segunda-feira, 10 de julho de 2023

Policar - Ferrari 412P

Depois de conhecidas três versões por parte da Policar, dos Ferrari 412P/330 P4, chegou a vez deste fabricante dar a conhecer as futuras propostas a fazer-nos chegar.

Assim, dispõe-se à edição de mais dois 412P, um referente às 24 Horas de LeMans de 1967, na côr branca com faixa azul e que teve ao volante P. Rodriguez/ G. Baghetti e um segundo que participou nas 9 Horas de Kyalami no mesmo ano e pertença de David Piper, tendo sido tripulado por ele próprio e ainda Richard Attwood, no característico verde habitual do conhecido piloto/coleccionador britânico. 

Considerações sobre a Thunder Slot

Thunder Slot é uma marca que de todo, os amantes da modalidade "slot car" não poderão desconhecer.
Ainda que se cotando como uma das mais jovens marcas representantes dos mini-modelos eléctricos à escala 1/32, a sua passagem por este "mini-mundo" ficou já  por si marcada pelo incremento qualitativo que nos trouxe.
Se a chegada do seu primeiro modelo criou no imediato surpresa generalizada por entre os praticantes, dado o comportamento suave e tolerante do Lola T70 MK III, a via da competição confirmava já sem surpresa a enorme valia do aperfeiçoado conceito da utilização do motor de caixa pequena pocionado transversalmente num berço independente do chassis, em que se permitia a regulação de molas para o efeito de suspensão.
Partia então a Thunder Slot para a melhoria da sua aposta, quando recriava a versão Spyder desse mesmo Lola. Tirando partido dum centro de gravidade mais baixo que esta carroçaria oferecia, os resultados apareceram com grande naturalidade, provando em competição que esta nova aposta dificilmente encontraria opositor.
De facto, o posicionamento do eixo de tracção mais elevado comparativamente com as versões equivalentes (modelos Sport Protótipos Clássicos) tanto da Slot.It como da NSR, colhia dividendos. No entanto, sentia-se alguma limitação destes modelos aquando da sua preparação, visto a alargura do eixo traseiro se encontrar limitada pela largura das suas carroçarias. A necessária basculação de todo o conjunto mecânico via-se assim  comprometida, quando os pneus batiam nas cavas das rodas. Era portanto necessária muita cautela no compromisso da largura do eixo/basculação do berço do motor, conjunto este que alberga a totalidade dos componentes mecânicos.
Acertado este pormenor da preparação, estas máquinas podiam também padecer da utilização de pneus mal medidos no que se refere à sua altura, pois poderiam prematuramente começar a deixar pousar o motor na calha, com o natural prejuízo de perda de tracção. 
Mas se a chegada do novo Mc'Laren M6A não veio de todo resolver a questão da medida dos pneus, já o Elva Mc'Laren, mostrou ser a fórmula acertada. Isto porque, socorrendo-se de uma cava de rodas traseiras folgada e de formato redondo, permitia a utilização de pneus mais altos se necessário fosse, pois o jogo de basculação do órgão mecânico não se encontrava agora balizado pelas formas da carroçaria. Partindo também com esta nova carroçaria capaz de um centro de gravidade em tudo favorável, parecia este fabricante encontrar-se no caminho da procura de constantes melhorias dentro dessa categoria de modelos clássicos, mais própriamente orientada para a serie Can-Am. Até  que.....
... bem, até que as suas apostas mudaram de rumo. Pela primeira vez a Thunder Slot muda o seu foco, orientando-se "talvez", para os pony car. Nascia o Ford Shelby GT 350 de 1967. Ainda que desconhecendo as qualidades dinâmicas desta interessante máquina e da qual não me atrevo sequer a duvidar do seu excepcional desempenho, visto o excepcional histórico gravado até ao presente, pareceu-me no imediato uma aposta de duvidoso resultado comercial positivo. Uma vez que este tipo de modelos não encontra panorama competitivo em que possa ser integrado e visto a venda destes briquedos se vocacionar sobretudo à prática competitiva, não iria ser o coleccionismo a salvá-lo, apesar de muito provávelmente acolher o público alvo norte americano. Ainda assim, não nos parece suficiente, razão que obrigará a uma revisão de intenções em futuros projectos da Thunder Slot, sobretudo num momento em que cada aposta terá de ser certeira e ganha, já que esta escala 1/32 se encontra numa fase em que está a ser completamente trucidada pela 1/24.
Força Thunder Slot, o vosso trabalho merece continuidade.

Mercedes 190E - Slot.It

Agendado para o início do próximo ano por parte da Slot.It, encontra-se a versão do Mercedes 190E guiado pelo icónico campeão do mundo de Formula 1, Michael Schumacher, em Norisring, no ano de 1991.

Não se tratando da mais apelativa decoração, vale pelo simbolismo que consigo arrasta.

March 701 - Policar

A Policar volta à carga com o March 701 com as côres oficiais da "STP", mas agora numa versão desprovida dos seus característicos pontões laterais.
Trata-se da representação com que Mário Andretti participou e conquistou a terceira posição final no Grande Prémio de Espanha no ano de 1970 e de onde sairía vencedor Jackie Stewart, igualmente em March 701.
Encontra-se também esta versão equipada com os mais modernos pneus "slick", ao invés dos característicos pneus com piso utilizados pelos modelos de competição até àquela década.
Não haverá mais nada a apontar relativamente à primeira edição disponibilizada por este fabricante, no respeitante às caracteristicas deste modelo no geral.


