sábado, 11 de junho de 2016

10º Aniversário Slot Clube do Porto. Uma festa em grande

 Podemos dizer, que foi com pompa e circunstância que se festejaram os dez anos do Slot Clube do Porto.
O GT Team Slot Clube sente-se honrado por ter sido convidado e ter podido repartir com as restantes equipas em presença, o excelente convívio proporcionado na tarde do passado dia 10.
 A excelente iniciativa levada a cabo por este clube da cidade Invicta, contemplava uma prova cujas equipas eram constituídas por quatro elementos, sendo o resultado o somatório das voltas conseguidas tanto na pista permanente ali montada e de fabrico "Carrera" e ainda as voltas conseguidas numa pista de TT. Os modelos, nos dois casos, eram mantidos nas calhas, com os pilotos a trocarem de calha no caso da velocidade e a fazerem cada um, uma das calhas na pista de TT.
 De facto, um programa original e que resultou em pleno, com a generalidade das equipas a mostrarem-se satisfeitas com o esquema ali montado.

 E como positivo ficou mesmo a excelência do convívio ali conseguido, onde foi também possível observarem-se desempenhos de elevado nível em cada um dos traçados.


 A organização deste evento esteve também em bom nível, mas o que mais sobressaía, não era tanto o resultado final, mas sim a sã e generalizada convivência repartida entre membros dos inúmeros team's que fizeram gala em marcar presença..



 Nos TT, a opção recaíu nos Mitsubishi Pajero da Ninco com preparação T1, enquanto na velocidade a opção era o Mosler da NSR.

 O terraço acabava por servir de palco para a festividade maior, onde sobressaíram os membros fundadores do SCP e onde não faltaram também alguns discursos.

Momentos de uma tarde fantástica proporcionada por este Clube de dimensão gigantesca.
















 A imagem de baixo, explica a expressão de cima.














































 Na parte da competição, era o Slot Clube de Matosinhos que conseguia atingir o ceptro maior, com um total de 456 voltas, seguida do Machado's Racing e dos Absolute Beginners. A nossa equipa, apesar de ter completado a prova com o mesmo número de voltas dos terceiro classificados, perderia o terceiro degrau por apenas 11 metros.

 Muitos parabéns Slot Clube do Porto e da parte do GT Team Slot Clube, muito obrigado pelo excelente convívio com que nos brindaram. Força e venha mais uma década....

terça-feira, 7 de junho de 2016

Os DTM

 Os DTM foram modelos esquecidos pela maioria de nós, até muito recentemente.
Embora vários fabricantes tivessem feito as suas investidas, esta categoria nunca vingara na modalidade competitiva dos slot cars.
 Hoje surgem belas reproduções destes monstros do asfalto, sobretudo trazidos pelos fabricantes Carrera e SCX/Scalextric.
 Mas a Superslot/Scalextric, em determinado período apontou igualmente armas a este produto.
 Contudo, ainda hoje estas realizações em todos os casos sem excepção, não teriam argumentos para poder vingar com estatuto de "êxito" no nosso seio, no seio dos amantes das competições. Por uma ou outra razão, as suas capacidades dinâmicas deixam a desejar.
 Mas parece ter acontecido um milagre, após a grande aposta por parte de alguns fabricantes na produção de chassis, através da nova tecnologia 3D.
A partir desse momento, os modelos do DTM passaram a contar com uma inesperada mais valia, que os transformou em carros de eleição. De comportamento verdadeiramente fora de série e capazes de velocidades equiparadas aos melhores, poderemos integrá-los hoje no lote dos modelos mais interessantes da actualidade.
Ao ponto de se multiplicarem nos clubes, iniciativas com estes soberbos modelos de competição.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Sideways BMW 3.20 Gr.5 - Os imperdíveis

A família 3.20 da Sideways encontra-se em franco e saudável crescimento, o que saudamos com especial agrado, não tivesse este sido dos primeiros Gr.5 a despertar em mim enorme apetência por este tipo de carros de competição.
E após a chegada das evoluções referentes às épocas de 77, 78 e 79, estamos já perante um significativo número de hipóteses de reprodução de outras marcantes versões e das quais não nos encontramos a par das intenções do fabricante.

Mas se algum deles me marcou significativamente, a participação em Le Mans com o modelo decorado por "Roy Lichtenstein" e inscrito por Hervé Poulain no ano de 1977 e que terá sido o único destes exemplares a participar em Le Mans, é justamente disso exemplo.
O seu nono lugar na classificação geral e segundo da Classe IMSA, vem cimentar mais ainda a referência que este modelo assumiu também nos anais da prova francesa.

Roy Lichtenstein a posar junto da sua obra, aquando da exposição levada a cabo pela própria BMW, como forma de comemorar o 40º aniversário dos seus modelos dedicados à série "Art Car".



Trata-se de uma versão da primeira série e cujo molde da Sideways é igual e serviu para a edição dos BMW laranja sob o patrocínio da "Jägermeister". Portanto, apenas a vontade da sua edição se torna necessário e assim, permitirem-nos desfrutar desta peça verdadeiramente imperdível.
 Em pleno desempenho no decorrer da clássica francesa.

Mais algumas imagens deste bem decorado 3.20 que serviu para associar a arte à competição automóvel.

Mas se este foi para mim sobejamente marcante, as versões oficiais e inscritos para pilotos a despontar e inscritos oficialmente como "Júnior Team", marcam outra escala de grandeza a não desperdiçar.
Tratam-se das versões decoradas sob as côres também elas oficiais da BMW.
Mas esta decoração fez igualmente parte dos campeonatos norte americanos em modelos inscritos pelo representante da marca naquele continente.
Espero pois, que ambos venham a fazer parte dos catálogos de intenção de edição destas belas máquinas.
E agora outra questão.
Será que a Sideways se ficará por aqui, ou arrisca ir mais longe recriando evoluções do 3.20 que chegaram ao patamar do quase absurdo?

Pois, o bonito 3.20 chegou mesmo a ter este aspecto muito pouco próximo da versão que lhe deu origem.
Sobretudo a adopção de um óculo traseiro absolutamente descaracterizado, proporcionam-nos uma imagem muito pouco familiar e que nada tem de comum com este germânico de eleição.



Mas a versão que nasceu sob patrocínio da "Rodenstock", foi mais longe ainda ao ponto de acabar apenas por ficar como referência a característica grelha destes modelos.

Uma frente cujo prolongamento dos guarda-lama se ligam a um longo spoiler, ajudam mais ainda a uma imagem cada vez mais distante do mais tradicional 3.20 de Gr.5.

E será que a Sideways entrará por aqui?
E quanto à série "John Player Special", será o 3.20 o senhor que se segue?