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sexta-feira, 24 de novembro de 2023

A maioridade do Slot Clube do Porto

A maioridade do Slot Clube do Porto leva este clube  à realização de uma prova de resistência com a duração de 2 Horas, tendo desta vez como protagonistas os Classicos Sport Prototipos da escala 1/24. As equipas serão formadas por dois pilotos, tendo por data para a realização da mesma, o dia 16 do mês de Dezembro do corrente ano.

O final será comemorado com distribuição de prémios relativos à prova em si, mas também relativos à temporada de 2023, seguido de um jantar nas instalações do próprio clube, onde se apagarão as significativas, 18 velinhas. 

Slot Clube do Porto, 18 anos a pensar em ti e na tua diversão.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Preparação para Troféu UMM

Numa espécie de "prólogo" para o Troféu UMM que se avizinha e a ter início em 2024, o Clube de Slot Invictus organiza uma resistência TT por equipas, agendada para 9 de Dezembro, tendo como base o modelo de origem "Olifer" e sujeitos a um nível de preparação idêntico.
Querendo-o, as equipas ou iniciativas individuais poderão formalizar o seu interesse através de contacto para o e-mail que aqui se disponibiliza.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

AE Slot Club - Segunda prova de Formula 1

É esta noite que o AE Slot Club do Cacém realiza a segunda prova do seu campeonato de Formula 1. E se aprecia esta fórmula, não a perca.

Classicos de Rali - Clube de Slot Invictus

O Clube de Slot Invictus vai levar a efeito o ultimo rali de asfalto deste ano, no sábado próximo dia 25 de Novembro e destinado a modelos clássicos.

Se tem a sua máquina à espera de poder brilhar, aproveita a última oportunidade de 2023,  neste clube.

Chegou o Aston Martin decorado - Sideways

Embora já nosso conhecido em kit, mas chegou agora e finalmente o primeiro Aston Martin decorado, da parte da Sideways.
Munido de uma complexa decoração e que pessoalmente considero bastante interessante, não será por certo, do agrado de todos.
E tratando-se de um modelo de traseira reduzida, parecem óbvias as vantagens de que se poderá usufruir quando devotado à competição. 
Munido de um extensor aerodinâmico proeminente na traseira, constituirá sempre um peso extra para além do eixo traseiro, o que contraria qualquer optimização de rendimento, mas uma vez posicionado num plano quase ao nivel da pista, minorirá esta natural adversidade.
Dotado de uma carroçaria extremamente baixa e aliada a uma quase ausência de traseira, poderemos estar perante um caso sério de eficácia pura. O seu chassis reune as anteriores caracteristicas da restante gama, pelo que poderá vir a tornar-se num dos melhores GT3 deste fabricante.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Oreca 07 - Slot.It

Dos modelos dedicados à categoria LMP por parte da Slot.It, a última novidade prende-se com o Oreca 07, uma máquina de linhas muito próximas dos anteriores Lola por si editados, ou até mesmo, do Toyota da Slot Racing Company. Usando quase o mesmo conceito do Lola para fixação da secção frontal ao corpo principal, acaba por permitir que este desfrute duma frente perfeitamente flexível, o que ajuda sempre a minorar os estragos de um conjunto rígido.Mas é no chassis que se observa a maior diferença entre este e a restante gama da marca, como também relativamente aos restantes fabricantes. Da sua secção frontal desaparece o habitual lábio que invariavelmente serve para o modelo se apoiar em curva, passando este a ser feito exclusivamente, pela carroçaria. Mas a maior novidade prende-se com a desistência do conceito pelo qual este fabricante optava para os modelos desta categoria no que respeita ao patilhão, pois este passou agora a ser de conceito mais comum, sendo descartado o apoio central de que se serviam habitualmente e que obrigava à utilização de patilhão apropriado.Através da imagem inferior e por comparação, percebe-se a perda sofrida no novo Oreca, na extremidade frontal do seu chassis.O patilhão de aperto, passou agora a ser de banal conceito, mas o chassis passou a receber furação para aperto à carroçaria através de dois pilares e não um, como é mais comum.

A sua carroçaria apresenta um peso dentro de valôres normais, o mesmo acontecendo relativamente tanto à primeira como segunda versões do Lola, no seu peso total


E afinal, a primeira das incursões da Slot.It dentro deste género de carroçarias da categoria LMP, parece ter produzido o mais leve das três versões, ficando-se a mais recentemente chegada, no meio.  E como sempre, a parte dinâmica fica para os verdadeiros apostadores das novidades.

Depois do 2E, o 2F - Chaparral Slot.It

O mais recente Chaparral de origem Slot.It, chama-se "2F". Caracterizados no geral pela côr branca, também este não foge à regra e representa uma natural evolução relativamente à versão "2E". Dotado de formas mais angulares, contraria de sobremaneira a anterior tendência das linhas arredondadas apresentadas na anterior versão. O aileron de grandes dimensões, é uma das características herdadas do anterior modelo. Mas se as linhas no geral se assemelham, a verdade é que a existência agora de uma capota, marca a grande diferença entre eles.

