terça-feira, 15 de maio de 2018

Campeonato Bajas Slot Entre Douro e Minho - 3ª jornada

 A caravana dos TT foi até à cidade berço para a continuidade da disputa dos  modelos fora de estrada e para uma disputa que reúne três dos mais significativos clubes do norte de Portugal.
 Foi agora a vez dos homens do Slot Clube do Porto e do Clube Slot do Minho se dirigirem às instalações do Guimarães Slot Clube, para o confronto desta terceira jornada de um campeonato exigente e onde sobressaem as preparações destas máquinas de desenvolvido apuro técnico.

 A primazia do arranque coube dos homens das máquinas pesadas, onde se notou a presença de camiões muito eficazes e onde se mediram forças taco-a-taco entre estas verdadeiras bestas das dunas.



 E enquanto Nuno Godinha dva show com o seu Mercedes de três eixos ao mesmo tempo que entrava na luta pela vitória, sobressaíam também os desempenhos de Luís Faria e do Salvador júnior.


 Mas era um verdadeiro regalo à vista, apreciar a eficácia destes pequenos monstros na hora dos saltos e da abordagem aos obstáculos.











 A concentração dos pilotos é sempre uma realidade, pois a dificuldade em vencer cada obstáculo e em cada volta, a isso obriga.

 
Por vezes, os excessos também acontecem...






 Na categoria T3 encontrava-se reunido um lote de bons pilotos que prometiam acesa luta por cada metro da pista, o que viria a acontecer.










 A eficácia destes modelos é também conhecida e por isso, situações espectaculares foram acontecendo com frequência, já que a luta exigia grande empenho de cada um dos pilotos.





 Mas aqui era Luís Faria quem melhor partido tirava do traçado, apoiado claro está, numa Pick-Up extraordináriamente bem preparada.



 Marco Freire a aventurar-se pela primeira vez neste "novo mundo", percebia a exigência que este tipo de provas nos cobra.

 E como sempre, a sã camaradagem é o que mais impera.
 E na categoria dos mais fraquinhos, nos T2, Rui Mota acabaria por surpreender ao levar o seu modelo de origem SCX à segunda posição, numa prova em que David Azevedo acabaria por ser rei e senhor.


Pódio T2
1º - David Azevedo - Bowler
2º - Rui Mota - VW Touareg
3º - Nelson - Schlesser

Pódio T3
1º - Luís Faria - Chevrolet Pick-Up
2º - Bruno Salvador - Chevrolet Pick-Up
3º - Damião Castro - Peugeot DKR

Pódio T5
1º - Bruno Salvador - Tatra
2º - Luís Faria - Tatra
3º - Nuno Godinho - Mercedes

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Lamborghini Huracan - Excepcional trabalho da Sideways

A última versão editada pela Sideways do seu Huracan GT3, corresponde à sua versão de apresentação.
  Mas em 2017 este fabricante maravilhava-nos com este belo exemplar, onde sobressaíam a excelência das suas linhas, dos seus moldes e ainda da extrema qualidade apresentada nos elementos decorativos da carroçaria.
A irrepreensível tampografia constituiu sem dúvida mais um dos surpreendentes pontos fortes desta nova criação,
 E se 2017 nos trazia esta novidade, em 2018 maravilhavam-nos com a edição duma versão especial sob as cores da "Gulf", uma pequena ficção muito bem recebida, dada a extrema beleza emanada desta soberba peça de colecção.
 A qualidade da tampografia manteve-se mas o resultado cromático melhorou substancialmente.
Mas afinal e quando nada o fazia prever, a surpresa maior acabaria por chegar em forma de mancha negra. Uma versão de apresentação correspondente a uma carroçaria por pintar em quase toda a sua superfície, pareciam ter tudo para um verdadeiro fracasso de edição. Mas não, porque se trata afinal de uma verdadeira peça de arte, o que estes senhores nos fizeram chegar.
Apesar da questão estética lhe ser francamente desfavorável, algo quase imperceptível pode ser trazido a lume com um olhar um pouco mais atento.
Na realidade, este Lamborghini de apresentação traz como vestimenta, uma carroçaria em carbono desprovida ainda do elemento que a abrilhanta, a pintura. E a Sideways reprodu-la quase na perfeição, recorrendo a uma técnica incompreensível para mim.
Atente-se às imagens, já que a o obturador da máquina fotográfica nos proporciona uma visão mais facilitada, realçando algo que quase se oculta e passa despercebido à visão.
 Comparem-se as imagens superior da miniatura, com a inferior do modelo real. O pequeno capôt é a única parte que surge a preto baço no modelo real e a Sideways, repete esse facto na perfeição. Simplesmente fantástica a reprodução do carbono e sem o menor erro.

