quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Slot.it e o Ferrari 512M - As primeiras chamadas de atenção

A anunciada criação do fabricante Slot.It, espera-se, por se ter transformado num dos verdadeiros ícones da marca Ferrari, não venha a comprometer a bela imagem deixada na realidade, como aconteceu com a edição do Ferrari 330 P4, que acabaria por defraudar os Tiffosi, ao apresentarem uma carroçaria em que se somaram variados erros.
Estando nesta fase a ser apresentado como um modelo protótipo, sobra tempo para correcção de pormenores que são já detectáveis. Mas esperemos que assim seja e que não aconteça como em anteriores edições, onde se "topam à distância" erros passíveis de correcção, mas que tristemente acabamos por vê-los chegar ao mercado sem que nada tivesse sido feito para apresentar as peças ao melhor nível.
E para este 512M, poderemos começar já a indicar algumas imprecisões, todas elas de fácil correcção, à excepção eventualmente, dos pequenos "flaps" existentes nas extremidades do capô traseiro. Se compararmos Imagens do modelo real, com as da miniatura já mostrada, percebe-se na reprodução um ligeiro aumento das suas dimensões, bem como um excesso de altura a que se encontram as mesmas. Mas se essa alteração obriga à criação de novos moldes e ainda nos sobre paciência para admitir que não os corrijam, pelo menos que prestem mais atenção aos logos da "Shell" que neles se encontram e que foram estampados a lerem-se da parte de trás do modelo e não a partir da frente.

Outro aspecto prende-se com a existência do símbolo amarelo da Ferrari. De facto esse existe do lado direito, mas não do esquerdo. Mais abaixo percebe-se que a Slot.It o estampou também do lado inexistente.
Se atentarmos ao retrovisor único nesta versão e existente na capota, surge no seu topo uma luz. Infelizmente, este pormenor escapou e a miniatura virá pela certa, a ser equipada dum convencional retrovisor.


Na secção frontal e do lado direito do número 16, existe um autocolante de forma triangular e que será próximo duma côr laranja fluorescentes, contornado por um filete preto. Várias imagens assim o comprovam, mas infelizmente e sem que se perceba a razão, a Slot.It apresenta-nos esse pormenor, em amarelo.
E se há coisas que se percebem, outras são indesculpáveis. E para que se perceba a totalidade dos erros, teremos de esperar cerca de três meses. Aguardemos no entanto, que até lá, algo seja corrigido.

Também as extremidades dos guarda-lama das rodas da frente apresentam nesta versão uma espécie de lâminas de pequena dimensão e até pouco perceptíveis, mas que existem e que vão deste o farol até ao chapéu do "boneco da capa negra" do "Porto Sandman". Infelizmente, este pormenor não creio que possa vir a ser representado.
Valha-nos ao menos o facto da Slot.It na maioria das vezes conseguir a reprodução da linha dos modelos, bastante próximo do correcto e que neste caso, não parece ser excepção.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Toyota 86c - Slot.It

Da parte da Slot.It, chega ao mercado o quarto Toyota do modelo 86c, num representante do campeonato nipónico de Grupo C, no ano de 1986.
Não acrescentando nada às anteriores edições, a diferença acaba por se fazer exclusivamente pela nova decoração agora apresentada, a fazer lembrar um pouco o representante de Le Mans no ano de 1988, sob as mesmas cores do patrocinador "Minolta". 
Este representante do país do sol nascente, não lograria ir além da vigésima quarta posição final nos 1000 Km de Fuji, numa prova em que as três primeiras posições pertenceriam à Porsche e Jaguar.
Encontrando-se ao mesmo nível das anteriores edições, nada teremos a apontar relativamente à sua carroçaria, nem às questões mecânicas, já que repartem a totalidade dos seus conceitos.



 Claro que completará uma bela família, por ele formado e pelas três anteriores edições.

Sideways, em força...

De facto, o fabricante Sideways tem-se mostrado com grande fulgor no que toca a fazer-nos chegar novidades. Depois duma fase em que bem soube explorar o seu interessante Lamborghini Huracan, podémos usufruir do BMW B6, não tendo sido necessário muito tempo, para que também o Ford GT acabasse por ver a luz do dia, esperando menos ainda para nos espantarmos com o recente anúncio da chegada do espantoso Aston Martin Vantage AMR.
Mas anunciava-se em simultâneo com o Aston Martin, também o McLaren 720 S, que não deve tardar a chegar às bancas, anunciando-se também agora, mais duas novidades. Na verdade, poucos fabricantes se poderão gabar de tão forte pujança.
De que modelos se tratam estes dois últimos, é que não estará assim tão esclarecido. Se um deles se mostra em linhas, próximo do Nissan que a Slot.It dispôs no mercado tão recentemente, o outro, não dará para perceber de que modelo se tratará. No entanto, arriscaria que se tratará do Lexus ou Toyota Supra, modelos que militam na categoria dos Super GT's, no Japão.



segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Aston Martin Vantage AMR - Sideways

