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sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Novidades Slot.It para este final de ano

Depois do vencedor, a Slot.It faz-nos agora chegar o segundo classificado da edição de 2012 das 24 Horas de Le Mans.
Trata-se do Audi R18 e-tron Quattro dos pilotos Tom Kristensen, Rinaldo Capello e Alan McNish, um modelo da categoria LMP1.

Bonito e com os habituais acabamentos deste fabricante, conta com a efectiva tracção total, num sistema mecânico desenvolvido pela Slot.It e que recorre à existência de uma correia dentada.



Mas é o Mercedes 190 E que se vê agora como uma das estrelas da companhia.
Campeão do DTM no ano de 1992, Klaus Ludwig vê assim chegar ao mundo dos slot cars a réplica deste que o ajudou a atingir o ceptro maior. E por isso, a sua edição nas habituais caixas de cartão com que a Slot.It abrilhanta estes acontecimentos.
E não tenhamos dúvidas, É BONITO!

É já dia 13 ....

É já no dia 13 próximo, que na Ó Vidrinhos Slotcar, se realizará a prova de resistência com a duração de 3 Horas.
Destinada a equipas de dois ou três elementos, será esta dividida em duas sessões de 90 minutos cada, em que se define um período diurno e outro nocturno. Para isso, as "máquinas" da escala 1/24 apoiadas em mecânicas Scaleauto, deverão encontrar-se munidas de sistema de iluminação próprio, para enfrentar a fase mais difícil da contenda.
Nos dias 5, 9, 10 e 12, a pista encontrar-se-á disponível entre as 20 e as 23:30 horas para treinos livres, com a particularidade de a partir das 22:00 horas esta passar a encontrar-se às escuras, podendo assim serem efectuados também, testes similares ao que as equipas encontrarão depois, em situação de competição pura.

         Equipas  participantes.            

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

A aparência engana - Puma VS Yaris - Scalextric/SCX

Duas das últimas criações da Scalextric/SCX referentes a modelos da categoria maior do mundo dos ralis da actualidade, apresentam um visual enganador.
Quando olhados com despreocupação, fica a ideia de que o modelo americano apresenta cotas avantajadas relativamente ao pequeno nipónico.
Mas a realidade, mostra-nos que assim não é.
128,17 mm para o Puma, é o que se regista no paquímetro desde o lábio da frente até ao limite traseiro da sua carroçaria. Mas neste caso, será preciso acrescer mais 1,5 mm, que é quanto o chassis se prolonga para além do limite mais recuado da carroçaria. Portanto, para o Puma poderemos considerar 129,57 mm no total entre extremidades, aileron à parte. Enquanto isso, o Yaris regista nas mesmas condições, um máximo de 132,25 mm entre as extremidades frontal e traseira.
Mas quando nestas medições tomarmos em consideração a existência dos ailerons, assumirá o Ford 136,20 mm como comprimento total e 137,30 mm para o Toyota. Algo de pouca relevância, mas que permite constactar o quanto a imagem do pequeno Yaris se torna enganadora.
De maior importância para o desempenho dinâmico que cada um possa ter, já serão as suas alturas, onde o Ford torna a ganhar em todas as cotas da carroçaria, mas sobretudo se atentarmos ao facto desta diferença ser registada na capota e sobretudo, nos ailerons, afinal, a parte mais recuada de ambos.
Quanto à evolução técnica de ambos, parece termo-nos deparado com um certo retrocesso.
A primeira aventura mundial da tracção total à escala 1/32, aconteceu e tal como na realidade, com um Audi Quattro. Embalado por este modelo dos aneis alemães que começou a dominar o mundial de ralis, a Scalextric acabaria por inovar também no reino dos tracção total, com similar modelo.
Esta fazia-se pela inclusão de polias solidárias com as jantes, por onde corria um elástico, apenas um,  que ligava o eixo posterior de tracção directa ao motor, ao eixo da frente, proporcionando deste modo a transferência de potência desde o eixo posterior até ao eixo anterior.
Alguma ineficácia do sistema, levaria o fabricante a optar pela inclusão de duas correias, uma de cada lado no modelo seguinte, o Ford RS 200. Porém, nem assim a Scalextric sentiu a eficácia do sistema, o que os levaria mais tarde a reformular o conceito, acabando por desistir das correias, substituídas por eixos munidos de cremalheira, tanto atrás como à frente.
O primeiro Subaru foi um desses exemplos, onde através de motores munidos de veios alongados para a frente, se permitia que um segundo pinhão fizesse o seu ataque directo a uma cremalheira incluída no eixo anterior. Esta opção foi mantida por vários anos, até ser banida recentemente para os novos modelos de rali da Scalextric/SCX.

