domingo, 14 de novembro de 2021

Nissan GT-R Nismo GT3 - Slot.It

Sendo a categoria GT3 uma das que mais interesse tem vindo a despertar de entre os actuais fabricantes mais activos e começando a sentir esgotar-se o filão da sua forte aposta na linhagem dos Grupo C, também a Slot.It sentiu necessidade de se imiscuir nesta categoria.
Depois das apostas "experimentais" no Maserati e no Nissan Skyline, eis que surge o primeiro verdadeiro GT3, o fantástico Nissan GT-R Nismo.
Encontrando-se para muito breve a sua chegada ao mercado, não deverá demorar muito para que possamos proceder a uma análise cuidada e mais acertiva sobre as características deste belo exemplar.
No entanto salta à vista um defeito que se tem tornado comum numa série de modelos deste fabricante e que se trata do desacerto das rodas relativamente às cavas das rodas, pelo menos num dos lados.
E as fotografias já disponibilizadas pelo fabricante mostram justamente o que acima de afirma. Se do lado esquerdo tudo parece correcto, do lado direito, é notório esse mau aspecto proporcionado por esse erro.
Mas no geral tudo parece agradável, mas como tem sido recorrente a existência dos maus moldes neste fabricante, estamos ainda por ver ao pormenor, como será neste caso. As imagens actuais não permitem esse tipo de avaliação, mas se esses erros não existirem, comprova-se então que terão existido progressos nesse sentido.
Quanto ao resto, parece encontrar-mo-nos perante um soberbo modelo, que poderá eventualmente vir a surpreender no mundo da competição, dadas as suas brutais cotas, bem como as habituais características dinâmicas em que a Slot.It aposta numa constante evolução e nos consegue oferecer.
E esperemos então pela chegada de um modelo que marcou positivamente o automobilismo de competição.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Para o inicio de 2022 - Ferrari 512M

A Slot.It disponibilizou as primeiras imagens do seu futuro modelo Ferrari, que se encontra com data agendada para Abril de 2022.
E se o Ferrari 330 P4 despertou as maiores cobiças de entre os "Tiffosi", este 512M por certo proporcionará a mesma impaciência, visto tratar-se de um dos mais carismáticos modelos da marca, arrastando consigo um histórico de resultados e participações, que o torMonam num dos mais importantes e dignos representantes desta marca.

Participante na edição das 24 Horas de Le Mans no ano de 1971 e pertencente à equipa de David Piper, foi pilotado por Chris Craft e David Weir, vindo a classificar-se no quarto lugar da geral, depois de ter sido quadragésimo quarto classificado à passagem da segunda hora de prova.
Será editado sob a referência SICA51a e será mecânicamente servido por um berço de motor com Offset de 0,5mm e um motor V12/4 de 23.000 rpm colocado em posição sidewinder.
Estranha-se não se encontrar esta edição integrada nas criações sob o nome Polícia, dado ser essa a marca ligada ao "gigante" Carrera, detentor dos direitos de edição dos modelos Ferrari.
Notam-se contudo algumas imprecisões, apesar de nos encontrarmos ainda perante um modelo protótipo, pelo que nos abesteremos para ja qualquer crítica nesse sentido, preferindo esperar pela sua aguardada chegada, para o fazer.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Mais uma abordagem ao K2 - Sideways

Um dos último ataques do fabricante Sideways diz respeito ao único Porsche 935/K2 inscrito pela Kremer Racing na edição de 1977 das 24 H de Le Mans e teve aos seus comandos os pilotos John Fitzpatrick, Guy Edwards e Nick Faure
Esta tripla não lograria completar a prova mas para a história, fica mais este belo exemplar desenvolvido pelos irmãos Kremer e representante da marca de Estugarda e que terá marcado esta edição de 1977, por ter sido o primeiro e único exemplar desta evolução a calcar aquele palco de competição.
Partindo da base já nossa conhecida e de onde foram já realizadas quatro distintas referências por este fabricante, o que este nos traz de novo afinal, é uma nova decoração e um novo posicionamento dos retrovisores, embora muito similar aos instalados na versão com a referência SW45, tendo sido montados numa posição ligeiramente mais recuada.

