domingo, 19 de dezembro de 2021

15º Aniversásio Slot Clube do Porto

Foi com muita honra que tive o privilégio e grato prazer de ter podido participar em mais uma festa convívio, num extraordinário ambiente de carinhosa malta que sabe estar e compartilhar as delícias do mundo dos slot car. Foi nas instalações do Slot Clube do Porto que ocorreu para comemorar os 15 anos da sua existência, uma prova convívio com modelos da categoria GT à escala 1/24, culminando a festa numa sã jantarada onde cada um acabaria por contar as suas deliciosas histórias e repartia conhecimentos.
E aqui ficam os registos em imagens deste ímpar dia, onde o slot e a competição acabariam por se tornar apenas, num acessório que nos fez chegar ao convívio que tanto apreciamos e onde alguns dos  melhores momentos aqui ficam para a sua história. A competição, os convívios, o corte do bolo e algumas homenagens aos membros que mais se destacaram ao longo da sua existência.
PARABÉNS SLOT CLUBE DO PORTO


















































































segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Porsche 917/10 Can-Am - NSR

Um modelo que não havia sido ainda alvo de assunto por aqui, é a recente criação do fabricante italiano NSR, o Porsche 917/10, a grande máquina germânica que causaria estragos no seio do bem sucedido campeonato norte americano de Can-Am e que através da sua evolução, acabaria mesmo por ser o causador da extinção desse campeonato, pelo insolente domínio que acabaria por exercer.
Causa alguma estranheza o primeiro impacto visual, por fugir em demasia às dimensões relativas à escala 1/32. Não será já novidade para ninguém que a NSR não gosta muito de cumprir cotas traduzidas à escala, por privilegiar de sobremaneira os desempenhos dinâmicos das suas criações. E assim sendo, parece neste caso até gritante a fórmula que seguiram nessa procura, acabando por desproporcionar demasiado a sua imagem.
Na distância entre o eixo traseiro e o patilhão, conseguiram manter uma equivalente distância relativamente à criada no Porsche 908/3, o que acaba por se tornar numa espécie de garantia de desempenho, visto ter essa versão demonstrado já essa extraordinária característica, que é a de ter uma das mais excepcionais frentes que conheço. Mas poderá encontrar no imenso aileron um verdadeiro adversário quando comparado com o mesmo modelo. Se poderá ganhar pontos ao 908/3 na questão da frente, por se mostrar mais largo, a traseira poderá levá-lo a perder sériamente, pela descompensação que dali poderá advir. Na tentativa de minimizar esse possível prejuízo, a NSR rapou um pouco à carroçaria que deveria existir para além do eixo traseiro.Mas este 917/10 colhe uma vantagem bem importante. O desenho das cavas das rodas traseiras de formato redondo a acompanhar o desenho da roda, acaba por apresentar folga suficiente para que se explore ao limite a largura da sua carroçaria. Já no 908/3, estas acabam por ter de ser mantidas um tudo nada dentro, para que não tranquem na carroçaria, sobretudo porque temos sempre de ajustar a basculação do chassis, de modo a que exista sempre alguma oscilação entre o conjunto chassis/bancada do motor e a carroçaria.Poderá tirar-se muito mais partido da frente do do 917/10, na hora desta servir de apoio na superfície da pista.E nas rodas poderemos encontrar outra grande vantagem. Se normalmente para a sua série de modelos clássicos e de origem, o piso dos pneus é representado com o desenho das nervuras do seu piso, estes mostram-se agora, ainda que existentes, quase nulos, o que permite um muito maior aproveitamento, desde a saída da caixa para a pista. Mas é na nova largura apresentada, que se colherá um grande benefício, talvez até capaz de anular a enorme medida do seu aileron. Além disso, o seu menor diâmetro ajudará também a melhorar o nível de atracção magnética à pista. É verdade que quando preparados os brinquedos, algumas das vantagens que aqui se referiram acabarão por se anular, mas para os menos ligados às preparações e suas evoluções, poderão contar no imediato com grandes benefícios dinâmicos.


Tratando-se de um modelo dotado de um chassis de formato próximo do quadrangular, permite uma melhor distribuição de pesos, colhendo por isso melhorados desempenhos.
E que referir da sua carroçaria?
Editado uns bons anos antes e pelas criações da Fly, vimos surgir esta mesma sigla da Porsche. A sua bela reprodução de origem espanhola, permite-nos tê-lo como bitola comparativa entre ambos. E se reparamos, o aileron deveria encontrar-se substancialmente mais elevado relativamente à carroçaria, sendo perceptível também a falta de pormenor, por exemplo nas várias tomadas de ar existentes pela totalidade da carroçaria, mais fazendo lembrar um carrinho dos chineses, do que propriamente estes para qual foram destinados e a que já nos habituámos à existência de alguma qualidade.
O formato da abertura do habitáculo, encontra-se mesmo ridículo nesta nova criação. Larga e excessivamente curta, desfigura em grande medida a bela imagem que este modelo deveria ostentar.

Repare-se na também ridícula altura do seu aileron

Estas duas imagens permitem também perceber como deveria estar bem representada a cava das rodas traseiras. No modelo Fly, é perceptível a existência de uma pequena aba que a circunda. Na versão da NSR, simplesmente desapareceu, provavelmente porque assim, lhes permitiu levar a largura da carroçaria ao limite. Caso contrário, mais larga ficaria.
Atente-se agora à medida que deveria existir no capôt traseiro para além do eixo traseiro e bem representada na versão da Fly e a que foi efectuada pela NSR.
As gritantes diferenças de dimensões, estão aqui bem demonstradas nas suas larguras. A versão da NSR mostra também que o limite frontal do habitáculo termina quase no alinhamento das portas, quando deveria acontecer muito mais à frente.
Até parece que um, não tem nada a ver com o outro, mas na verdade ambos versam o mesmo Porsche 917/10. Mas quando o tema é a competição, bem, eventualmente estaremos perante um dos mais sérios opositores das máquinas da Thunder Slot.

domingo, 28 de novembro de 2021

24 Horas Slotfans (23, 24 , 25 Setembro 2022)

É com imenso agrado que anunciamos o maior evento realizado à escala 1/32 que se realizará em Portugal em 2022, sendo um dos grandes eventos que iremos levar a cabo em Setembro do próximo ano. (Irão realizar-se provas de resistência por equipas e à escala 1/24, bem como sprints individuais, de ambas as escalas).

Estas 24 horas estão inseridas num conjunto de duas outras provas europeias que contam para um campeonato pontuável de 24 horas GT3 Scaleauto, constituido pelas seguintes provas:

24H WES (Espanha) - 29, 30 de Abril e 1 de Maio

24H Neuvic (França) - 17, 18 e 19 de Junho

24H Slotfans (Portugal) - 23, 24  e 25 de Setembro

Esta realização nacional dará em termos de inscrição, prioridade às equipas que tiverem participado em pelos menos uma das anteriores provas, dado que já terão conseguido pontos para esse mesmo campeonato. Portanto, havendo interesse, sugere-se que realizem uma pré-inscrição, não se correndo assim o risco de exclusão na hora de o fazerem, dado o limite de 20 equipas admitidas a participar em cada uma das três provas.

Para pré-inscrição, aqui se indica o endereço electrónico.:

https://forms.gle/2cbuwGHK4afK94hd6

O regulamento da prova será o o mesmo da Prova da WES e os modelos serão os Mercedes da Scaleauto (modelo mais recente). O mesmo sairá em português nas próximas semanas.

  + info brevemente...

contacto: slotfanscompetition@gmail.com