Em 2020 a Aston Martin levou a melhor na Classe LM GTE PRO nas 24 Horas de Le Mans.
A equipa Prodrive que inscreveu estes modelos, encontra-se sediada em Banbury, Inglaterra e fez alinhar dois modelos, onde estiveram aos comandos do modelo 95 os pilotos Nicki Thiim, Marco Sorensen e Richard Westbrook, enquanto no 97, alinharam Maxime Martin, Alexander Lynn e Harry Tincknell.
E para já, a Sideways mostra-nos como primeira realização sobre este modelo, depois de nos ter dado a conhecer o protótipo e a versão em kit, aquele que viria a classificar-se na terceira posição desta categoria daquela edição da prova francesa, ocupando a vegésima segunda posição da classificação geral, com o vencedor da classe, o Aston Martin gémeo a completar a mesma no vegésimo lugar.
Parecendo um modelo muito interessante, resta-nos aguardar a sua chegada e também do modelo que terá levado de vencida a classe desta clássica de resistência.

domingo, 14 de novembro de 2021

Nissan GT-R Nismo GT3 - Slot.It

Sendo a categoria GT3 uma das que mais interesse tem vindo a despertar de entre os actuais fabricantes mais activos e começando a sentir esgotar-se o filão da sua forte aposta na linhagem dos Grupo C, também a Slot.It sentiu necessidade de se imiscuir nesta categoria.
Depois das apostas "experimentais" no Maserati e no Nissan Skyline, eis que surge o primeiro verdadeiro GT3, o fantástico Nissan GT-R Nismo.
Encontrando-se para muito breve a sua chegada ao mercado, não deverá demorar muito para que possamos proceder a uma análise cuidada e mais acertiva sobre as características deste belo exemplar.
No entanto salta à vista um defeito que se tem tornado comum numa série de modelos deste fabricante e que se trata do desacerto das rodas relativamente às cavas das rodas, pelo menos num dos lados.
E as fotografias já disponibilizadas pelo fabricante mostram justamente o que acima de afirma. Se do lado esquerdo tudo parece correcto, do lado direito, é notório esse mau aspecto proporcionado por esse erro.
Mas no geral tudo parece agradável, mas como tem sido recorrente a existência dos maus moldes neste fabricante, estamos ainda por ver ao pormenor, como será neste caso. As imagens actuais não permitem esse tipo de avaliação, mas se esses erros não existirem, comprova-se então que terão existido progressos nesse sentido.
Quanto ao resto, parece encontrar-mo-nos perante um soberbo modelo, que poderá eventualmente vir a surpreender no mundo da competição, dadas as suas brutais cotas, bem como as habituais características dinâmicas em que a Slot.It aposta numa constante evolução e nos consegue oferecer.
E esperemos então pela chegada de um modelo que marcou positivamente o automobilismo de competição.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Para o inicio de 2022 - Ferrari 512M

A Slot.It disponibilizou as primeiras imagens do seu futuro modelo Ferrari, que se encontra com data agendada para Abril de 2022.
E se o Ferrari 330 P4 despertou as maiores cobiças de entre os "Tiffosi", este 512M por certo proporcionará a mesma impaciência, visto tratar-se de um dos mais carismáticos modelos da marca, arrastando consigo um histórico de resultados e participações, que o torMonam num dos mais importantes e dignos representantes desta marca.

Participante na edição das 24 Horas de Le Mans no ano de 1971 e pertencente à equipa de David Piper, foi pilotado por Chris Craft e David Weir, vindo a classificar-se no quarto lugar da geral, depois de ter sido quadragésimo quarto classificado à passagem da segunda hora de prova.
Será editado sob a referência SICA51a e será mecânicamente servido por um berço de motor com Offset de 0,5mm e um motor V12/4 de 23.000 rpm colocado em posição sidewinder.
Estranha-se não se encontrar esta edição integrada nas criações sob o nome Polícia, dado ser essa a marca ligada ao "gigante" Carrera, detentor dos direitos de edição dos modelos Ferrari.
Notam-se contudo algumas imprecisões, apesar de nos encontrarmos ainda perante um modelo protótipo, pelo que nos abesteremos para ja qualquer crítica nesse sentido, preferindo esperar pela sua aguardada chegada, para o fazer.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Mais uma abordagem ao K2 - Sideways

Um dos último ataques do fabricante Sideways diz respeito ao único Porsche 935/K2 inscrito pela Kremer Racing na edição de 1977 das 24 H de Le Mans e teve aos seus comandos os pilotos John Fitzpatrick, Guy Edwards e Nick Faure
Esta tripla não lograria completar a prova mas para a história, fica mais este belo exemplar desenvolvido pelos irmãos Kremer e representante da marca de Estugarda e que terá marcado esta edição de 1977, por ter sido o primeiro e único exemplar desta evolução a calcar aquele palco de competição.
Partindo da base já nossa conhecida e de onde foram já realizadas quatro distintas referências por este fabricante, o que este nos traz de novo afinal, é uma nova decoração e um novo posicionamento dos retrovisores, embora muito similar aos instalados na versão com a referência SW45, tendo sido montados numa posição ligeiramente mais recuada.

Relativamente à decoração, existem alguns erros de dimensão dos logótipos, mas encontram-se no geral bem posicionados e correctos.

Mecânicamente mantêem-se as apostas já conhecidas, tanto ao nível da relação pinhão/cremalheira, como da própria motorização.