 da Xlot.

 A decoração está interessante, à base de duas cores apenas.

A Subaru, no Slot

 Os modelos da Subaru têm feito carreira no Mundial de Ralis. E porque têm conseguido deixar uma forte marca nesse campo, por arrasto, os fabricantes de modelos à escala de coleccionadores não deixaram que tão importante matéria lhes passasse despercebida, pois a passagem da realidade para os modelos à escala reduzida, são sempre um aliciante para os apaixonados das colecçõe e do Slot em particular.
E no que respeita ao Slot, a SCX deu o pontapé de saída, coincidindo com a passagem de Carlos Sainz em 1994 pela marca japonesa no Mundial de ralis, o que é sempre uma mais valia para "nuestros hermanos". O modelo tornou-se ainda tanto mais aliciante, quanto constituía ainda a tracção às quatro rodas, matéria muito recente à escala 1/32.
 A Ninco não perdeu também a oportunidade para disponibilizar aos amantes do Slot, modelos desta marca. Alguns fizeram até, parte das séries coleccionáveis e limitadas, como é o caso da edição em 2002 do Subaru integrado na sua série "RACC".
 E quem optou como modelo de estreia por um carro desta marca, foi a Auto Art. E logo, pelo modelo participante no Rali de Portugal em 2001. Muito bonito, muito perfeito, mas pouco eficaz nos seus terrenos.
 O piloto, Richard Burns.....

 A Ninco editou várias versões de seu primeiro modelo da Subaru, dotados de tracção às quatro rodas através de polias.

 Num segundo modelo da Subaru, a Ninco aproveitou novamente em 2007 para integrar uma das suas produções na série "RACC".

 Mas a série corrente, viu chegar esse mesmo modelo no que é ainda considerado um dos melhores modelos de ralis de sempre, deste fabricante. A versão representa o modelo participante no Rali da Argentina em 2006.

 A SCX, anos mais tarde volta à carga, editando também várias versões e decorações. Aqui numa versão do Rali da Austrália.

 Uma nova versão, aqui com aspecto mais agressivo através da inclusão da bateria de faróis extra, que preenchem quase a totalidade da frente do modelo. Uma representação da versão de Monte Carlo, em 2005.

 O modelo com que "Rossi" participou no rali dos Antípodas não foi esquecido. À moda da Nova Zelândia, um modelo negro. O ano foi 2006.

 Recentemente foi a MSC que fez uma incursão pela marca editando a versão de 2007 do Rali de Monte Carlo, ano esse de rara aparição de um Subaru de 2 portas, o que lhe confere uma imagem de modelo compacto.
Dinâmicamente, talvez se trate da melhor reprodução de um Subaru para o mundo do Slot. Na sua série corrente, a opção do fabricante recaiu num chassis de motor em linha e com um patilhão fixo. No entanto, encontra-se já comercializada a opção de chassis para motor em ângulo e patilhão basculante.

 A Avant Slot centrou atenções no modelo mais recente e que talvez tenha constituído um dos maiores falhanços da marca no Mundial de Ralis. No entanto, no Slot tem-se safo. Aqui a versão de 2008 que teve como piloto, Peter Solberg.

 Em várias versões e decorações, aqui mostra-se o modelo de Grupo N de Ojeda em 2009, onde se nota a ausência do aileron de grande dimensão do modelo WRC.

 E esta era imperdível. Block é já um nome que não pode faltar nas nossas colecções. Além do show que este piloto representa, o look do modelo é extraordinário.

Encontro de Clássicos

Para quem gostar, vai haver carros e carrinhos......