quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Porsche 914/6 GT - Tergal - Slot Racing Company

Dos cinco Porsche 914/6 inscritos na edição de 1971 do Rali de Monte Carlo, apenas o modelo oficial tripulado por Björn Waldgard / Hans Thorzelius conseguiria almejar o final da prova, tendo este, conseguido uma honrosa posição no pódio, muito embora exactamente com o mesmo registo de 6:32:45 segundos estabelecido pela dupla constituída por Jean-Claude Andruet / Michel Vial ao volante de um Alpine Renault A110 1600 e batido pela armada da Renault, igualmente com os fantásticos Alpine A110.
Mas o que se torna hoje notícia é a edição do Modelo levado a essa edição da prova pela dupla espanhola constituída por Jose Fernandez / Juan Fernandez e que a Slot Racing Company nos disponibilizou sob as côres da "Tergal", totalmente equipado com material "Chrono" e munido agora com suspensões no eixo traseiro.
Para o desenvolvimento desta máquina, serviram-se de um novo chassis que apesar de munido de suspensões no eixo traseiro, não dispõe de berço independente para o motor, algo que não se perceberá muito bem, uma vez que este princípio faz já parte da sua política de desenvolvimento dinâmico nalguns dos seus modelo, como o Ford Capri por exemplo.
E este novo chassis trouxe um erro de cotas, já que as rodas traseiras deixaram de se encontrar centradas com as cavas da carroçaria, apresentando-se ligeiramente recuadas relativamente ao correcto local.
Também o conjunto da panela e das duas ponteiras de escape, surgem agora totalmente a preto, quando o tom acinzentado teria sido o mais correcto, como aliás tem sido até aqui apresentado nos anteriores modelos das séries correntes.
E a versão acima descrita que atingiria o pódio nesta mesma edição do rali mais famosos do mundo, faz já parte dos modelos editados e chegados até nós. Contudo, não era possível olhar para ele como um modelo com que pudéssemos participar em competições, com a veleidade de pretender um lugar no topo das classificações, dada a fragilidade do conceito que o equipa de série. Mas é agora possível equipá-lo com uma destas mecânicas, transformando-o numa peça que nos proporcionará alguma ambição.
Mas existem outras opções que permitem o seu apuro dinâmico. Isto claro, com o recurso a chassis 3D, que ao contrário da opção original, aceita berços independentes para motor igualmente em posição inline. E a grande vantagem desta opção, cinge-se ao facto de se poder trabalhar a basculação do conjunto, admitindo ainda uma maior variedade de opções das molas para o efeito de suspensões.
A imagem inferior mostra-nos os dois conceitos de soluções bem diferentes, ainda que ambas válidas.

Mas contra factos não há argumentos e este, será sem dívida um dos mais belos exemplares do 914/6, que surge também com a novidade na carroçaria, de contemplar à frente um conjunto de quatro faróis suplementares até agora não visto em nenhum outro modelo.
A desfeiar, um interior maioritáriamente branco e que descaracteriza em absoluto a sua identidade perante a versão real.
Mas foi mantida a rede/grelha existente logo após o pequeno óculo traseiro e que alberga abaixo de si o motor de seis cilindros que equipava este modelo.
Mas trata-se de mais um belo exemplo deste fabricante, que no sentido de fazer evoluir os seus modelos, proporciona assim aos apreciadores dos seus modelos, que deles desfrutem com um substancial aumento de prazer na sua pilotagem.

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