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sábado, 26 de julho de 2025

Targa Flório 1970 - Porsche 908/3 NSR

A edição de 1970 da histórica prova do Targa Flório, consagrava os Porsche 908/3, como um dos modelos de topo do automobilismo mundial, sobretudo quando o terreno se mostrava sinuoso e menos apropriado para a prática da modalidade automobilística, como era este o caso, que se desenrolava em estrada aberta.


Três destes pequenos Porsche marcaram presença inscritos pela J.W. Automotive Engineering (John Wyre Automotive), com quatro destas recentes máquinas desenvolvidas pela fábrica germânica, depois de terem já mostrado potencial para vencer provas à geral.


Com curiosas decorações apresentadas para cada um dos modelos e sob o patrocínio da Gulf para três deles, a versão 12 era entregue aos pilotos Jo Siffert/Brian Redman, o 36 a Waldegaard/Richard Attwood, o 40 a Leo Kinnunen/Pedro Rodriguez e o 20, inscrito pela Porsche KG, a subsidiária austríaca da Porsche, a Vic Elford/Hans Herrmann, com este último integrado no grupo, mas sob as côres vermelha e branca da subsidiária da Austria. Também a curiosidade de a cada um deles ter sido atribuído um naipe de cartas e assim, as copas viriam a ser atribuídas ao modelo 20, as espadas ao 36, os ouros ao 12 e os paus, ao 40.E a prova veio confirmar o potencial já anteriormente demonstrado por estes 908/3 noutras participações, vindo no final a ocupar os dois primeiros lugares da geral, para os números 12 e 40 respectivamente primeiro e segundo e ainda a quinta posição para o modelo detentor do dorsal 36. Já o modelo 20 desistiria, após acidente.

Não deixou de ser um extraordinário resultado de conjunto, sobretudo quando a concorrência se fazia pela rival Ferrari com os modelos 512S, a Alfa Romeo com os modelos T33/2 Spyder e ainda através também das versões 908/2 da mesma origem alemã.
E para a prática da modalidade slot car, podémos contar com as réplicas destas preciosas máquinas produzidas pelo fabricante italiano NSR, que fez também deles, belíssimas peças de competição de alto nível. Mas foram feitas edições especiais disponibilizados em duas caixas de cartão que contemplam cada uma delas dois modelos, correspondendo à referência SET09 1/2 os modelos 12 e 40 e à referência SET09 2/2 os modelos 20 e 36, correspondendo a cada uma delas edições limitadas a 449 exemplares.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Considerandos - Os Hummer e companhia...

Em crónica anterior, abordei o modelo Hummer H3 que a Slot Art trouxe até nós em forma de kit. Hoje alargo o assunto, mas continuando a ser este mesmo "mostrinho", um dos protagonistas.

Tendo esta realização ficado restrita às duas rodas motrizes, acabei por me servir para o seu desenvolvimento dinâmico, de um chassis e respectiva mecânica, das Pick-Up do fabricante Ninco, por apresentar um conceito simples e eficaz, mas beneficiando ainda do grande argumento que é, repartir a mesma distância entre eixos.

Este valente TT que operou e se deu a conhecer sobretudo na Guerra do Golfo, alargou horizontes, passando mais tarde a servir tanto como modelo utilitário de lazer, como inspirando alguns preparadores que dele se serviram para as competições de Bajas, ou mesmo para super protótipos para competições mais exigentes, como o Rally Paris-Dakar.E se a versão H3, a mais recente e "civilizada" das evoluções, serviu de inspiração para a Scalextric/SCX o trazer até ao nosso restrito mundo, a versão de resina da Slot Art, trata a interpretação desta mesma série H3, mas brutalizada para enfrentar os desafios da prova mais dura do mundo, o Dakar. Se a base da carroçaria é a mesma, esta veio a ficar mais larga, mais comprida, mais baixa e beneficiando ainda da deformação da sua carroçaria, para acuplar um pequeno aerofólio sobre a capota na sua extremidade mais recuada.
Já a Power Slot aproveitou a série H1, equivalente ao modelo utilizado pelos exércitos um pouco por todo o mundo, para fazer valêr argumentos dentro das categorias T1 desta modalidade. De excelente aspecto, via-se prejudicado pela fraca qualidade de alguns dos elementos que os compôem, bem como ainda, pelo seu excessivo pêso, frente à concorrência.Vale a pena referir que tanto a SCX como a Power Slot e ainda a Ninco dotaram os seu modelos de tracção integral, com o primeiro a fazê-lo através de um diferencial central, o que lhe permite uma tracção total verdadeiramente efectiva, enquanto a Power Slot e a Ninco apostaram no 4x4 através da utilização de polias de ambos os lados e em cada eixo, com o recurso a elásticos. É evidente, que a eficácia se reduz substancialmente, mais ainda quando as pistas se apresentam sujas. Da versão Ninco nem se conhecem actuações competitivas com resultados de relevo.