Em termos mecânicos e ainda comparativamente com as primeiras séries deste modelo, deve referir-se que utiliza a evolução deste chassis, em que se realça o aumento da distância existente entre o eixo traseiro e o seu patilhão, aproximando-o assim, das mais interessantes cotas existentes no Lotus 72.


segunda-feira, 3 de julho de 2023

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Lola T290 - FVSlot

O Lola T290 do Team Bonnier e por ele próprio, Jo Bonnier, tripulado em 1972, é-nos trazido à escala 1/24 pela FVSlot.
À imagem da BRM e TTS, também este fabricante faz recair a sua aposta em mecânicas assentes em chassis metálicos e em conceitos em tudo semelhantes às  marcas acima referidas.
Temos então estes bólides equipados com motor de caixa pequena posicionado de forma oblíqua (anglewinger), socorrendo-se de semi-eixos para fixar as rodas da frente.
O resultado estético encontra-se bem conseguido, transportando a nossa imaginação e sem qualquer esforço, para as gloriosas participações à escala 1/1.
Poderemos encontrar neste representante, uma máquina capaz de rivalizar tanto com o Porsche 917K como com o Ferrari 512M da BRM.

Ford Capri - BRM

Depois dos belos exemplares do Grupo 2 que nos disponibilizaram à escala 1:24, chega agora a vez de serem integrados nesta categoria, os fantásticos Ford Capri.
Mostrados anteriormente na sua fase de Protótipos, a BRM disponibiliza agora imagens das suas primeiras edições definitivas.
E tal como em anteriores modelos, também aqui se mostram duas variantes, recaindo a distinção entre ambos no spoiler frontal. Enquanto num sobressai uma pala em posição oblíqua, no outro surge um spoiler mais vertical e perfeitamente integrado na carroçaria. Seria óptimo que daqui viesse o grande rival do Alfa Romeo, mas não parece ainda, que seja desta...

terça-feira, 20 de junho de 2023

NSR e os seus F1

Para os seus Formula 1 genéricos, a NSR edita o seu primeiro modelo sob as côrez da Aston Martin.
Inicialmente reservadas as versões dos pilotos que nela militaram na época de 2022, reserva-se a terceira versão para o piloto Fernando Alonso, da actual época de 2023.
Diga-se que o resultado final surpreende, aguardando-se que ao mesmo nível se encontre o seu desempenho dinâmico.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Uop Shadow DN4 - Mr Slot Cars

Confesso, que das máquinas que militaram no extraordinário campeonato Ca-Am, aparte a Porsche, marca do coração,  sempre nutri uma especial atracção tanto pelos Chaparral, como pelos Uop Shadow. E em ambos os casos pela mesma razão, ou seja, pelo extraordinário espírito criativo que os seus mestres impunham que as suas máquinas tivessem. Que se distinguissem dos demais, pela criatividade dos seus conceitos.

Mas se temos já vindo a desfrutar de alumas reproduções dos Chaparral por intermédio de vários fabricantes, era uma verdadeira lacuna a inexistência de qualquer um dos Uop Shadow, para além das criações da MG Vanquish, em que a escala falhava por completo, a par do fiasco que se veio a mostrar ser, o inovador sistema de diferencial de que se encontram dotados. Apesar de eficazes, muito pouco duráveis.
Mas chegou a hora de um consagrado fabricante, tornar a abrir portas a esta marca que se identifica usualmente pelas suas máquinas negras. Pois a honra coube desta vez à Mr. Slot Cars.
E que bela máquina nos souberam trazer. Para mim o mais significativo de todos os modelos desta equipa oriunda dos Estados Unidos, onde terá permanecido entre 1973 a 1975, passando depois em 1976 e até 1980 a usufruir de licensa desportiva inglesa, aquando da sua entrada para o reino do Campeonato Mundial de F1, com a sua implementacao em terras de sua majestade.
E se nos encontramos perante um trabalho de maquetagem extraordinário e de onde podemos desfrutar de uma reprodução bem conseguida, mecânicamente, apostaram nos conhecidos conceitos assumidos tanto pela Slot.It como pela NSR e ainda Thunder Slot. Opta-se então pela adopção do motor de caixa pequena montado de forma transversal e sobre um chassis plástico dotado das actuais e mais modernas afinações de que se encontram dotados.
A questão que se levanta, é se estarão em termos competitivos no mesmo patamar das marcas acima anunciadas, sobretudo das reconhecidas capacidades dinâmicas dos modelos Thunder Slot. Esperemos que sim, mas para já, uma verdadeira incógnita.
Mas sempre de parabéns, pois não será todos os dias que poderemos desfrutar de uma tão significativa novidade.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

O terceiro Ferrari 512M - Slot.It

 Apontado pela Slot.It para nos chegar no primeiro trimestre de 2024, encontra-se o terceiro Ferrari 512M da sua origem, numa configuração igual ao nivel do aileron, à da primeira versão editada.Inscrito pela Escuderia Montjuïch e tripulado por José Juncadella e Nino Vaccarella, desistiriam ao fim de 14 horas de prova, quando a sua transmissão entregou a alma ao criador.

As côres da "Tergal" muito dirão a "nuestros hermanos".