Translate

sábado, 29 de novembro de 2025

Ei-los...... - BRM

Foi penosa a espera, mas finalmente, "ei-los".
Já há muito anunciados pelo fabricante BRM, criou alguma ansiedade por entre os amantes da modalidade, o atraso da sua chegada.
E finalmente iremos ser contemplados com a chegada dos Ferrari 330 P4 e 412P.
E numa primeira edição, chegam-nos três versões.
Com o número 24 o modelo incrito pela "Equipe National Belge" em Le Mans no ano de 1967 e que veria a culminar a mesma no terceiro lugar final.



Com o número 33 e na côr amarela, a versão da "Ecurie Francorchamps" que participou em Daytona mas que não completaria a mesma, numa edição em que as três primeiras posições acabariam por pertencer a modelos semelhantes, um P3/4 em primeiro, um P4 em segundo e um 412P em terceiro.

Com o dorsal 4 temos uma versão oficial que participou nos 1000 Km de Monza no mesmo ano de 1967, tendo-a completado na segunda posição e a que pertenceria a vitória final a modelo igual e igualmente oficial.
De inquestinável beleza, considerado mesmo como o mais bonito Sport Protótipo de sempre, eis que poderemos finalmente com eles, preencher e abrilhantar novas grelhas de modelos de slot car à escala 1/24.

Temos também as versõrs em Kit, para que possamos com mais facilidade pôr estes carros de corrida à nossa medida.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Toyota GR010 - Slot.It

A Slot.It mostra-nos o novo e belíssimo Toyota GR010
Esta versão inicialmente editada, respeita à vitória na prova em São Paulo no ano de 2024.
Buemi, Hartley e Hirakawa foram os pilotos que levaram a bom porto mais esta etapa do campeonato mundial destinado a este tipo de carros.
De tequinte máximo, não parece esta miniatura apresentar pontos merecedores de críticas desfavoráveis.
Será agora necessário aguardar a sua estreia nas pistas, para que melhor possamos entender o seu potencial dinâmico.

Contráriamente ao que as côres podessem sugerir, pela sua elevada predominância da côr preta, a miniatura mostra-se extremamente bonita e onde as suas linhas acabam por não ser abafadas por este aspecto.

Mecânicanente nada de novo a assinalar, muito por se manter o fabricante fiel às suas apostas para esta categoria de carros.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Novidade Le Mans Miniatures

Da Le Mans Miniatures, chega-nos pela primeira vez ao mundo dos Slot Cars o Lorraine-Dietrich B3, vencedor da edição de 1924, a segunda edição da grande clássica de resistência francesa.

Este modelo da escala 1/32, não havia nunca sido abordado por nenhum fabricante até à presente data, pelo que, pelo seu real simbolismo, será sempre para os apaixonados de Le Mans uma acarinhada peça de coleccionismo.Da parte da Hobby Classic, havia-nos já chegado o estreante de vitórias desta mesma prova, o Chenard & Walcker, na edição de 1923.

Entretanto, aprontam-se também as chegadas dos vencedores de 2024/25, os Hypercar 499P da Ferrari.

Outra novidade integrada na série dedicada aos vencedores desta prova, "The Le Mans Winners Collection" por parte do fabricante Slot.It, é a edição de mais dez modelos.


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Partiu José Carlos Nóbrega.

Deixou-nos hoje, um incontornável nome do slot português.

José Carlos Nóbrega era praticante, mas a sua paixão levou-o a especializar-se na criação de mecânicas à escala 1/24, criando os seus próprios chassis. Parte assim mais um amigo apaixonado pela modalidade!

A toda a família enlutada, o Blog Slot Outra Dimensão endereça as mais sentidas condulências. 

