terça-feira, 16 de novembro de 2021

Sideways, em força...

De facto, o fabricante Sideways tem-se mostrado com grande fulgor no que toca a fazer-nos chegar novidades. Depois duma fase em que bem soube explorar o seu interessante Lamborghini Huracan, podémos usufruir do BMW B6, não tendo sido necessário muito tempo, para que também o Ford GT acabasse por ver a luz do dia, esperando menos ainda para nos espantarmos com o recente anúncio da chegada do espantoso Aston Martin Vantage AMR.
Mas anunciava-se em simultâneo com o Aston Martin, também o McLaren 720 S, que não deve tardar a chegar às bancas, anunciando-se também agora, mais duas novidades. Na verdade, poucos fabricantes se poderão gabar de tão forte pujança.
De que modelos se tratam estes dois últimos, é que não estará assim tão esclarecido. Se um deles se mostra em linhas, próximo do Nissan que a Slot.It dispôs no mercado tão recentemente, o outro, não dará para perceber de que modelo se tratará. No entanto, arriscaria que se tratará do Lexus ou Toyota Supra, modelos que militam na categoria dos Super GT's, no Japão.



segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Aston Martin Vantage AMR - Sideways

Em 2020 a Aston Martin levou a melhor na Classe LM GTE PRO nas 24 Horas de Le Mans.
A equipa Prodrive que inscreveu estes modelos, encontra-se sediada em Banbury, Inglaterra e fez alinhar dois modelos, onde estiveram aos comandos do modelo 95 os pilotos Nicki Thiim, Marco Sorensen e Richard Westbrook, enquanto no 97, alinharam Maxime Martin, Alexander Lynn e Harry Tincknell.
E para já, a Sideways mostra-nos como primeira realização sobre este modelo, depois de nos ter dado a conhecer o protótipo e a versão em kit, aquele que viria a classificar-se na terceira posição desta categoria daquela edição da prova francesa, ocupando a vegésima segunda posição da classificação geral, com o vencedor da classe, o Aston Martin gémeo a completar a mesma no vegésimo lugar.
Parecendo um modelo muito interessante, resta-nos aguardar a sua chegada e também do modelo que terá levado de vencida a classe desta clássica de resistência.

domingo, 14 de novembro de 2021

Nissan GT-R Nismo GT3 - Slot.It

Sendo a categoria GT3 uma das que mais interesse tem vindo a despertar de entre os actuais fabricantes mais activos e começando a sentir esgotar-se o filão da sua forte aposta na linhagem dos Grupo C, também a Slot.It sentiu necessidade de se imiscuir nesta categoria.
Depois das apostas "experimentais" no Maserati e no Nissan Skyline, eis que surge o primeiro verdadeiro GT3, o fantástico Nissan GT-R Nismo.
Encontrando-se para muito breve a sua chegada ao mercado, não deverá demorar muito para que possamos proceder a uma análise cuidada e mais acertiva sobre as características deste belo exemplar.
No entanto salta à vista um defeito que se tem tornado comum numa série de modelos deste fabricante e que se trata do desacerto das rodas relativamente às cavas das rodas, pelo menos num dos lados.
E as fotografias já disponibilizadas pelo fabricante mostram justamente o que acima de afirma. Se do lado esquerdo tudo parece correcto, do lado direito, é notório esse mau aspecto proporcionado por esse erro.
Mas no geral tudo parece agradável, mas como tem sido recorrente a existência dos maus moldes neste fabricante, estamos ainda por ver ao pormenor, como será neste caso. As imagens actuais não permitem esse tipo de avaliação, mas se esses erros não existirem, comprova-se então que terão existido progressos nesse sentido.
Quanto ao resto, parece encontrar-mo-nos perante um soberbo modelo, que poderá eventualmente vir a surpreender no mundo da competição, dadas as suas brutais cotas, bem como as habituais características dinâmicas em que a Slot.It aposta numa constante evolução e nos consegue oferecer.
E esperemos então pela chegada de um modelo que marcou positivamente o automobilismo de competição.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Para o inicio de 2022 - Ferrari 512M

A Slot.It disponibilizou as primeiras imagens do seu futuro modelo Ferrari, que se encontra com data agendada para Abril de 2022.
E se o Ferrari 330 P4 despertou as maiores cobiças de entre os "Tiffosi", este 512M por certo proporcionará a mesma impaciência, visto tratar-se de um dos mais carismáticos modelos da marca, arrastando consigo um histórico de resultados e participações, que o torMonam num dos mais importantes e dignos representantes desta marca.

Participante na edição das 24 Horas de Le Mans no ano de 1971 e pertencente à equipa de David Piper, foi pilotado por Chris Craft e David Weir, vindo a classificar-se no quarto lugar da geral, depois de ter sido quadragésimo quarto classificado à passagem da segunda hora de prova.
Será editado sob a referência SICA51a e será mecânicamente servido por um berço de motor com Offset de 0,5mm e um motor V12/4 de 23.000 rpm colocado em posição sidewinder.
Estranha-se não se encontrar esta edição integrada nas criações sob o nome Polícia, dado ser essa a marca ligada ao "gigante" Carrera, detentor dos direitos de edição dos modelos Ferrari.
Notam-se contudo algumas imprecisões, apesar de nos encontrarmos ainda perante um modelo protótipo, pelo que nos abesteremos para ja qualquer crítica nesse sentido, preferindo esperar pela sua aguardada chegada, para o fazer.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Mais uma abordagem ao K2 - Sideways

