terça-feira, 11 de março de 2014

24 Horas Slot Barcelona - É este fim-de-semana

É já neste próximo fim-de-semana que decorrerão em Barcelona as prestigiadas 24 Horas de slot cars, onde se apresentarão uma vez mais as equipas portuguesas do GT Team Slot Cars de Braga, Clube Slotcar da Trofa e ainda do Gukmarães Slot Car. As ambições são elevadas por parte dos dois primeiros Teams, pois conseguiram já resultados de relevo naquela prova que reúne anualmente as melhores formações espanholas.
Para este ano o modelo escolhido pela organização foi o Honda HSV de fabrico Scaleauto e os portugueses tiveram o cuidado de o testar exaustivamente, através da organização de provas que tiveram essa finalidade.
Boa sorte então à totalidade das equipas nacionais que ali se deslocarão e esperemos que o êxito os assista.

Homologado para Grupo B - Peugeot 205 Turbo 16 EVO2

 Já é conhecido o parecer favorável da FIA relativamente à homologação do Peugeot 205 Turbo 16 EVO2 do fabricante Original Slot Car para a categoria dos Grupo B, uma vez que foi vistoriado e confirmado o fabrico das 200 unidades exigidas.
 Aqui ficam as imagens possíveis do acontecimento aquando da inspecção da FIA e imagens detalhadas do modelo em particular.
 Esta evolução sobressai relativamente à versão que lhe dá origem, pela inserção do arrojado aileron de que foi agora dotado.
 À frente, um spoiler redesenhado acrescido nas extremidades de apêndices aerodinâmicos até agora inexistentes.

 As jantes são também de novo desenho, constituídas por lâminas a fazer lembrar as pás de ventoinhas.
As embaladeiras foram também redesenhadas, tendo ficado substancialmente mais próximas do solo.
 Na secção traseira, surge um difusor central que permite uma melhoria do escoamento aerodinâmico da parte inferior do modelo. É possível observar-se ainda, os pilares de apoio do grande aileron que foi montado na extremidade traseira da capota. O óculo traseiro recebe também pequenas aberturas que permitem uma melhoria de arrefecimento do compartimento do motor.

 De aspecto mais agressivo que o seu antecessor, esta evolução parece no entanto e no capitulo dos slot car, um retrocesso relativamente à sua versão base. Isto porque, para além do aumento de peso que esta carroçaria vê implementada, vê-se também prejudicada na questão da distribuição de massas, o que o tornará menos equilibrado em curva. Acresça-se ainda, o facto deste chassis se tornar menos conveniente nos traçados não muito lisos, já que a sua baixa altura proporcionar-lhe-à muitas raspadelas pela pista e a sua desagradável e inconveniente perda e tracção.

 A mecânica mantém-se inalterada..

domingo, 9 de março de 2014

Rali de Portugal - GT Team

 Decorreu sábado passado e integrado no calendário de provas do GT Team Slot Clube, a edição do Rali de Portugal 2014.
 Troféus e pista, esperaram pelos pilotos e seus desempenhos para definir resultados no final da prova.



 O parque automóvel era preenchido por modelos do WRC e Grupo B, os dois grupos que integravam as classes presentes nesta edição da prova.


 Os pilotos após a partida, tiveram que mostrar aptidões de forma a conseguirem sobrepor-se à concorrência.
 Miguel Vigôço, um dos iniciados que se desloca do Porto propositadamente, mostra-se cada vez mais apto, o que é uma verdadeira surpresa.
 Luís Areias, outro dos iniciados presentes.




 Mas fundamental era o bom convívio que se manteve. Pelo caminho, esta bela imagem de David Azevedo e Miguel Carvalho, que quase merecia um poster.

 Entretanto, o espaço era também visitado por amigos e amantes dos slot car.

 Mas não só. A bela Francisquinha veio também visitar-nos com o seu papá.

 No final, Augusto Amorim impunha-se a Bruno Martins que fez assim a sua despedida enquanto praticante no GT Team, pois questões profissionais, vão levar este ímpar colega a deslocar-se de armas e bagagens para a Alemanha onde fará dessa terra, a sua terra por alguns anos.

 Mas enquanto os ralizeiros se entretinham nos complicados troços, Lelo Ribeiro e Rúben Almeida aproveitavam para ultimar o desenvolvimento dos Honda para a prova de 24 horas em Barcelona, que acontecerá já no próximo fim-de-semana.

 Ao final da tarde, outros vizitantes marcaram também presença.

 Miguel Vigôço - 6º Classificado

 Miguel Carvalho - 5º Classificado

 Rui Mota - 4º Classificado

 David Azevedo - 3º Classificado

 Bruno Martins - 2º Classificado

Augusto Amorim - 1º Classificado

Mais uma jornada cumprida, onde tivemos oportunidade de ver pela primeira vez o Opel Manta da Avant Slot em disputa pelos primeiros lugares.