Translate

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Campeonato Raid TT Entre Douro e Minho

 Nas instalações do Clube Slot do Minho decorreu a prova de arranque do Campeonato Raid TT Entre Douro e Minho, o maior e mais prestigiado campeonato do norte de Portugal destinado a este tipo de modelos.
 A competição dividia-se entre três classificativas, cujos modelos T2, T3 e T5 admitidos para esta competição, as deveriam cumprir por duas vezes, cumprindo um total de cinco voltas em cada uma das duas passagens.
 A organização esteve a cargo deste clube, mas trata-se de um campeonato cuja organização pertence aos três clubes aderentes, sendo portanto também, da responsabilidade do Slot Clube do Porto e Guimarães Slot Clube.


 E claro, a prova contou com os maiores aficionados de cada uma das entidades organizadoras e as máquinas encontravam-se no geral, com um nível de preparação bastante elevado.







 Houve luta intensa em cada uma das três classes, mas houve também modelos que acabariam por ceder, fruto das exigências de uma competição cujas ratoeiras acabam sempre por ser uma realidade.


 A competição foi pura e dura e cada um dos praticantes teve que se aplicar e saber tirar partido do melhor dos seus argumentos, ser rápido, mas também denotar alguma ciência e saber na gestão das suas provas.

 Um parque de excepcional qualidade foi reunido, onde sobretudo as máquinas da categoria T5  demonstraram um andamento verdadeiramente excepcional. Nuno Godinho conseguiria mesmo levar o seu camião de três eixos, um verdadeiro regalo à vista, ao pódio da sua categoria.


 A tabela da classificação final, onde não cabe no monitor a totalidade das classificações.

          Pódio dos pilotos por categorias          

                   Categoria T2                    

 3º - David Azevedo

 2º - Augusto Amorim

1º - António Carlos Miranda 



                    Pódio Categoria T3                    

 1º Bruno Magalhães / 2º - Damião Castro / 3º - Rui Castro

                    Pódio Categoria T5                    

3º - Nuno Godinho 

2º - Luís Faria  

1º - Bruno Magalhães 


Uma excelente tarde dedicada a uma das vertentes dos slot car, onde os praticantes expressam para além do verdadeiro domínio das suas máquinas, saberes de outro nível no que toca às preparações destas máquinas cujos padrões nada têm que ver com as restantes da mesma modalidade.
Parabéns a todos que com a sua presença marcaram mais uma edição desta modalidade e cuja dedicação fez desta participação, mais uma festa em que os apaixonados pela modalidade sentiram uma vitoriosa união.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Mc'Laren M8D, o melhor clássico da Slot.It

 A linha de Sport Protótipos clássicos da Slot.It, é um dos pontos fortes deste fabricante, por absorver uma linha de modelos do agrado de uma grande maioria de apaixonados pelos automóveis mas também porque demonstram uma eficácia verdadeiramente notável enquanto modelos de slot car.
E dentro destes, encontramos duas marcas algo desgarradas dentro desta linha mais pura, por se terem celebrizado não pelas suas participações nos Campeonatos Mundiais de Marca, mas antes no famoso Campeonato Can-Am, um campeonato mais restrito e sujeito a outro tipo de regulamentação, mas que nos acabariam por chegar integrados  nos modelos clássicos da Slot.It. São eles o Mc'Laren M8D e o Chaparral 2E. E assim sendo, alguns clubes acabam por banir a participação destes dois modelos dado que por essa razão se integram em distinta vertente dos demais clássicos.
Mas nos clubes onde esta permissão acontece, o Mc'Laren tem-se mostrado como um dos mais sérios candidatos às vitórias, usufruindo do seu reduzido peso, mas também das suas excelentes cotas. Mas surgiram nesta categoria outros bons modelos, como o Ford GT 40, o Matra-Simca e também o Chaparral 2E. Qualquer deles máquinas com potencial para se imiscuírem na luta pelas melhores posições. Ressalve-se aqui, de que no caso do Chaparral, quando dotado do seu original e enorme aileron, o seu desempenho dinâmico diminui substancialmente frente aos seus rivais, mas para minimizar esse problema, a Slot.It disponibiliza um ultra-leve aileron que acaba por lhe permitir ganhar suficiente melhoria dinâmica.
 E são já quatro as versões do Mc'Laren M8D disponibilizados pela Slot.It, sendo que a primeira das vesões editadas, a correspondente às primeiras imagens deste artigo, é a que se apresenta com maior divergência de formas, muito embora ligeiras e escapem à maioria dos observadores. Trata-se da lateral inferior junto à cava das rodas frontais, já que esta culmina de forma recta vindo os seus sucessores a terminar nessa secção da carroçaria em forma de cunha.
Depois, um roll bar acrescido de mais um arco na zona correspondente à cabeça do piloto ou umas suplementares derivas frontais, serão os pontos mais marcantes entre cada um deles.
 Mas a certeza que fica é a de que estamos perante o mais eficaz dos clássicos no que se refere às produções da Slot.It. Mas parece que teremos os dias contados, assim que que seja editado o Matra-Simca de 1972 vencedor das 24 Horas de Le Mans. Pode ser que nesse dia o rumo dos acontecimentos venha a ser alterado...

