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terça-feira, 12 de dezembro de 2017

3 Horas Resistência - O fecho dos campeonatos

 O culminar de mais uma temporada de competições do Clube Slot do Minho, ocorreu na pista permanente deste clube, numa resistência com a duração de 3 horas.
Para além dos associados do clube, estiveram ainda presentes convidados de Guimarães, de Aveiro e do Porto.
Esta prova tinha como objectivo maior o convívio entre os associados, que após esta rumariam para o jantar de final de ano. Mas aconteceu também acérrima luta dentro da pista na conquista por algumas das posições, entre elas, pela vitória.
E se os 10,759 da qualificação ditavam como o melhor registo pertencente à equipa Clube Slot do Minho, a prova ditaria outros candidatos mais aptos para a conquista da vitória final.O inicio prometedor desta mesma equipa foi-se desvanecendo ao longo da prova, com os fortíssimos desempenhos impostos tanto pela equipa do GT Team/ART, como da GT Team/ART 3, esta última integrando dois elementos do Slot Clube de Matosinhos. Acabariam mesmo por ser estes elementos secundados por David Azevedo, a conquistar a vitória absoluta, após um forcing final arrebatador.
O terceiro degrau foi também ele muito bem disputado, acabando por ser conquistado pela equipa MMZ.
Mas os méritos maiores terão que ser entregues a David Fernandes, que numa prova de tenacidade e  paixão pela modalidade, acabaria mesmo por participar pilotando pela primeira vez com a mão esquerda, já que a lesão por si contraída nos dedos da sua mão direita, o impediriam de participar. E mesmo percebendo das suas parcas possibilidades pela conquista de uma posição condizente com as suas naturais possibilidades, não baixava os braços, tendo demonstrado mesmo interessantes performances. Parabéns miúdo, mostraste ser uma força da natureza.

Momentos



 David Azevedo a sonhar com a vitória....e não é que conseguiu mesmo!







Os resultados











Classificação final



6º Lugar - Azelhas Slot Team

5º Lugar - ART GSC

4º Lugar - Clube Slot do Minho

3º Lugar - MMZ

2º Lugar - GT Team/ART

1º Lugar - GT Team/ART 3

Finda a pequena maratona, o destino foi o jantar entre os membros associados, onde o convívio versou temáticas de vária ordem e onde se procedeu também à entrega de prémios dos campeonatos internos e ainda ao sorteio dos brindes dos participantes do campeonato Luso-Galaico de TT.















 E a fechar o jantar convívio, breves palavras do presidente do Clube Slot do Minho.
E assim se fechou mais um ano de competições, com perspectivas de um 2018 pleno de actividades.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Lamborghini Huracan GT3 - Racer/Sideways

Mas que peça soberba!
Pouco mais se poderá dizer acerca da nova criação da Sideways.
Mas ainda antes de versar os atributos que esta criação nos merece, referir que surgem selos de garantia de inviolabilidade nas caixas destes Lamborghini, o que acaba por evitar o plástico transparente que normalmente reveste a totalidade das embalagens dos mini-modelos, algo também comum por exemplo, na Slot.It. Através deste método, o mini-modelo acaba por ficar muito mais exposto à vista, o que nos permite uma apreciação muito mais facilitada.
 Depois de vários anos em que a grande aposta desta linha da Racer, a Sideways, versou os modelos de Grupo 5, parece ter chegado a hora da mudança de rumo. Resta-nos agora ficar na expectativa de saber se esses fantásticos modelos de Gr.5 vão vêr  chegar o seu fim de linha, à imagem do que vimos acontecer aos modelos DP (Daytona Prototipe), que acabaram por vêr o seu desaparecimento prematuro com a chegada da reprodução desses colosso do campeonato alemão, ou se pelo contrário, veremos agora a aposta recaír em dois agrupamentos de elevadíssimo interesse.
 Mas o que a Sideways nos proporciona com este Lamborghini verde alface, é algo verdadeiramente fantástico. De linhas de uma fidelidade surpreendente, maravilha-nos ainda pela excelência da qualidade dos moldes que serviram para esta reprodução. De imperceptíveis uniões das várias peças que servem de molde para a sua criação, deixa-o só por isso, longe das mais recentes criações dos restantes fabricantes. A sua pintura é outro dos aspectos a salientar, onde surpreende sobretudo pela ausência de defeitos. A tampografia, apesar da simplicidade da decoração desta versão de apresentação do Lamborghini Huracan  na sua versão GT3, é simplesmente outro dos aspectos verdadeiramente notável.