Relativamente à decoração, existem alguns erros de dimensão dos logótipos, mas encontram-se no geral bem posicionados e correctos.

Mecânicamente mantêem-se as apostas já conhecidas, tanto ao nível da relação pinhão/cremalheira, como da própria motorização.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Sideways - Mais um M1 de Le Mans

Ja faltava na linhagem da Sideways este bonito BMW M1 participante na edição de 1981 das 24 H de Le Mans.
Inscrito pela equipa EMKA Productions Limited e pilotado pela tripla constituída pelos pilotos David Hobbs, Eddie Jordan e Steve O'Rourke, não lograria classificar-se, apesar de ocupar a vigésima quarta posição final.
Apesar do poderio apresentado pelo bloco de 6 cilindros M88 e dos seus 3.500 c.c. de cilindrada e duma máquina especialmente desenvolvida para Grupo 5, certamente que não seria este resultado, o esperado pela equipa.
Mas para a história, ficou a participação de um dos mais singelos e modestos M1 que terão existido, muito agradável à vista e sem a exuberância das côres que normalmente ostentam estes carros.
E que dizer da miniatura?
Se a secção frontal não apresenta erros de monta, a traseira já mostra um erro comum a outras anteriores edições. É que o conjunto óptico traseiro, para além de terem recebido um desenho distinto dos de série, deveriam também assentar num painel quase plano a toda a largura e não tal como é apresentado, com grelhas de arejamento nas extremidades e com a parte mais central, afundada na carroçaria. Também a tomada de ar lateral que surge no guarda-lama traseiro, deveria encontrar-se mais subida, com a parte mais estrita da mesma a dar seguimento à vinca que vem da porta.
Os centros das jantes são incorrectamente apresentados a dourado, quando o certo, seria na cor prata, algo em que não teria sido difícil acertar.
Quanto ao aspecto dinâmico, nada a dizer, dado serem sobejamente conhecidas as performances destes exemplares, cotados como dos melhores Grupo 5 deste fabricante.

terça-feira, 2 de novembro de 2021

NSR - McLaren 720S

Depois da Sideways se ter aventurado muito recentemente no lançamento do McLaren 720S, parece que também a NSR viu neste mesmo modelo uma apetecível oportunidade de nos fazer chegar mais um belo exemplar.
E ao que parece e a avaliar pelas imagens, muito pouco deverá haver por fazer, visto encontrar-se já em testes dinâmicos em pista.
Agora é esperar, até podermos perceber a qualidade enquanto maquete e enquanto modelo de competição, neste caso, no seio dos GT's, já que a concorrência se começa a mostrar nesta categoria, verdadeiramente cerrada e feroz.

Comemorativo do sexto aniversário - Thunder Slot

Como forma comemorativa do seu sexto aniversário e dedicado aos pilotos dos Lola, a Thunder Slot editou uma versão especial, com base no seu modelo de lançamento e entrada neste concorrido mercado.Não é já novidade, que este fabricante se encontra a direccionar as suas produções para outro tipo de modelos, contando-se para breve, a chegada de alguns inesperados modelos, como o Ford Mustang e até um Ferrari, o que no caso do primeiro, se encontra já em fase de testes preliminares para a sua chegada em breve ao mercado, continuando contudo a marcar a sua linhagem, com uma grande aposta qualitativa das suas produções.

Mas se a chegada do Mustang se espera já para este Dezembro, para o Ferrari a data prevista encontra-se marcada para a primavera de 2022.
Mas para já, fica-nos este bonito Lola comemorativo, de edição numerada e limitada a 480 peças, vestido num bonito bordeaux com barras prateadas.
Parabéns Thunder Slot.