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Open Friday - Mas que prova...

Não sei se existirão adjectivos suficientes para qualificar esta iniciativa levada a cabo pelo Clube Slot do Minho, onde decorreu a primeira das provas que comporão um campeonato onde os participantes concorrentes, pouca ou nenhuma experiência haviam tido antes. É claro que nalguns casos o slot já lhes havia passado pela vida e isso acabaria por justificar alguma da diferença existida dentro da pista.
 Mas a concorrência não escolhia idades e não foi com toda a certeza por ser mais nova que Sofia Aguiar se veria intimidada, tendo demonstrado um surpreendente andamento, que embora não ao mesmo nível dos mais rápidos, conseguia através de uma pilotagem extremamente segura, espantar todos quantos tiveram oportunidade de seguir a sua demonstração de segurança e constância de andamento.
 Mas foi sobretudo de excelência o clima ali vivido, onde pautavam também os conselhos dos veteranos que desempenhavam uma tarefa orientadora, sobre cada um dos rookies ali presentes. As expectativas eram elevadas por parte da totalidade dos pilotos que ali iriam medir forças, numa matéria desconhecida à quase totalidade destes iniciados.

E porque se está em época carnavalesca, não faltaram também as contagiantes brincadeiras proporcionadas pelo sempre desinibido associado, Nuno Aguilar.


E com os carros já alinhados, era tempo de virem ao de cima os nervos dos mais sensíveis pilotos.

E antes de se dar início a esta primeira prova, foi dada a palavra a Eugénio Veiga, o presidente deste clube, para num pequeno briefing dar a conhecer as regras do jogo e a forma como esta iria decorrer.
Depois e sempre sobre a orientação dos seus mentores, cada um acabaria por dar o seu melhor, verificando-se equilíbrios de se lhe tirar o chapéu, ao ponto do primeiro lugar ficar definido na última calha e por uma incrível diferença de 0,1s. Mas para os lugares seguintes o equilíbrio registava-se semelhante e acabaria por deixar os nossos rookies plenos de animosidade e absolutamente rendidos pela modalidade.
A tabela da classificação final demonstra o verdadeiro equilíbrio protagonizado por estes estreantes, ou hà muito afastados da modalidade.
A certeza que fica é a de que acabaria esta iniciativa por se confirmar como um reconhecido êxito, dada a animosidade com que encararam estes elementos no final, as suas participações. E também nós acabamos por nos sentir orgulhosos pelo êxito experimentado com esta iniciativa, ao perceber o quanto reconhecidos fomos por termos conseguido reunir um lote de pilotos que acabariam por se sentir privilegiados com a oportunidade de terem podido experimentar por dentro, as sensações proporcionadas por estas miniaturas reconhecidas internacionalmente como slort cars.
E aqui fica também um agradecimento por parte da organização a estes elementos que se dignaram corresponder ao desafio por nós proposto, tendo-se disponibilizado para alinhar numa temática estranha às suas rotinas. Não esquecer também um carinhoso elogio à nossa estreante feminina, Sofia Aguiar, pelo seu extraordinário e verdadeiramente surpreendente desempenho.
Gonçalo Simões seria então o primeiro vencedor desta estreia, seguido de Pedro Martins e Jonathan Barbosa.