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quarta-feira, 3 de julho de 2024

O primeiro contacto - Ferrari 350 P - Thunder Slot

Chegada a nova e última criação da Thunder Slot ao mercado, proporciona-se assim uma primeira abordagem sobre este modelo, comparativamente com outras duas das melhores criações da categoria de modelos Sport Prototipos Clássicos da actualidade.
Quanto ao modelo em si, estamos perante mais uma verdadeira preciosidade, extremamente bonito e muito bem reproduzido, uma verdadeira jóia para os coleccionadores. A marca dos pneus e o risco que os circunda na côr dourada, dão-lhe aquele merecido toque de requinte. Apenas a ausência do simbolo da Ferrari se faz compreensivelmente notar, uma vez que se tratam de questões de direitos, o que terá levado o fabricante a omitir o nome e a chamar-lhe apenas Can-Am 350.

Tendo-se este fabricante mostrado já como sendo a melhor referência neste capítulo de modelos clássicos, acaba por ser cada uma das suas novas produções, uma nova atracção. E claro, um Ferrari será sempre um Ferrari e este em especial, seria uma muito pouco provavel criação, por parte dos fabricantes concorrentes.
E como nas anteriores criações, recorre-se a um interior bem reproduzido, mas em lexan, contornando assim a questão do pêso. A mesma aposta acontece ao nível da carroçaria, onde se recorre a um plástico fino e a reprodução dos componentes mecânicos e escapes,  reduzidos quase ao limite da vista exterior.
Quanto ao conceito mecânico utilizado, em nada foge das anteriores opções, pelo que ficará garantida alguma equivalência entre as várias opções que a Thunder Slot já nos disponibilizou.
Patilhão, cremalheira, motor, jantes e pneus, são mantidos. Apenas o berço do motor se mostra modificado na parte destinada a receber o íman, elemento de que originalmente todos eles se mostram desprovidos. Quanto ao chassis, a sua elevada maleabilidade pô-lo-á no bom caminho em traçados abrasivos, mas tornar-se-á inconveniente em pisos lisos.
E vê-mo-lo aqui comparado com dois dos que cremos possam vir a tornar-se nos seus dois maiores rivais. Tratam-se eles, do Mc'Laren M6A e o Mc'Laren Elva. Ainda que o Lola T70 Spyder tenha já dado provas de elevada competência dinâmica, encontra algumas limitações na preparação, nomeadamente as rodas traseiras que se debatem com uma carroçaria que limita a sua largura.
Num primeiro olhar, parece existir alguma equivalência de cotas entre estes três magníficos, podendo talvez colher alguma vantagem o Mc'Laren M6A, ao nível da sua largura frontal. Vejamos então os pesos, algo que normalmentel valida a melhoria dos desempenhos.
E neste particular, é o M6A que leva a melhor, seguido do Elva, posicionando-se esta nova criação na terceira posição, com uma perda de 2,5 gramas relativamente ao primeiro e de 1,3 gramas frente ao Elva.
E para suprir este défice, será necessário que o equilibrio dinâmico do Ferrari se sobreponha aos demais, mas partindo de cotas em tudo similares entre estes três guerreiros, começa a mostrar-se dificil essa tarefa de se vir a conseguir impôr. No entanto, informações que nos chegam, confirmam que se trata do modelo que está a bater recordes.
Esperemos que sim, já que daria imensas alegrias aos Ferraristas...
Mas bom, é perceber que cada vez mais vemos modelos clássicos que militaram no campeonato Can-Am, a aparecer.
Começa pois a justificar-se a criação de campeonatos específicos para estes mini-bólides, dada a já vasta gama disponibilizada por este fabricante, que tem como principal responsável, Armando Bizzotto, homem de que depende a totalidade da responsabilidade e filosofia da Thunder Slot.
Ao que parece, houve necessidade de se recorrer a nova produção de mais um pequeno lote de ambas as versões, tanto do N°23 como do N°27, por forma a suprir a procura que terá existido ao nível das suas encomendas.
Anuncia a Thunder Slot na pessoa de Armando Bizzotto, o seu fundador, que a partir de Setembro retomam os campeonatos deste fabricante por entre os clubes italianos, mas também em França e Alemanha. Muito provavelmente, estes poderão também vir a acontecer por entre alguns clubes espanhóis.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Rally Clássicos - Clube de Slot Invictus

No próximo sábado regressam aos troços do Clube de Slot Invictus, os modelos das habituais classes, Históricos 65, Turismos de Competição, Grupo 4 e Grupo B, para a quarta prova do Campeonato de Rally Clássicos, o Rally da Polónia!

