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quinta-feira, 31 de julho de 2025
NSR - Novas decorações
A decorar os 500, o sempre apelativo sponsor da "Jägermeister".
E para o GT40, nada melhor que o azul e laranja da "Gulf".
Para os Corvette, cai que nem uma luva a decoração oficial.
6 Horas Internacionais do Porto - Slot Clube do Porto
Lista de inscritos:
Absolute Beginners
Slot Clube do Porto,
Fenix Slot Race,
Mafi Nortada Racing,
Cat Racing Team
DanDryer Slot
CAC (Clube Automóvel do Centro)
Racing Slots VR (Vila Real)
Fast Wheels
AESLOT Club
SRC Portugal.
Classic Drivers.
Guimarães Slot Clube.
Horse Racing.
Representando já norma e como consolidação do êxito que esta prova tem conseguido marcar dentro do panorama nacional da modalidade e na categoria das competições de Endurance, para esta edição, este clube regista mais de uma dezena de inscrições, capazes de cada uma delas contribuir para o espectáculo que esta modalidade proporciona.
A contínua adesão de alguns clubes e participantes, certifica o prestígio já ganho por esta organização e personifica a paixão que nos une a todos. É pois por essa razão, que este clube redobra o entusiasmo na recepção das equipas forasteiras, desejando as boas-vindas a todos quantos com a sua presença venham a abrilhantar mais esta edição.
Manifesta pois a rganização a todos sem excepção, um sincero e sentido agradecimento.
A Organização das 6 Horas Internacionais do Porto
terça-feira, 29 de julho de 2025
Ferrari 296 -Sideways
Trata-se do Ferrari 296, uma máquina que tem marcado terreno com resultados de elevado relevo nas competições por onde tem militado.
Com o mesmo nível de acabamentos que já lhe reconhecemos nos modelos anteriores, estamos por isso perante mais uma extraordinária peça que pode assimilar a componente competição, à do coleccionismo.
São para já duas as decorações disponibilizadas, mas atendendo à extensa gama destes modelos que têm preenchido as grelhas de competição por todo o mundo, será de esperar que este leque de oferta se venha a alargar.
Mas como tem também sido apanágio deste fabricante, os modelos em kit também verão a luz do dia, o mesmo acontecendo com o Ford GT, modelo que tinha já chegado até nós, tanto em acabamento final, como em kit.
domingo, 27 de julho de 2025
Dream Slot Cars - Uma experiência falhada
Com a original ideia de representarem os carros por países, poderiam por aí ter atraído atenções mundiais. Elaboraram um único modelo de carroçaria em "clear", pintando-os de côres diversas a que poderia depois o cliente escolher a côr para posteriormente decorar o seu modelo com decalques alusivos ao seu país, folhas essas que eram também facultadas pelo fabricante.
Tendo-os dotado de chassis em plástico, conseguiram para além do ganho de peso tido nas carroçarias, somar também aqui mais algum ganho.
Mas este projecto, não tenho dúvida, teve como fonte de inspiração um modelo com algumas décadas de existência. O Cucaracha, um carro de todo inventado pela Cox, apresentava uma carroçaria de linha extremamente baixa, que recebia um chassis ultra-leve de formato triangular e em alumínio, que se fixava à carroçaria por encaixe por pressão, na zona do eixo traseiro.
Esse encaixe ajudava a que o conjunto chassis/carroçaria funcionassem entre eles como uma dobradiça, ou seja, sob o quase exclusivo pêso do próprio motor. Mesmo que as rodas da frente tivessem que contornar saliências da pista, a eficiência do patilhão na calha, mantinha-se, por força da gravidade, sem recurso à utilização de qualquer mola para o efeito, como acontece habitualmente nalguns modelos de rali e quase obrigatóriamente, nos de TT.
Esse princípio foi também aqui aproveitado nesta mais recente criação. Apenas se complicou tudo um pouco mais, pelo facto da inexistência do encaixe do eixo traseiro que não se pode fazer directamente à carroçaria, visto esta que é em "clear - plástico muito fino", inviabilizar essa possibilidade. Como resultado, surgiu um duplo chassis que permite que a carroçaria se fixe nele através de grampos laterais e que se fixa ao sub-chassis principal que sustenta o motor e o patilhão, na zona do eixo traseiro.
As folhas de decalque permitiam depois que identificássemos cada modelo, com a nossa nacionalidade.
Eram também facultados elementos metálicos, tanto para o embelezamento do centro das jantes, como para lastrar os modelos. Mas a realidade não é como a imaginamos e as leis de mercado acabam por definir as regras do jogo.
sábado, 26 de julho de 2025
Targa Flório 1970 - Porsche 908/3 NSR
Com curiosas decorações apresentadas para cada um dos modelos e sob o patrocínio da Gulf para três deles, a versão 12 era entregue aos pilotos Jo Siffert/Brian Redman, o 36 a Waldegaard/Richard Attwood, o 40 a Leo Kinnunen/Pedro Rodriguez e o 20, inscrito pela Porsche KG, a subsidiária austríaca da Porsche, a Vic Elford/Hans Herrmann, com este último integrado no grupo, mas sob as côres vermelha e branca da subsidiária da Austria. Também a curiosidade de a cada um deles ter sido atribuído um naipe de cartas e assim, as copas viriam a ser atribuídas ao modelo 20, as espadas ao 36, os ouros ao 12 e os paus, ao 40.


quinta-feira, 24 de julho de 2025
Considerandos - Os Hummer e companhia...
Tendo esta realização ficado restrita às duas rodas motrizes, acabei por me servir para o seu desenvolvimento dinâmico, de um chassis e respectiva mecânica, das Pick-Up do fabricante Ninco, por apresentar um conceito simples e eficaz, mas beneficiando ainda do grande argumento que é, repartir a mesma distância entre eixos.




Mas no fundo, para mim qualquer deles tem o seu encanto e por isso, qualquer um me serve, mas se é ferrenho das disputas ao décimo de segundo, então esqueça tudo isto e prepare uma máquina a sério, partindo de uma bela máquina de tracção integral, optando por polías e correias dentadas, um belo motor que esteja na berra e jantes e pneus de um fabricante consagrado. Mas depois, bem, não se queixe da conta final....