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quarta-feira, 16 de julho de 2025

Considerandos sobre um velhinho - Ford P68 3L - NSR

O Ford P68 3Litres, foi um carro que pelas suas linhas redondas mas fluídas, largo e com uma capota rasa, sempre me encantou. O fabricante NSR deu-me a felicidade de nos ter trazido este que considero uma verdadeira preciosidade, raro até na realidade. Mas que na verdade nunca terá atingido um verdadeiro estrelado capaz de ombrear com alguns modelos de outras marcas no campo das competições à escala real.
Mas chegado ao mundo dos Slot Cars, o seu desenrolar dinâmico contrariou as expectativas negativas que dele se esperava. Apesar de desfrutar de um dos mais baixos centros de gravidade para aquele tipo de modelos, a sua longa traseira levava a suspeitar que dali se pudesse alguma vez, contar-se com algum sucesso. Mas sim, dotado de um inesperado brilhantismo, proporcionou-me a seu tempo, algumas alegrias.
Anos mais tarde, era a Mirage que elaborava a versão M6, dotando este duma carroçaria que de alguma forma bebeu as suas linhas no descrito P68. Equipado de traseira longa e de aileron, com vista às longas rectas de Le Mans e com linhas mais vincadas, não esconde contudo a enorme semelhança de onde por ventura, terá ido colher inspiração.
Encanta-me igualmente, sobretudo pela forma como se conseguiu modernizar um carro que para mim era bonito, tendo continuado a manter essa característica estética que tanto aprecio. Não terá no entanto passado da fase de protótipo, uma pena. E talvez tenha sido essa a causa, para nunca o termos chegado a vêr desfilar também nas pistas de plástico onde tanto gostamos de batalhar.
Modelo de extrema elegância, dotado de linhas vincadas, afasta-se por isso daquele que poderá muito bem ter sido a sua fonte de inspiração.
Mas era o P68 que pretendia mesmo abordar, pois à época, mostrou tratar-se de uma mais valia competitiva. Melhorado com chassis ou mais rijo ou mais macio, em função do tipo de pista em que tivesse de ser a participação e com a inclusão de suspensões, este Ford de linhas inconfundíveis, rápidamente se mostrou um ganhador no panorama dos Sport Protótipos Clássicos, um pouco como o que viria mais tarde a acontecer com outra produção deste mesmo fabricante, o Porsche 908/3.
Hoje, qualquer deles se encontra ultrapassado pelos avanços tecnológicos da concorrência, o que lhes terão retirado argumentos capazes de sonharem com a veleidade de se fazerem aos pódios, mas tanto um como o outro, cotaram-se a seu tempo como belas máquinas de competição.
Belas máquinas intemporais, pela história que conseguiram deixar escrita nas classificações das competições.

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