sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Megane - Ninco

 Integrado na série "Ninco 1", eis que nos chega mais uma versão do Renault Megane Trophy, engrossando assim a fantástica série dedicada a este modelo.
 Com uma decoração deveras complexa, não deixará de ter os seus encantos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Comunicado oficial Slot.It - Audi R18

Porque surgiram no mercado alguns modelos cuja cromagem da capota e que consiste numa película autocolante, com alguns defeitos de enrugamento, o fabricante italiano Slot.It, acaba de enviar este comunicado por intermédio do seu distribuidor "IBB", que transcrevemos na íntegra:

Desde Slot.it, hemos recibido este mail informativo respecto a la calca cromada de su último modelo Audi R18 TDI:

Lamentablemente, por razones todavía difíciles de entender, pero que probablemente son debidas a un defecto en la capa de pegamento de la hoja utilizada, las calcomanías cromadas que cubren una parte del techo del modelo Audi R18, disponible en éstos días en las tiendas, pueden tener un aspecto arrugado, o ser fácilmente despegadas.
Creemos que el defecto se haya desarrollado durante el transporte, al secarse la calcomanía, ya que los modelos no presentaban éste defecto, cuando se realizó el proceso de registro de calidad habitual de la producción.
Con el fin de solucionar este problema, estamos preparando un kit de reparación que se podrá enviar de forma gratuita a cualquier cliente que lo solicite. El kit incluye dos copias de las calcomanía cromadas, para restaurar la decoración del coche, y estará listo en aproximadamente 15 días.
Pedimos disculpas por éste problema y también queremos asegurar que las próximas novedades, en particular CA22b Lola Rebellion, CA01-10th Audi R8C decennial, y CW12 R18 Le Mans Winner 2011, siendo cromadas con una técnica diferente, serán inmunes de éste problema.


Dear customer,

Unfortunately, for reasons that are difficult to understand, but that are most likely due to a defective glue of layer in the decal sheet, part of the chromed roof decals used on model CA24a Audi R18 may appear damaged (wrinkled or detached) on cars currently being in shops. We believe that the issue has developed during transportation, while the decal dried out, as the models had no sign of such problem in production, when we performed our usual quality check.
In order to fix this, we are preparing a repair kit which can be sent free of charge to any customer requesting it. The kit will include two copies of all the necessary parts to replace the damaged decal, to restore the car to the original expected decoration, and will be ready in approximately 15 days.
We apologize for the trouble caused. Please rest reassured that the forthcoming Lola Rebellion, Audi CA01-10th, and R18 LeMans winner 2011 (CW12) are not made using the same technique and do not have any of the aforementioned issues.


Uma vez mais, este fabricante demonstra a seriedade com que se apresenta no nosso pequeno mundo.

Capri Zakspeed - Mais dois .......

 Depois da Sideways nos ter feito chegar o interessantíssimo modelo da "Würth", chegou a vez de nos presentear com a não menos interessante versão com as cores da "Mampe".
 Estes brutais modelos que militaram no campeonato alemão DRM, irão muito provavelmente receber muitas mais atenções por parte deste fabricante, mas o agora editado, constitui sem dúvida uma das mais apelativas versões.
 Igualmente soberbo, a combinação cromática correspondente a este sponsor, parece torná-lo mais poderoso ainda.

 Mas quando lado-a-lado com o seu antecessor, podemos aferir de algo mais, para além de apenas o aspecto cromático. Existem algumas divergências de linhas entre ambos, algo inesperado dada a grande semelhança, mas que sem dúvida, se louva.
 E começamos por chamar à atenção do pormenor das grelhas de arejamento centrais, existentes no capôt-motor. Enquanto no primeiro estas vão de nervura a nervura, o agora chegado apresenta-se com as grelhas em tamanho muito mais reduzido.
 Além de mais reduzidas, surgem em ténue formato de "V", enquanto eram anteriormente, completamente rectas.
 Também a parte mais inferior da secção traseira, foi algo de perfecionismo, uma vez que passou a ser completamente a direito, tendo perdido na parte central, o recorte até então existente. Quanto à inversão das cores dos stop's, na verdade correspondem também à realidade, conforme se pode constactar pelas duas imagens mais abaixo, o que corresponde à colocação invertida dos mesmos, dada a sua simetria.
 E na mesma altura, fomos surpreendidos com a estranha edição não anunciada e de série limitada, de um Ford Capri semelhante, mas com uma inexistente decoração da "John Player Special".
 Sem dúvida interessante, foi pena não ter chegado para as encomendas, uma vez que cada representante em Portugal, foi contemplado com duas unidades apenas.
 De belo efeito apesar da não correspondência com a realidade, não choca no entanto, pois desde os tempos da Fly que temos vindo a assistir à chegada de versões deste tipo e que mais tarde se vieram a tornar autênticas preciosidades.
 Claro que este, não passará de um mero exemplar de colecção, mas o belo resultado estético não deixará certamente ninguém indiferente.
 À imagem do fabricante Slot.It, também esta série especial vem fornecida em caixa de cartão perfeitamente elucidativa, fugindo assim ao habitual blister.
 Curiosidade, é o facto deste ser limitado a 1008 exemplares e não 1000 como inicialmente anunciado.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Inspiração John Player Special

 Do Brasil, chegam-nos esta imagens que por certo terá recebido inspiração, ou no recentemente chegado Ford Capri da Sideways, ou simplesmente nos históricos feitos do extraordinário Emerson Fittipaldi nos anos 70, no seu Lotus 72D JPS.
 Mas qualquer que tenha sido a fonte inspiradora, o belo efeito do dourado sobre o preto resulta em pleno quando se sabe retirar o melhor partido da nobreza desta combinação.
 É o caso deste Alfa Romeo 33 da Slot.It em que não falta a distinta nobreza desta combinação histórica, sem dúvida mais associada ao mundo da Formula 1, mas que tal como se comprova, funciona bem sobre qualquer tipo de modelos.
Obrigado Brasil e ao nosso amigo Augusto Amorim.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estranho acontecimento