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Slotcar Park - Uma nova marca

Nasce uma nova marca do mundo dos slot cars. Com origem no Japão e apoiados em mecânicas Avant Slot, a Slocar Park anuncia a sua primeira criação, um Nissan Skyline que chegará ao mercado, inicialmente em kit.
Sabe-se que a empresa pretende estabelecer-se no mercado europeu e trabalhar para todo o mundo. Aguardemos então notícias mais actualizadas acerca de mais esta marca oriunda da terra do sol posto.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Resistência 3 Horas - ÓVidrinhos Slotcar

A ÓVidrinhos Slotcar propõe para finalizar o ano, uma resistência com a duração de 3 Horas, admitindo-se apenas os modelos da categoria LMP do fabricante Scaleauto à escala 1/24. Pretende-se assim, a realização de uma prova com espírito diferente.Obriga-se à montagem de kit de luzes, visto tratar-se de uma prova em que parte dela se realizará em período nocturno. Cada equipa será formada por dois a três pilotos e os pneus e motores serão fornecidos pela organização, estes últimos, já com o pinhão integrado.
A sua realização encontra-se agendada para o dia 13 do mês de Dezembro próximo.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

GSC arranca com o TT

A próxima sexta-feira verá o Guimarães Slot Clube encher-se de amantes das guerras fora de estrada. Os terrenos acidentados serão a preferência dos praticantes que adoram os TT.
Para isso, este clube sitiado em terras de D. Afonso Henriques, abre as hostilidades dedicada aos modelos de TT do fabricante Ninco com preparação específica para a categoria T2.
Aos não associados que queiram testar as suas máquinas e reconhecer o extraordonário percurso de longas rectas e elevadas dunas, este clube abrirá portas esta noite ou em dia a combinar.
Boa sorte aos praticantes. 

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Novidades Slot.It

Da parte da Slot.It e com chegada ao mercado para o dia 24 de Outubro, encontra-se a edição de mais um Ford GT 40 MKII, com a referência CA20e.
Trata-se do modelo participante na edição de 1966 das 24 Horas de Lemans e que teve aos seus comandos Dan Gurney / Jerry Grant, que acabariam por não lograr vêr o baixar da bandeira axadrezada, no que representou a única desistência protagonizada pelas inscrições do Team " Ford Motor Company - Shelby American".
Outras inscrições  houve, mas sob a responsabilidade de outros preparadores.
Quanto à miniatura, nada a acrescentar relativamente às anteriores versões já nossas conhecidas, para além da côr vermelha deste modelo, que lhe confere uma nova e talvez mais agradável imagem.
Da parte mecânica, desfruta do novo motor de fita vermelha com que o fabricante equipa agora as suas novas criações desta cagoria de Sport Protótipos Clássicos, para além também do novo conceito da ligação eléctrica às palhetas, através de uma ficha.


Já o Lola Aston Martin DBR1-2 que nos será feito chegar a partir da mesma data, trata-se do terceiro elemento desta formação que marcou presença igualmente em Le Mans, no ano de 2009. Se haviam já editado os modelos com os dorsais 008 e 009, é agora a vez da versão com o número 007.
Dos modelos inscritos pela AMR Eastern Europe, este teve aos seus comandos a tripla de pilotos constituída por Jan Charouz / Tomáš Enge / Stefane Mücke e acabaria por ser o melhor representante dos três bonitos renascidos modelos "Gulf", tendo obtido a quarta posição final absoluta. Receberá este terceiro elemento da Slot.It, a referência CA31d.
Não se notando melhorias ou alterações de relevo quando comparado com os seus dois antecessores, a pintura parece contudo apresentar coloração mais viva e brilhante. Quanto ao resto, apenas as especificidades deste modelo, como a ponta da capota e retrovisores em côr-de-laranja, nomes dos pilotos e a bandeira na frente do lado esquerdo.



Em termos mecânicos, encontramos a repetição do conceito desenvolvido para este Lola Aston Martin, à excepção da cremalheira, que parece tratar-se da última evolução destas para os modelos dotados de motor em posição anglewinder e obviamente, da opção da ficha que faz a conexão entre motor e palhetas.