Um dos último ataques do fabricante Sideways diz respeito ao único Porsche 935/K2 inscrito pela Kremer Racing na edição de 1977 das 24 H de Le Mans e teve aos seus comandos os pilotos John Fitzpatrick, Guy Edwards e Nick Faure
Esta tripla não lograria completar a prova mas para a história, fica mais este belo exemplar desenvolvido pelos irmãos Kremer e representante da marca de Estugarda e que terá marcado esta edição de 1977, por ter sido o primeiro e único exemplar desta evolução a calcar aquele palco de competição.
Partindo da base já nossa conhecida e de onde foram já realizadas quatro distintas referências por este fabricante, o que este nos traz de novo afinal, é uma nova decoração e um novo posicionamento dos retrovisores, embora muito similar aos instalados na versão com a referência SW45, tendo sido montados numa posição ligeiramente mais recuada.

Relativamente à decoração, existem alguns erros de dimensão dos logótipos, mas encontram-se no geral bem posicionados e correctos.

Mecânicamente mantêem-se as apostas já conhecidas, tanto ao nível da relação pinhão/cremalheira, como da própria motorização.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Sideways - Mais um M1 de Le Mans

Ja faltava na linhagem da Sideways este bonito BMW M1 participante na edição de 1981 das 24 H de Le Mans.
Inscrito pela equipa EMKA Productions Limited e pilotado pela tripla constituída pelos pilotos David Hobbs, Eddie Jordan e Steve O'Rourke, não lograria classificar-se, apesar de ocupar a vigésima quarta posição final.
Apesar do poderio apresentado pelo bloco de 6 cilindros M88 e dos seus 3.500 c.c. de cilindrada e duma máquina especialmente desenvolvida para Grupo 5, certamente que não seria este resultado, o esperado pela equipa.
Mas para a história, ficou a participação de um dos mais singelos e modestos M1 que terão existido, muito agradável à vista e sem a exuberância das côres que normalmente ostentam estes carros.
E que dizer da miniatura?
Se a secção frontal não apresenta erros de monta, a traseira já mostra um erro comum a outras anteriores edições. É que o conjunto óptico traseiro, para além de terem recebido um desenho distinto dos de série, deveriam também assentar num painel quase plano a toda a largura e não tal como é apresentado, com grelhas de arejamento nas extremidades e com a parte mais central, afundada na carroçaria. Também a tomada de ar lateral que surge no guarda-lama traseiro, deveria encontrar-se mais subida, com a parte mais estrita da mesma a dar seguimento à vinca que vem da porta.
Os centros das jantes são incorrectamente apresentados a dourado, quando o certo, seria na cor prata, algo em que não teria sido difícil acertar.
Quanto ao aspecto dinâmico, nada a dizer, dado serem sobejamente conhecidas as performances destes exemplares, cotados como dos melhores Grupo 5 deste fabricante.

terça-feira, 2 de novembro de 2021

NSR - McLaren 720S

Depois da Sideways se ter aventurado muito recentemente no lançamento do McLaren 720S, parece que também a NSR viu neste mesmo modelo uma apetecível oportunidade de nos fazer chegar mais um belo exemplar.
E ao que parece e a avaliar pelas imagens, muito pouco deverá haver por fazer, visto encontrar-se já em testes dinâmicos em pista.
Agora é esperar, até podermos perceber a qualidade enquanto maquete e enquanto modelo de competição, neste caso, no seio dos GT's, já que a concorrência se começa a mostrar nesta categoria, verdadeiramente cerrada e feroz.

Comemorativo do sexto aniversário - Thunder Slot

Como forma comemorativa do seu sexto aniversário e dedicado aos pilotos dos Lola, a Thunder Slot editou uma versão especial, com base no seu modelo de lançamento e entrada neste concorrido mercado.Não é já novidade, que este fabricante se encontra a direccionar as suas produções para outro tipo de modelos, contando-se para breve, a chegada de alguns inesperados modelos, como o Ford Mustang e até um Ferrari, o que no caso do primeiro, se encontra já em fase de testes preliminares para a sua chegada em breve ao mercado, continuando contudo a marcar a sua linhagem, com uma grande aposta qualitativa das suas produções.

Mas se a chegada do Mustang se espera já para este Dezembro, para o Ferrari a data prevista encontra-se marcada para a primavera de 2022.
Mas para já, fica-nos este bonito Lola comemorativo, de edição numerada e limitada a 480 peças, vestido num bonito bordeaux com barras prateadas.
Parabéns Thunder Slot.

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Lancia Totip - SRC

Da Slot Racing Company, depois da versão oficial com as cores da Martini e da versão da Grifonne em preto e dourado, eis que nos fazem chegar agora a versão com as cores da Totip, integrado numa série especial denominada "EDIÇÃO ESPECIAL OURO SRC".Limitado a 1015 unidades sendo todas numeradas, rapidamente se verá esta versão como objecto de cobiça por parte dos coleccionadores dos modelos de Slot.A versão agora apresentada, representa o modelo que participou na edição de 1986 do Rali de São Remo, com a dupla formada por Dario Cerrato e Giuseppe Cerri aos seus comandos.E como este fabricante já nos habituou, trata-se mais uma vez de uma verdadeira pérola de que poderemos desfrutar tanto para o mundo do coleccionismo, como da competição.