 Mas se enquanto maqueta nos maravilha  o suficiente para preferirmos vê-lo antes na estante e não na pista, afinal com que poderemos contar na hora de comprovar a sua valência dinâmica?
Para já, uma incógnita, mas o certo é que este carrito não foi posto no mundo por parte deste fabricante, apenas para brincar.
 Posto de rodas ao léu, percebemos imediatamente que estamos perante uma nova aposta  de conceitos mecânicos onde a crença nos bons resultados terá sido uma realidade. Parece-nos até, uma cópia dos bem sucedidos modelos do concorrente Black Arrow. Ou será apenas a nova grande tendência do mundo dos slot cars?
Um chassis ultra-flexível graças às ranhuras existentes e que se prolongam desde o motor até ao patilhão, contribuirão para uma melhoria de comportamento, sobretudo quando presente sobre plásticos abrasivos, como é o caso das pistas Ninco. Mas se ao invés os pisos forem lisos, tipo Carrera, então há que tirar partido dos acessórios extra de que se faz acompanhar e de aplicação directa no chassis, obrigando ao enrijecimento do mesmo, ao anular a possibilidade de torção entre ambas as partes em que se divide o chassis.
Mas as inovações não se ficam por aí. Uma nova motorização, um novo patilhão plástico que proporciona diminuição de atrito, novos pneus e ainda novas jantes ao estilo das da NSR (air system), bem demonstram a grande aposta a que se devotaram com o lançamento desta nova linha dedicada aos modelos GT.
 Mas existem também já, mais duas durezas de chassis, sendo uma azul adoptada para pisos abrasivos , mais flexivel e uma vermelha para pisos lisos, mais rijo portanto.
Pode ver-se na imagem inferior, as jantes de que se faz acompanhar noeixo posterior.

 De carroçaria leve, regista 21,3gr quando montado com a totalidade ds peças originais, 0,7gr mais leve do que um dos possíveis adversários, o Ferrari F40 da Policar, uma carroçaria algo trabalhada de origem, pois representa já um ganho relativamente às de origem Slot.It.
Demonstra então isto, que também aqui e neste particular, a Sidewais terá feito uma vez mais um excelente trabalho de casa.
 E dotado de chassis azul, berço de origem Slot.It, suspensões da mesma origem e motor Scaleauto, encontra-se já este Lamborghini à espera da primeira oportunidade para poder demonstrar em pista até onde poderá ir o novo conceito deste fabricante. E assim se encontra equipado, por uma questão de regulamentos, pois interessante será aquilatar também a valia do equipamento de que se faz equipar originalmente, mas isso ficará para segundas núpcias.
Mas existem no imediato, pontos a referir como menos interessantes. São o caso dos parafusos das jantes e cremalheira por exemplo, que se danificam com extrema facilidade.
A largura das suas jantes, mais largas do que as da Slot.It, inviabilizarão tanto a montagem dos pneus deste fabricante, como os Spirit/Scaleauto, dois tipos de pneus de grande qualidade. No entanto, poderá a qualidade dos pneus originais justificar o seu uso em competição.
O berço do motor original, permite dois tipos de aperto, um à imagem da NSR com aperto único à frente, ou à imagem da Slot.It, com dois pontos de aperto. Isso é possível ver-se na imagem inferior, onde se encontra originalmente apertado na zona frontal por um ponto de apoio apenas. Ao seu lado, o chassis do Ferrari F40, onde se percebem os dois pontos de aperto.
A imagem inferior mostra-nos a jante esquerda original do modelo, com um pneu F22 da Slot.It. É notória a falta de ligação entre os dois elementos.
Outro aspecto onde a Sideways poderá ter pecado, prende-se com o berço do motor, Este permite apenas a montagem de motores do tipo caixa grande, não permitindo os motores Flat, isto é, na hora de os montar, estes ficariam muito altos relativamente à pista. A Slot.It resolveu a situação, criando uns adaptadores que ajustam a altura a que cada tipo de motor ficará fixo.
Mas todos os aspecto considerados menos bom, poderão afinal ser melhorados através da adopção de material de outros fabricantes. E assim, poderemos estar na verdade perante um dos mais promissores modelos de GT dos slot cars.
Parabéns Sideways por esta bela prenda natalícia.