domingo, 16 de dezembro de 2012

Memorial Manuel Boticas 2012 - A prova

 Foi este sábado que se comemorou mais um "Memorial" pelo saudoso Manuel Boticas.
Desta vez a escolha para os modelos desta edição, recaiu em carros da categoria GT, equipados com os chassis HRS da Slot.It. e a prova de correu na pista do Clube Slot de Braga. Depois do salutar convívio que são sempre estes momentos, o grupo de pilotos rumou a um restaurante da terra para a também habitual entrega de prémios correspondente aos campeonatos de Slot que decorreram no corrente ano.
 Dois Corvette, dois Pagani Zonda, um Lamborghini e um Ferrari, foi a escolha das seis equipas que se fizeram presentes. Grata, foi a presença da equipa vimaranense constituída por elementos do GSM, Guimarães Slot Clube e ainda de Rui Costa, o homem que se desloca com alguma periodicidade, de Viana do Castelo até Braga e que dividiu os comandos do único Ferrari com Filipe Gomes . As restantes equipas eram bracarenses e contava-se uma vez mais com grande luta pela vitória, sobretudo vinda das duas equipas do Clube Slot de Braga e a do GT Team.
 Acabaram por ser mesmo esses os principais protagonistas da edição de 2012 deste Memorial. Mas antes disso, teve lugar a prova de qualificação, onde o Clube Slot de Braga - Smoke Off, acabaria por impor-se conseguindo o melhor registo.






 Calhas escolhidas e pilotos no seu lugar, iniciou-se a contenda. Como esperado, a luta foi aguerrida, tendo Emídio Peixoto ao fim de 30 minutos de pilotagem, conseguido terminar a primeira calha com uma vantagem de uma volta sobre Augusto Amorim do GT Team. Prometia pois muito, esta prova.
 E a segunda calha levava ao segundo turno consecutivo para Emídio Peixoto, enquanto Augusto Amorim cedia a pilotagem a Rui Mota. Este, parecendo não acusar a falta de ritmo pelo facto de não fazer provas, destrona mesmo os homens do comando, deixando o GT Team  no final da segunda calha com uma volta de vantagem sobre os anteriores comandantes. Marcando também um poderoso ritmo e mantendo o terceiro posto, estava a segunda equipa da casa que após duas calhas se posicionava apenas a três voltas dos primeiros ao fim de uma hora de prova. Estava a ser uma corrida verdadeiramente sprint e que deixava os pilotos com os nervos à flor da pele.
Surpresa começava a ser a presença dos homens de Guimarães, cujo desconhecimento da pista constituía um verdadeiro handicap, mas que ainda assim, os posicionava na quarta posição. Mais atrás um pouco, "SS Motorsport" e "Casa dos Segredos 69", encontravam-se em igualdade de voltas, o que comprovava que também que ninguém se encontrava na disposição de ocupar a cauda da prova.
 O equilíbrio prometia guerra até ao final, mas infelizmente o Lamborghini acabou por ter um incidente com o Ferrari, o que o deixou a partir desse momento completamente instável. Uma série de passagens pelas boxes, começavam a retardá-lo, permitindo à segunda equipa da casa a ascensão à segunda posição. Sem qualquer percalço, o GT Team consolidava-se como equipa comandante. Mais para trás, era Rui Costa que impunha os seus dotes de pilotagem para destronar os vimaranenses do quarto lugar e o team "SS Motorsport" acabariam por se deixar cair para o sexto e último lugar.
 
                                Classificação final                              

                             Modelos e troféus                              

Em primeiro, o Pagani Zonda que se mostrou mais regular e de extrema eficácia.

Uma sessão fotográfica fez parte da festa, no fim da prova.

O Clube Slot de Braga e o GT Team, fizeram questão de agraciar a filha de Manuel Boticas que se fez presente para a entrega de prémios aos participantes deste evento, em honra de seu pai.

 6º lugar - SS Motorsport
 
 5º lugar - Guimarães Slot Clube
 
 4º lugar - Casa dos Segredos 69
 
 3º lugar - Clube Slot Braga-Smoke Off
 
 2º lugar - Clube Slot Braga-Smoke On
 
1º lugar - GT Team
 
No final, rumou-se então a um restaurante local para a festa de fim de campeonatos, onde António Bernardino como figura maior do Slot bracarense, repartiu connosco o momento e saudosas antigas vivências







E festa sem bolo, não é festa......

                        A entrega de prémios                           












E assim finalizou mais ano de Slot em Braga e onde se espera um 2013 com grandes restrições financeiras que poderão vir a condicionar a saúde da modalidade. Da nossa parte, tudo faremos para tentar contrariar essa realidade.
Bom ano slotístico para todos os amantes dos Slot Car.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Não é que existiram!!