Retomou-se então o velho conceito dos Audi Quattro numa espécie de regresso às origens, mas com uma pequena nuance. Se as quatro jantes se vêm novamente solidárias a uma polia, aqui perde-se agora um dos eixos.
À imagem duma nova filosofia deste fabricante em que a generalidade das suas criações se vê isentada de eixo frontal, também estes novos WRC assim se viram projectados. Temos então modelos com rodas independentes à frente, o que obriga à utilização de dois elásticos, se pretendermos manter a efectivação da tracção total.

A manutenção do patilhão com mola, ajuda à inexistência de qualquer suspensão frontal, como forma de contornar as pequenas deformidades encontradas nas pistas. Contudo, o Yaris apresenta uma grande vantagem relativamente ao Puma. Munido este último de um chassis absolutamente rígido, o Toyota opta agora pelo velho sistema de berço para o motor, que mantém acoplado o eixo traseiro de tracção.  Permite isto alguma basculação do conjunto, o que se mostrará de enorme importância, aquando da sua utilização em pistas com grandes irregularidades.

Quanto aos pesos, continuamos a vêr o Ford em vantagem, ainda que por escassa margem.

sábado, 29 de novembro de 2025

Ei-los...... - BRM

Foi penosa a espera, mas finalmente, "ei-los".
Já há muito anunciados pelo fabricante BRM, criou alguma ansiedade por entre os amantes da modalidade, o atraso da sua chegada.
E finalmente iremos ser contemplados com a chegada dos Ferrari 330 P4 e 412P.
E numa primeira edição, chegam-nos três versões.
Com o número 24 o modelo incrito pela "Equipe National Belge" em Le Mans no ano de 1967 e que veria a culminar a mesma no terceiro lugar final.



Com o número 33 e na côr amarela, a versão da "Ecurie Francorchamps" que participou em Daytona mas que não completaria a mesma, numa edição em que as três primeiras posições acabariam por pertencer a modelos semelhantes, um P3/4 em primeiro, um P4 em segundo e um 412P em terceiro.

Com o dorsal 4 temos uma versão oficial que participou nos 1000 Km de Monza no mesmo ano de 1967, tendo-a completado na segunda posição e a que pertenceria a vitória final a modelo igual e igualmente oficial.
De inquestinável beleza, considerado mesmo como o mais bonito Sport Protótipo de sempre, eis que poderemos finalmente com eles, preencher e abrilhantar novas grelhas de modelos de slot car à escala 1/24.

Temos também as versõrs em Kit, para que possamos com mais facilidade pôr estes carros de corrida à nossa medida.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Toyota GR010 - Slot.It

A Slot.It mostra-nos o novo e belíssimo Toyota GR010
Esta versão inicialmente editada, respeita à vitória na prova em São Paulo no ano de 2024.
Buemi, Hartley e Hirakawa foram os pilotos que levaram a bom porto mais esta etapa do campeonato mundial destinado a este tipo de carros.
De tequinte máximo, não parece esta miniatura apresentar pontos merecedores de críticas desfavoráveis.
Será agora necessário aguardar a sua estreia nas pistas, para que melhor possamos entender o seu potencial dinâmico.

Contráriamente ao que as côres podessem sugerir, pela sua elevada predominância da côr preta, a miniatura mostra-se extremamente bonita e onde as suas linhas acabam por não ser abafadas por este aspecto.

Mecânicanente nada de novo a assinalar, muito por se manter o fabricante fiel às suas apostas para esta categoria de carros.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Novidade Le Mans Miniatures

Da Le Mans Miniatures, chega-nos pela primeira vez ao mundo dos Slot Cars o Lorraine-Dietrich B3, vencedor da edição de 1924, a segunda edição da grande clássica de resistência francesa.

Este modelo da escala 1/32, não havia nunca sido abordado por nenhum fabricante até à presente data, pelo que, pelo seu real simbolismo, será sempre para os apaixonados de Le Mans uma acarinhada peça de coleccionismo.Da parte da Hobby Classic, havia-nos já chegado o estreante de vitórias desta mesma prova, o Chenard & Walcker, na edição de 1923.

Entretanto, aprontam-se também as chegadas dos vencedores de 2024/25, os Hypercar 499P da Ferrari.

Outra novidade integrada na série dedicada aos vencedores desta prova, "The Le Mans Winners Collection" por parte do fabricante Slot.It, é a edição de mais dez modelos.


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Partiu José Carlos Nóbrega.

Deixou-nos hoje, um incontornável nome do slot português.

José Carlos Nóbrega era praticante, mas a sua paixão levou-o a especializar-se na criação de mecânicas à escala 1/24, criando os seus próprios chassis. Parte assim mais um amigo apaixonado pela modalidade!

A toda a família enlutada, o Blog Slot Outra Dimensão endereça as mais sentidas condulências.