Abordemos então agora um dos aspectos mais fulcrais, quando os slot cars são a matéria a desenvolver com intuitos competitivos. O seu pêso!O pêso leve deste artigo é mesmo pertença da Ford Pick-Up do fabricante Ninco e que serviu no seu conceito mecânico para equipar através do seu chassis, o Hummer da Slot Art, tendo registado na balança 115,4 g. Já a concepção da SCX, que recorre a um conceito mecânico muito mais elaborado, onde não falta um chassis duplo, um diferencial que percorre a distância enre as duas cremalheiras e a inclusão mecânica de dois pinhões e duas cremalheiras, eleva as gramas até ao valôr de 141,2, ou seja, um acréscimo de 25,8 g. De facto, uma diferença significativa, mas em que esta perda poderá eventualmente ser compensada pelo natural ganho da tracção total, relativamente às duas rodas motrizes do mmodelo Ford Pick-Up da Ninco. Mas da Ninco temos também o Hummer H2, que se posiciona entre os dois, com o registo de 132,4 g. O quarto lugar, por incrível que possa parecer, pertende ao Hummer de Robby Gordon. A sua construção em resina eleva de facto o pêso para uns exagerados 149,7g, mas bate ainda assim a versão da Power Slot que eleva os dígitos para uns impressionantes 151,6 g.
Mas se nos singirmos ao desfrute das máquinas, então poderemos desprezar estes argumentos e optar apenas por aquele que mais nos encher as medidas, quer sejam elas as dinâmicas quer sejas as estéticas.
Mas no fundo, para mim qualquer deles tem o seu encanto e por isso, qualquer um me serve, mas se é ferrenho das disputas ao décimo de segundo, então esqueça tudo isto e prepare uma máquina a sério, partindo de uma bela máquina de tracção integral, optando por polías e correias dentadas, um belo motor que esteja na berra e jantes e pneus de um fabricante consagrado. Mas depois, bem, não se queixe da conta final....
Advirta-se mazé!......eheheh....

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Slot Art e o seu Hummer H3


Fabricantes há, que nos vão oferecendo autênticas pérolas de colecção, apesar de nascerem com o propósito de protagonizarem provas de slot.
Slot Art será um desses exemplos, em que me atrevi à aquisição duma dessas peças de "artesanato".
Adquirida a peça de resina pré-pintada número 107 duma série de 150 exemplares, rápidamente nos leva ao arrependimento, mal começamos a olhar para ele. Deitadas as mãos à cabeça, percebemos também que o remédio é mesmo só um, deitar mãos-à-obra.
Mas começamos a vêr a obra a crescer e cresce-nos rápidamente a vontade de começar a aprimorar cada pormenor.

Não sendo as instruções do melhor, existe imediatmente a necessidade de se recorrer a imagens do modelo real, para melhor percepcionar cada um dos pormenores.
Não falta até de origem, a representaçào do sistema de enchimento dos pneus em andamento, mas é necessário que consigamos através do pincel, fazer avivar esse pormenor.
E a cada pincelada a obra vai aparecendo, enchendo-nos de orgulho pelo que vamos percebendo conseguir ainda fazer.
E de facto, o resultado final é tão brutal, quanto o brutal Hummer H3 que Robby Gordon levou ao Rally Paris-Dakar no ano de 2012.
Sugere o fabricante, uma vez que toda a peça vem desprovida de qualquer mecânica, que nos socorramos do chassis da Ford Pro Truck do fabricante Ninco, ou de outra qualquer mecânica que se adapte à distância entre eixos que este monstro detém. 
Lembrar que na realidade, fôra este Hummer inscrito como sendo um Buggy, o que o obrigava a socorrer-se exclusivamente de tracção traseira. E assim sendo e querendo manter a equivalência com a realidade, todo o conceito da Ford da Ninco foi por mim aceite como tendo sido a melhor opção. Para as rodas, sugería-se que se optasse por jantes da Mittos para que se podessem adaptar os insertes das jantes, coisa que aproveitei para também fazer, bem como incluír ainda desse mesmo fabricante, os pneus e ainda os amortecedores.
Depois, já que o chassis era Ninco, aproveitei também a base desse fabricante, para repousar em exposição este pequeno monstro de que tanto me orgulho.
No folheto da Slot Art, constam as informações básicas para que possamos levar este projecto, avante.
Referir apenas, que o peso final é demasiado elevado para que alguém possa com ele ambicionar a qualquer resultado de relevo, para além do sucesso que estou certo conseguir, com o verdadeiro espectáculo que deverá ser, vêr desfilar uma besta destas.

Eis o Mazda RX-7 - Revoslot

Já anunciado, temos agora oportunidade de melhor poder apreciar as linhas do Mazda RX-7 do fabricante de modelos à escala 1/32, Revoslot.
Das duas versões participantes em Daytona, este fabricante edita um conjunto que contempla os dois modelos. De magnífica aparência, este japonês parece mostrar potencial para poder marcar o seu espaço no seio da modalidade.
Mas edita-se uma terceira versão,  cuja carroçaria se mostra com diferenças relativamente aos modelos de Daytona. O tipo de alargamentos da carroçaria ao nível das rodas e o seu spoiler frontal, apresentam interpretações aerodinâmicas substancialmente distintas.

A dúvida que nos assalta, prende-se em qual das preferências recairá o nosso maior interesse.
Parabéns Revoslot, por nos trazer tão interessante modelo que tão esquecido tem sido.

domingo, 20 de julho de 2025

Campeonato Thunder Slot - AE Slot Club

Decorreu no AE Slot Club a terceira jornada do Campeonato Thunder Slot Classic Series.

Tudo leva a crer que o êxito tenha estado a ser conseguido com estes pequenos bólides, com um registo de participantes verdadeiramente assinalável.


Para além dos habitués, contou este clube com a presença de alguns regressados, a somar ainda a alguns rookies, que terão elevado o ambiente áquilo que sempre se deseja.

Ao que parece, houve um claro vencedor, mas os restantes degraus do pódio, terão sido bem suados.

Agora, vai haver mais, mas só para Setembro.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Endurance Series Portugal - Grupo C

Vai iniciar-se em Novembro, um campeonato de endurance com tempo de prova de 3 Horas, que percorrerá quatro pistas de quatro distintos clubes do país.
 Serão admitidos modelos da categoria Grupo C da escala 1/24 e mais pormenores serão mais tarde adiantados. Para já, datas e Clubes encontram-se anunciados no cartaz de divulgação desta iniciativa.