A nova traseira apresenta cotas de largura similares, mas já o eixo da frente mostra-se substancialmente mais largo, ao mesmo tempo que o mesmo eixo surge um tudo nada chegado à frente.
Se a frente surge mais larga, passou também a receber dois parafusos de aperto à frente, ao invés do pilar único da versão 2E.
E se o eixo frontal avança pouquíssimo, passa a ser mais significativo a adianto que o patilhão recebeu.

A secção traseira apresenta alturas equivalentes
Mas a existência de uma capota e uma secção lateral mais elevadas no modelo 2F, poderão representar um mais elevado centro de gravidade, no que poderá resultar numa pioria de comportamento em curva.
Mas um dos piores elementos a considerar nestes modelos, é sem dúvida o posicionamento do seu elevado aileron. E nesta mais recente criação, surge relativamente ao 2E um pouco mais avançado, o que em termos dinâmicos, será benéfico o avanço deste elemento, que deveria em termos de optimização, centrar-se o mais avançado  possível.

Mas na guerra dos pesos, o velhinho 2E leva a melhor em 0,6gr. Mas se atendermos à existência de uma capota, duma carroçaria e dum chassis substancialmente mais largos, somos obrigados a perceber que neste capítulo a Slot.It efectuou um excelente trabalho.
Perante todos estes factores, parece provável que dinâmicamente talvez não haja grande diferença entre ambos, mas apenas na pista poderá ser tirada a prova dos nove. Mas sabendo-se que a Slot.It tem como bandeira a melhoria contínua dos seus produtos, é bem possível que se venha este "2F" a mostrar superior ao irmão mais velho "2E".

O segundo Puma - Scalextric/SCX

 
O belo exemplar da Scalextric/SCX recebeu já a segunda versão do Ford Puma, desta feita, referente ao corrente ano de 2023 e ao piloto Ott Tänak. 
Embora não divergindo em absolutamente nada relativamente à primeira das versões até nós chegada, a nova combinação de côres que o embelezam, em nada fica a dever àquele que era já um espanto.
Igualmente bonito, acabam por formar os dois uma belíssima parelha quando expostos. No entanto, permanece a incógnita quanto à sua validade enquanto modelo de slot, claro, dentro da gama mais modesta, pois este fabricante de quando em vez tem também a capacidade de nos surpreender, como foi o caso do Talbot Lotus que consegue deixar muito boa gente de "boca aberta". E neste caso, a sua validade fruto do novo conceito de tracção integral, deixa-nos de "pulga na orelha".

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Chegou o 240Z - BRM

O esperadíssimos Datsun 240Z do fabricante BRM de modelos à escala 1/24, já  aí está para satisfação sobretudo dos amantes das máquinas nipónicas. 

A mim particularmente não me enche as medidas, apesar de ser um admirador desta fantástica linha da Datsun. Mas mais habituado a vê-los com o "look" de ralis, não consigo perceber se aqui estará ou não uma boa reprodução. 
As decorações adoptadas são manifestamente associadas às versões oficiais da marca, mas a modificação do berço dos faróis para algo mais aerodinâmico, acaba por descaracterizar as originais linhas deste belo Coupé. 
Mas das três versões dadas para já a conhecer, duas delas surgem com uma carroçaria ao nivel das suas vias, sem qualquer modificação,  existindo uma terceira em que já se complementa a mesma com acrescentos na carroçaria por forma a cobrir as rodas, cujos eixos deverão ser ligeiramente mais largos.
Mas bem reproduzidos ou não, será certamente uma linha muito bem acolhida pelos praticantes, já que se trata de um modelo muito apreciado.

Através da Scalextric / SCX, uma homenagem a Ken Block

Em 2 de Janeiro do corrente ano, o mundo motorizado acordava em choque para o desaparecimento do piloto espectáculo, Ken Block, piloto do Hoonigan Racing Division e anteriormente conhecida por Monster World Rally Team. Tendo ainda uma vida pela frente para nos deleitar com os filmes em enormes derrapagens controladas e em modelos caracterizados com pinturas igualmente "espectáculo", nenhum dos amantes dos automóveis conseguiu ficar indiferente a essa trágica notícia. Aos 55 anos de idade, padecia em consequência de um acidente numa moto de neve.
Mas para nós ficarão as eternas lembranças de pneus envoltos em fumo e derrapagens ilimitadas sempre sob um glorioso controlo. E algumas dessas máquinas foram-nos trazidas por inúmeros fabricantes de miniaturas e entre elas, a Scalextric / SCX.
Dois Ford Fiesta do mundo dos ralis e também um Hyundai, foram editados e poderemos deles desfrutar em possíveis tentativas de imitação daquele glorioso piloto norte americano. Ainda que da parte dos Ford Fiesta o espectáculo se possa tornar mais complicado, uma vez que a Scalextric os dotou de tracção integral, na mais recente edição, o Hyundai i-20, encontrando-se dotado do mais recente conceito, equipado já com o novo motor de caixa pequena e semi-eixos independentes à frente, a exclusiva tracção traseira facilitará certamente, outro tipo de derrapagens.
As decorações tal como se podem apreciar, são caracterizadas por efeito cromáticos verdadeiramente de "dar no olho". E da nossa parte, só teremos de agradecer à Scalextric a iniciativa de dar lugar nas suas edições, a preciosidades deste nível.