 Continue-se a comparação...

 Atente-se por exemplo que no modelo real, imagem de baixo, surge um circulo também preto baço na zona correspondente à tomada de ar na parte que se segue ao habitáculo. A miniatura também contempla esse mesmo circulo.
Verdadeiramente inacreditável a qualidade aqui apresentada e que começa de modo gritante a contrastar com a fraca qualidade mostrada por alguns fabricantes.

 A parte correspondente ao lábio frontal e que faz parte na miniatura ao seu próprio chassis, também foi abrilhantado com a reprodução do carbono.
Muitos parabéns Sideways, que transformou uma peça de duvidoso interesse, numa das mais curiosas e belas reproduções até hoje vistas.

Clube Slot do Minho esteve na Rampa Internacional da Falperra

 Old School Ford é uma equipa que milita no Campeonato Clássicos Super Stock, destinado a modelos de Grupo 1 e cujo programa percorre circuitos como Estoril, Jarama e Portimão e utilizando para isso um histórico da Ford, um Escort MK2.
 O Clube Slot do Minho tem a honra de poder com este Team festejar o excelente desempenho obtido durante a última edição da Rampa Internacional da Falperra, visto o piloto bracarense Ricardo Gomes ter ficado a meros décimos de segundo do mais importante degrau do pódio, numa luta que o opunha em confronto directo com um concorrente cuja preparação do modelo correspondia a um grupo 4. Caso para dizer, David contra Golias. Mas uma boa preparação aliada ao desempenho de um experiente piloto, acabaria por funcionar como um binómio que funcionaria quase na perfeição, já que havia mesmo por derrotar um considerável número de adversários de categorias cuja preparação os deveria posicionar uns patamares bem mais acima.
 As nossas asinhas parece terem dado um impulso favorável ao acontecimento, o que nos deixa verdadeiramente orgulhosos, dado encontrar-mo-nos associados a esta festa.

Ricardo Gomes à direita na imagem na companhia de Pedro Martins, o piloto com quem reparte o modelo nas restantes provas.




 Parabéns "Old School Ford" e parabéns Ricardo Gomes, pelo êxito conseguido.

 

Open Friday - Já vão duas para Pedro Martins

 Em véspera da Rampa Internacional da Falperra, decorreu nas instalações do Clube Slot do Minho a terceira jornada do distinto campeonato "Open Friday".
E mais uma vez acabaríamos por assistir a um final empolgante, com a vitória a ficar definida nos últimos segundos da prova.
 A animação foi também uma constante, tendo sobressaído em termos de pilotagem, os desempenhos de Jonathan, Marco Freire e Pedro Martins, este último, o piloto que cedia o volante do Ford Escort MK 2 de Grupo 1 ao seu colega de equipa, Ricardo Gomes, para a 39ª edição da Rampa da Falperra 2018.
 E se Marco Freire se distinguia por liderar em quase todo o período da prova, acabaria este por sofrer os ataques de um Pedro Martins que não se dava por vencido, mesmo ao cair do pano. Mas víamos também Pedro Lopes a retomar o espírito dos seus bons velhos tempos, com uma condução cada vez mais apurada e capaz de se intrometer na luta pelos lugares da frente.
 Mas notaram-se igualmente progressos nos desempenhos de Marco Cerqueira, Pedro Carvalho e Daniel Rebelo, sobretudo na capacidade da sua constância de andamentos, cada vez mais rápidos, mas também com muito menos despistes.
 Miguel Rebelo é o petiz do grupo, percebendo-se que existe ainda uma grande margem de progressão, ao que não é alheia a falta de treinos. Mas no geral, percebe-se a evolução qualitativa em cada um dos participantes. Pena a repetição da ausência de um dos potenciais candidatos, o Gonçalo, com quem contamos poder ver na luta pela vitória na próxima jornada.
 E acabaria por ser Pedro Martins a assegurar a vitória sobre Marco Freire, o que poderá começar a cimentar a primeira posição no campeonato, já que acaba por conquistar a sua segunda vitória e um segundo lugar, em três provas já disputadas.
 O pódio dos pilotos, onde a boa disposição sobressai.
Parabéns a todos, meus amigos.

Os modelos, são as réplicas do fabuloso Renault RS01.