Classificações do campeonato em:

https://bit.ly/res-csi-2024-rcl

Para qualquer afinação de última hora, os regulamentos estão disponíveis em:

https://bit.ly/reg-csi-2024-rcl

Novos campeonatos - Slot Clube do Porto

O Slot clube do Porto tem a honra de anunciar mais dois novos campeonatos que ditarão o arranque do novo semestre, tendo início agendado para dia 5 de Julho, sexta-feira próxima e destinado aos modelos Clássicos Sport Protótipos à escala 1/24.
Na sexta-feira seguinte, dia 12, marcam a jornada os clássicos GT & Legends, igualmente destinado a modelos integrados na escala 1/24.

Serão portanto estes dois campeonatos que ditarão o movimento do clube, no que a campeonatos de velocidade diz respeito e a desenrolarem-se até há habitual e merecida pausa de verão.

Comunicado - Slot Clube do Porto

COMUNICADO 

Informamos todos os associados e slotistas que o Rally Safari Classics agendado para o dia 13 de Julho de 2024, foi adiado para a semana seguinte, dia 20 de Julho.

Em virtude da participação dos nossos pilotos no Rally de Pontevedra que se realizará no dia 13 de Julho e que conta para o Campeonato SRC Legends Galicia/Portugal, a prova agendada para esse dia, fica adiada para a semana seguinte.

Pedimos a vossa melhor compreenção para esta informação. Informamos também, que as instalações do Slot Clube do Porto, nesse sábado dia 13 de Julho, se encontrarão encerradas.

Saudações Slotistas.

A Direcção 

domingo, 30 de junho de 2024

TT Slot Car - Novos projectos

A TT Slot Car aposta agora em trazer até ao reino dos rolantes à escala 1/32, o Lancia Stratos nas suas várias vertentes.  Assim, veremos chegar as versões Stradale, Rally Gr4 "Tour de Corse" e Gr5 " Targa Flório ".A parte mecânica encontra-se também já definida. 

Em adiantado estado de desenvolvimento, encontra-se também o Alfa Romeo 33/2 na sua versão cauda longa, modelo muito acarinhado pelos amantes desta marca.

Carrera, alinha nos NASCAR

 O fabricante austríaco Carrera, assume a intenção de alinhar pela primeira vez pela batuta dos NASCAR, depois de ter conseguido as devidas licencas por parte dos promotores da NASCAR.Integrados que serão nas séries "Carrera GO", "Carrera Evotution" e "Carrera digital", adivinham-se já as apostas em modelos de outras marcas, bem como de forma mais arrojada, em novas pistas específicas por forma a aproximar mais a modalidade, destas provas específicas. 
Depois da abordagem sem grande êxito por parte dos fabricantes Scalextric/Superslot e Scalextric/SCX, vamos vêr se será desta que a ideia da NASCAR pega no seio da modalidade.

Scaleauto - Callaway GT3 GT

Da Scaleauto, chega este belo Corvette Callaway GT3 GT, numa série limitada a 300 exemplares e numa produção integrada nos modelos realizados à escala 1/32.

Trata-se da representação da sua versão de apresentação, absolutamente desprovido de pintura, mostrando-se por isso no seu mais puro estado final de produção, ou seja, com a sua carroçaria mostrada em fibra de carbono.
Afinal, mais um membro para o já concorrido reino das máquinas da categoria GT3, aposta fortemente assumida por grande parte dos fabricantes.

sábado, 29 de junho de 2024

Policar - Chegou o 412 P verde

Finalmente, acaba por nos chegar mais um pedaço de boa história que liga os Sport Protótipos aos amantes das corridas à escala.

Participante nas 9 Horas de Kyalami pelas mãos da dupla Richard Attwood/David Piper no ano de 1967, chega-nos pelas produções  da Policar este incontornável Ferrari 412P vestido na inconfundível côr verde que identifica David Piper como sendo o seu proprietário.
A reprodução das suas linhas foi já no geral amplamente analisada em anteriores artigos. 
Infelizmente o decorrer da prova acabaria por deixar profundas marcas que condicionariam um mais honroso resultado e que os deixaria na quinta posição final.
A filosofia mecânica da marca para os seus modelos clássicos foi mantida, pelo que não haverá novidades a apontar.

3 Horas DRS Vigo

Com o pretexto da inauguração da nova pista do fabricante "Scaleauto", o clube DRS da cidade de Vigo irá realizar no dia 13 de Julho uma prova de resistência com a duração de 3 Horas, com a suigéneris ideia de utilizar em exclusivo modelos originais e estritamente de série do fabricante Scalextric, datados das eras de 1960 e 1970, no que se assume como sendo o "I Campeonato Noroeste 2024 de Resistência  Scalextric Exin".
As equipas serão formadas por 2 a 3 pilotos, os motores serão medidos e seleccionados e os pneus serão fornecidos pela organização. A pista será a réplica do circuito de Jarama e a voltagem será de 13,5 Voltes.
Já está pois dado o mote, para uma excelente iniciativa que tem como homem incentivador de todo este projecto, o nosso conhecido José  Mouriño.

Para informações adicionais, aqui se disponibiliza o respectivo link:
Regulamento Técnico 

O traçado