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segunda-feira, 11 de julho de 2011

Um rali de aventura e máquinas invulgares

 O Rali Safari que se realiza no Quénia era um dos ralis mais duros do mundo a par do Rali do Bandama na Costa do Marfim, até ao surgimento da grande maratona "Paris-Dakar".
De certo modo, veio abalar o prestígio desta prova de grande dificuldade e que integrou durante alguns anos o Mundial de Ralis.

 Alguns modelos fizeram valer o seu argumento "resistência" para brilhar numa prova de invulgares características.
Dureza e dificuldades extremas, era o que com que mecânicas e pilotos podiam contar nesta prova.


 O matope, uma invulgar terra da "família da lama" e que provoca um efeito similar ao do gelo, era uma das ratoeiras com que em África se defrontavam os aventureiros.


 Riachos eram também uma certeza, obrigando a que os carros estivessem para isso preparados.

 Armações metálicas na frente e traseira dos modelos eram imperativos, já que a natureza selvagem trazia alguns dissabores.
 Modelos houve cuja presença em museus passou a ser uma honra para as marcas.


 Parques de automóveis de respeito, preencheram algumas edições desta carismática prova que chegou a integrar o Campeonato do Mundo de Ralis.

 Algumas soluções de recurso tinham que ser improvisadas pelos ambiciosos pilotos que impunham como meta, chegar ao fim.


 Mas o resultado final nem sempre condizia com as ambições dos participantes.
 E para o coleccionismo, esta é também uma temática que despertou algumas mentes.
 Este Porsche 911 fez parte da edição de 1974 finalizando-a na segunda posição, tripulado pela dupla Björn Waldgärd / Hans Thorszelius, numa prova ganha pelos locais Joginder Singh / David Doig, num Mitsubishi Colt Lancer.


 Modelo à escala 1/43 e editado pela Schuco, apresenta-se muito fiel e suficientemente pormenorizado ao nível dos acessórios que complementam o modelo base, como são os reforços dos pára-choques, buzinas extra, faróis suplementares, palas das rodas e protecções inferiors, etc. etc.

Um modelo mais a juntar a alguns outros que por uma razão ou por outra foram marcando o misticismo que o Safari arrasta.
 Desde a Volkswagen à Saab, Volvo ou Nissan, Ford ou Lancia, cada um na sua vez, lá foram fazendo incursões por África sempre na procura da conquista naquele que consistia o terreno mais duro do mundo.


 Foram editados muitos dos modelos participantes nesta clássica africana e dentre eles, alguns mereceram a atenção de vários fabricantes.
 Os cuidados e atenção prestados aos pormenores, marcam mesmo a diferença.
 Desde a colocação da decoração até à colocação e pormenor dos acessórios, acabam por ser muitos os factores que nos levam a ponderar na melhor opção.
 Como se vê embaixo, até a altura do modelo em cada um deles foi objecto de realização diferente.
 Pneus, jantes, piscas e reforço do pára-choques, encontram-se bem distintos em ambos os modelos.


 Como se verifica através das imagens, as diferenças são inúmeras, razão pela qual a aquisição do modelo da Schuco foi uma necessidade.


 A presença ou ausência de alguns logos como o da Coca-Cola no apêndice da tampa do motor e muitos outros como na capota, marcam a sua importância.
A Raidslotworld acaba de editar este modelo Iveco T5B 6x6 com inspiração no modelo de produção do famoso holandês De Rooy com as suas inúmeras participações no Dakar.
 Mecânicamente, encontra-se equipado com as últimas evoluções da PSR.

Ferrari 250 GT Berlinetta

 Mais uma versão da extraordinária "carrinha do pão" da Ferrari.
 De facto o nome em inglês atribuído a este 250 é "breadvan", aportuguesadamente "carrinha do pão". Faz algum sentido esta alcunha, sobretudo por fugir às habituais linhas coupé racing dos carros desta marca.
 Mas difícil é resistir aos encantos deste modelo, que a Carrera tão bem soube reproduzir. Pena tratar-se da escala 1/24.
Já anteriormente haviam editado a versão prateada, mas este, sempre corresponde mais fielmente às tradicionais cores do construtor transalpino.


Pinturas magníficas








quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais uma inovação da Slot.It

Os novos lastros passam a ser de tunguesténio, numa proposta da Slot.It, como forma de rebater a proibição do chumbo.
É certo que hoje em dia a necessidade de se recorrer a estes materiais não será tão necessária como dantes, pelo surgimento de pistas cada vez mais abrasivas que vão facilitando o necessário equilíbrio das máquinas. Mas como se recorre ainda a lastros para equilibrar os modelos, este fabricante contorna agora esta dificuldade criando em tunguesténio, este acessório que encaixa na perfeição no local inicialmente indicado para o íman. SP23 é a sua referência e representa um peso de 2,5g.

Com a referência SP24, estes lastros redondos com 6,3 x 1mm de espessura e o,6g de peso.

Mais curiosas são as massas também em tunguesténio, que permitem com facilidade adaptar-se a qualquer forma, por mais difícil que nos possa parecer. A referência é SP25.

Sempre na crista da onda, a Slot.It uma vez mais entra no campo das surpreendentes inovações.