Translate

sábado, 16 de janeiro de 2021

Campeonato Clássicos 1/24 - Um campeonato inédito

Numa hercúlea iniciativa levada a cabo por Rui Noronha, um apaixonado amante do mundo dos slot car há muitos anos, resolveria levar à prática uma ideia que há muito lhe fervilhava nas veias.
O projecto consistia no fabrico de chassis e carroçarias por sua conta, mas tendo sempre por base modelos que tivessem militado em provas nacionais, incluindo as acontecidas em território ultramarino, anteriores a 1974, territórios esses de onde tinham nascido belíssimos teams que marcariam o panorama do desporto motorizado nacional, sobretudo de Angola.
Posta a ideia em pratica, o seu fabrico passaria a chamar-se "Bandido", mas limitado apenas o projecto ao fabrico e desenvolvimento do conjunto mecânico, passando a ser de variada origem e de material diverso, que abrange o plástico, a resina ou mesmo a fibra, as carroçarias.
E por trás deste homem encontra-se também uma invejável estrutura, já que se é da sua total responsabilidade a parte operacional de desenvolvimento e montagem dos chassis, as carroçarias obrigam para que se proceda a uma cuidada reprodução dos modelos escolhidos por cada participante e uma vez que não se repetem versões dos modelos existentes, a um estudo prévio das suas côres e decorações, bem como a encomenda das mesmas e sua posterior preparação para pintura e decoração.
Findas as duas tarefas, existe a necessidade de trabalhar os apoios entre carroçaria e chassis, de forma a que os seus chassis universais se adaptem a cada caso. Depois torna-se obrigatório o posterior teste dinâmico, de forma a poder-se proceder nas devidas condições à entrega a cada um dos felizes proprietários participantes das máquinas por que cada um terá optado, para tomar o seu lugar no que se espera venha a assumir-se como um campeonato com contornos verdadeiramente inéditos.
Mas o promotor desta iniciativa e depois do entusiasmo que terá gerado entre os praticantes, onde se conta já com a manifestação de interesse de cerca de setenta entusiastas, abriu mão de alguns aspectos previamente definidos, acabando por admitir a participação de chassis de outros fabricantes, incluindo fabrico próprio, desde que obedecendo a parâmetros obrigatórios.
O palco e centro nevrálgico para que esta iniciativa se desenrole e que poderá mesmo vir a tornar-se de índole internacional com a participação de elementos oriundos da Bélgica, encontra-se centralizado nas instalações do Guimarães Slot Clube, na cidade de Guimarães, sendo a sua pista de carácter permanente e de fabrico Carrera, a arena perfeita para que se esgrimam depois, outros argumentos.
Mas a ideia expandiu-se e fabricantes como Niemas, Jens, Parke, de Wachter, Ortmann, Brau, Andrey e Basas, são alguns nomes que poderemos já enumerar e que mostraram enorme interesse nesta iniciativa e forma de mostrar e fazer valer os argumentos dos seus produtos.
Já da parte dos pilotos, muitos terão sido acordados pelo interesse do ressurgimento de tão carismáticas máquinas, focando na sua mira o prazer do deleite, que se sobrepõe à disputa pelos lugares de classificação. Não deixará com isso de estar presente o aspecto competitivo, outro dos aspectos privilegiado por outro grupo de pilotos, que pautarão a sua presença pelo melhor registo competitivo possível.
São já várias as máquinas vistas a ser testadas, para nosso perfeito  deleite, mas que infelizmente toda a situação pandémica mundial tem vindo sistematicamente a condicionar e a adiar para data indeterminada, o início de tão louvável iniciatica. No entanto, é ao rubro e de forma impaciente que muitos dos entusiasmados pilotos aguardam a chegada do dia "D".
Aguardemos então pelo dia certo, para que se reúnam as condições para que o tiro de partida possa ser dado.

Sem comentários:

Enviar um comentário