 O anunciado Ford Capri do fabricante Sideways que iria receber uma decoração sob as cores da JPS, chegou ao mercado. De edição limitada a 1000 exemplares, esperava-se ainda assim, alguma facilidade quanto à sua aquisição, uma vez que outros exemplos nos davam essa indicação. Foram os casos das edições de 1000 exemplares também, da Avant Slot por exemplo.
A loja "GT Team" havia encomendado apenas 6 exemplares para clientes que haviam previamente feito a encomenda. Mas afinal, apenas foram disponibilizados 2 e com a garantia de que não se arranjarão mais nenhuns.
Terão sido produzidos na sua maioria, para Inglaterra?

domingo, 16 de dezembro de 2012

Memorial Manuel Boticas 2012 - A prova

 Foi este sábado que se comemorou mais um "Memorial" pelo saudoso Manuel Boticas.
Desta vez a escolha para os modelos desta edição, recaiu em carros da categoria GT, equipados com os chassis HRS da Slot.It. e a prova de correu na pista do Clube Slot de Braga. Depois do salutar convívio que são sempre estes momentos, o grupo de pilotos rumou a um restaurante da terra para a também habitual entrega de prémios correspondente aos campeonatos de Slot que decorreram no corrente ano.
 Dois Corvette, dois Pagani Zonda, um Lamborghini e um Ferrari, foi a escolha das seis equipas que se fizeram presentes. Grata, foi a presença da equipa vimaranense constituída por elementos do GSM, Guimarães Slot Clube e ainda de Rui Costa, o homem que se desloca com alguma periodicidade, de Viana do Castelo até Braga e que dividiu os comandos do único Ferrari com Filipe Gomes . As restantes equipas eram bracarenses e contava-se uma vez mais com grande luta pela vitória, sobretudo vinda das duas equipas do Clube Slot de Braga e a do GT Team.
 Acabaram por ser mesmo esses os principais protagonistas da edição de 2012 deste Memorial. Mas antes disso, teve lugar a prova de qualificação, onde o Clube Slot de Braga - Smoke Off, acabaria por impor-se conseguindo o melhor registo.






 Calhas escolhidas e pilotos no seu lugar, iniciou-se a contenda. Como esperado, a luta foi aguerrida, tendo Emídio Peixoto ao fim de 30 minutos de pilotagem, conseguido terminar a primeira calha com uma vantagem de uma volta sobre Augusto Amorim do GT Team. Prometia pois muito, esta prova.
 E a segunda calha levava ao segundo turno consecutivo para Emídio Peixoto, enquanto Augusto Amorim cedia a pilotagem a Rui Mota. Este, parecendo não acusar a falta de ritmo pelo facto de não fazer provas, destrona mesmo os homens do comando, deixando o GT Team  no final da segunda calha com uma volta de vantagem sobre os anteriores comandantes. Marcando também um poderoso ritmo e mantendo o terceiro posto, estava a segunda equipa da casa que após duas calhas se posicionava apenas a três voltas dos primeiros ao fim de uma hora de prova. Estava a ser uma corrida verdadeiramente sprint e que deixava os pilotos com os nervos à flor da pele.
Surpresa começava a ser a presença dos homens de Guimarães, cujo desconhecimento da pista constituía um verdadeiro handicap, mas que ainda assim, os posicionava na quarta posição. Mais atrás um pouco, "SS Motorsport" e "Casa dos Segredos 69", encontravam-se em igualdade de voltas, o que comprovava que também que ninguém se encontrava na disposição de ocupar a cauda da prova.
 O equilíbrio prometia guerra até ao final, mas infelizmente o Lamborghini acabou por ter um incidente com o Ferrari, o que o deixou a partir desse momento completamente instável. Uma série de passagens pelas boxes, começavam a retardá-lo, permitindo à segunda equipa da casa a ascensão à segunda posição. Sem qualquer percalço, o GT Team consolidava-se como equipa comandante. Mais para trás, era Rui Costa que impunha os seus dotes de pilotagem para destronar os vimaranenses do quarto lugar e o team "SS Motorsport" acabariam por se deixar cair para o sexto e último lugar.
 
                                Classificação final                              

                             Modelos e troféus                              

Em primeiro, o Pagani Zonda que se mostrou mais regular e de extrema eficácia.

Uma sessão fotográfica fez parte da festa, no fim da prova.

O Clube Slot de Braga e o GT Team, fizeram questão de agraciar a filha de Manuel Boticas que se fez presente para a entrega de prémios aos participantes deste evento, em honra de seu pai.

 6º lugar - SS Motorsport
 
 5º lugar - Guimarães Slot Clube
 
 4º lugar - Casa dos Segredos 69
 
 3º lugar - Clube Slot Braga-Smoke Off
 
 2º lugar - Clube Slot Braga-Smoke On
 
1º lugar - GT Team
 
No final, rumou-se então a um restaurante local para a festa de fim de campeonatos, onde António Bernardino como figura maior do Slot bracarense, repartiu connosco o momento e saudosas antigas vivências







E festa sem bolo, não é festa......

                        A entrega de prémios                           












E assim finalizou mais ano de Slot em Braga e onde se espera um 2013 com grandes restrições financeiras que poderão vir a condicionar a saúde da modalidade. Da nossa parte, tudo faremos para tentar contrariar essa realidade.
Bom ano slotístico para todos os amantes dos Slot Car.