 Com a prestimosa colaboração de Rui Queirós, aqui estão imagens que comprovam a existência actual e na sua verdadeira época, de alguns casos da existência do interssante Alfa Romeo Silhueta.

 Se na actualidade anda um destes raros exemplares, na sua época eles existiram mas num estado bem artesanal.


 Estes malucos Alfa Romeo, devem ter feito as delícias de alguns, na saudosa década de 70.

 Mas parecia faltar algo a estes modelos, que os tornassem verdadeiramente agressivos.
Obrigado Rui Queirós, uma vez mais.

Memorial Manuel Boticas

Mais uma vez iremos cumprir o habitual Memorial, dedicado a um dos mais carismáticos praticantes que passaram pelo Slot bracarense. Manuel Boticas foi um ímpar praticante da nossa querida modalidade, que em muitos de nós deixou profundas vivências.
E esta irá ser a festa em sua honra, vivida por quem com ele privou e por aqueles que não tiveram de facto oportunidade do inusual convívio que o nosso "Manel" nos proporcionava.

No final da Resistência de 4 horas, haverá lugar à também habitual entrega de prémios relativa à prova e restantes campeonatos desta época, o que acontecerá em  ameno convívio num restaurante desta cidade.

Até lá então!

Slot Racing Company

 Slot Racing Company é a marca de um novo fabricante que se encontra para chegar ao mercado comercial, muito brevemente.
Embora com uma lista interessante onde consta uma diversificada temática sempre com modelos de campeonatos idos, a aposta para a edição do seu primeiro modelo, recaiu num dos históricos da Porsche, o 907 LH ou cauda longa. Constam em programa, as restantes versões que contemplam também as versões cauda curta ou conhecidas também simplesmente por K.
 Modelo de elevadíssimo interesse para os fãs da marca, permitirá a chegada de muitas outras e mais interessantes versões, como por exemplo, a passagem para a série 908, onde se enquadrará o modelo que participou em Le Mans no ano de 1969 e discutiu a vitória até ao baixar da bandeira de xadrez.
 E que dizer então desta nova produção? A parte mecânica manter-se-à uma verdadeira incógnita, já que não nos foi mostrado até agora, rigorosamente nada. Temos então disponíveis, as imagens exteriores deste belo exemplar. A frente será o ponto mais fraco, já que se mostra demasiado elevada e larga relativamente à realidade. A parte da capota na sua parte mais à retaguarda, deveria deter uma linha já descendente, o que não acontece, mas talvez esses pormenores escapem em absoluto à grande maioria dos próprios fãs, o que fará certamente dele, um belíssimo modelo, o que na verdade, não deixarei também de concordar.
 A qualidade dos pormenores, salta à vista. Preocupados com o nível de acabamento geral das suas produções, sem dúvida que proporcionam uma mais valia.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Racer / Sideways - Os novos Ford Capri

 
 A italiana Racer por intermédio da sua linha Sideways, irá prosseguir com novas edições do fantástico Ford Capri Gr.5
 Inesperado mas interessante pela decoração que ostenta, encontra-se uma série especial a ser editada também em embalagem condizente desta recente criação.
Limitada a 1000 exemplares e sob as cores da tabaqueira "John Player Special", será uma criação para chegar aos mercados brevemente e a par da próxima mas esperada, sob as cores da "Mampe".
Será que muitas outras se seguirão?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Clássicos Históricos - Ninco

 O fabricante espanhol Ninco, tem-se mostrado cada vez mais, pouco interessante frente a uma revolução de modelos competitivos que um pouco por todo o lado têm penetrado no mercado.
 Mas os praticantes de Slot sabem que as suas produções, à excepção da série Ninco 1 que se tem mostrado fortemente intragável, vão conseguindo manter um equilíbrio bastante aceitável no referente às performances da generalidade dos seus modelos.
 Os modelos Clássicos têm-se mostrado comprovadamente nesse patamar dos modelos que nos conseguem ainda dar, algum prazer competitivo. Contudo, parece terem assumido um lugar no "sótão" do esquecimento.
 Uma pena afinal, porque dotados de motorizações que não necessitam de grandes resultados de ponta, conseguiriam proporcionar alguma competitividade interessante. Associa-se a isso, a ainda variada lista de oferta que a Ninco consegue disponibilizar.
 E porque não, reavivar a memória através destes engraçados modelos de comportamento perfeitamente aceitável? A sua preparação rejeita os onerosos materiais de que outros campeonatos não se livram e esse será outro dos importantes aspectos a que deveríamos estar atentos.
As marcas e os modelos, parece poderem agradar a um grande número de apaixonados. O que faltará então?
 Embora malta, a matéria prima anda por aí!