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Lancia Totip - SRC

Da Slot Racing Company, depois da versão oficial com as cores da Martini e da versão da Grifonne em preto e dourado, eis que nos fazem chegar agora a versão com as cores da Totip, integrado numa série especial denominada "EDIÇÃO ESPECIAL OURO SRC".Limitado a 1015 unidades sendo todas numeradas, rapidamente se verá esta versão como objecto de cobiça por parte dos coleccionadores dos modelos de Slot.A versão agora apresentada, representa o modelo que participou na edição de 1986 do Rali de São Remo, com a dupla formada por Dario Cerrato e Giuseppe Cerri aos seus comandos.E como este fabricante já nos habituou, trata-se mais uma vez de uma verdadeira pérola de que poderemos desfrutar tanto para o mundo do coleccionismo, como da competição.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Sideways - O novo Mc'Laren 720S GT3

A Sideways apronta-se para lançar no mercado mais um dos modelos da sua última aposta, um dos carros que na actualidade milita nos campeonatos de GT3. Trata-se do Mc'Laren 720S, um dos protagonistas desta categoria e que tão boa conta de si tem dado nas pistas.A decoração escolhida para esta primeira edição, não é realista, mas encaixa na perfeição na sua linhagem de modelos vestidos com decorações históricas, sendo que esta, se mostra uma réplica bem conseguida da utilizada pelo modelo da mesma marca na edição de 1997, em Le Mans 

Esperemos que dinamicamente se mostre uma surpresa e que seja capaz de se bater com a anterior criação deste mesmo fabricante, o Ford GT.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O Formula F da National Racers 3D


Depois de ter mantido na minha posse um dos exemplares gentilmente cedido pela National Racers 3D, com a finalidade de poder testar e aquilatar as potencialidades deste pequeno bólide, chegou "finalmente" o momento de o poder ter feito.
Totalmente pronto a meter à pista, só faltava mesmo a oportunidade de o fazer, facto que se foi prolongando no tempo, com o meu desligar das competições causada pelas tremendas regras que nos foram sendo impostas com a diminuição de mobilidade e restrições espaciais, causadas pela Covid.
Originalmente, trata-se de um modelo fornecido totalmente em Kit, de fácil  montagem e tudo a adaptar-se na perfeição. Desagradável, apenas a missão de tratar da sua decoração, penalizada ainda pela ausência de superfícies lisas, próprias dos modelos produzidos pela técnica 3D.
Não contemplado no blister, está toda a parte mecânica. Qualquer material calibrado poderá ser aproveitado, mas o kit vem já munido das jantes, igualmente reproduzidas em 3D, mas poderá mostra-se complicado, conseguirem-se os pneus para a medida de jantes fornecida. Os semi-eixos frontais, são igualmente em plástico e fazendo parte do kit, mas nota-se a ausência do patilhão. O motor é de caixa pequena, onde se adaptam na perfeição os de origem NSR. Admitindo suspensões num berço que se encontra solto do chassis apenas na parte mais recuada, necessita que se tenham disponíveis alguns conjuntos de molas, até que se descubram as medidas e rigidez ideais para este modelo.
Mas a versão disponibilizada pelo fabricante, equipada já com os acessórios e medidas perfeitamente dimensionadas para o mesmo, permitiu que se tirasse dele todo o potencial, imediatamente.
Embora o kit permita algumas medidas de acessórios alternativos, requererá que se perca algum tempo nos testes com cada um deles, até que se entendam as melhorias proporcionadas por cada um.

E chegou a hora de levar finalmente o pequerrucho Fórmula F até ao terreno de testes, que aconteceu na pista permanente da marca Carrera, do Slot Clube do Porto.
E a verdade, é que a surpresa foi imediata. Capaz de um andamento muito vivo proporcionado pela extrema agradabilidade comportamental, podemos contar com um motor ajustado à sua delicadeza, onde a sua combinação com a suspensão proporciona um modelo dócil e onde os seus pneus de largura limitada, permite que se espremam as qualidades de pilotagem de cada um de nós.
E não haverá dúvidas de que um troféu ao jeito dos Fórmula Ford, deverá ser exito garantido.
Mas pelos vistos, a ideia já o fabricante a fomentou e em 8 de Outubro, terá inicio este interessante campeonato.
Parabéns National Racer 3D pela pérola que conseguiram criar e pela iniciativa e agora, porque já existe também, venha lá o Fórmula 1 Genérico.