segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

O ataque ao 3.500 CSl da BMW - Sideways e o seu novo Grupo 5

Hoje a "Sideways" surpreendeu o mundo ao mostrar duas das suas futuras produções. Afinal, um modelo e duas variantes sobre uma mesma base. Tratam-se aparentemente dos modelos da BMW de 1975 e 1976.
Correspondendo à versão de 1975, encontra-se esta apresentação na côr vermelha, onde na edição desse ano participou nas clássicas americanas sob as côres oficiais da marca, com as características faixas azuis e vermelho sobre branco e ainda nas mais famosas 24 horas de Le Mans com a decoração "Art Car" interpretada pelo artista plástico Alexander Calder e inscrito por Hervé Poulain. Note-se que o apoio central do aileron existente no protótipo apresentado pela Sideways, é inexistente nesta versão, mas existente nesse ano nas versões IMSA.



A largura das aberturas traseiras dos alargamentos traseiro, não se cuaduna com a versão mostrada e equipada com este aileron que termina no limite mais recuado da tampa da mala, correspondendo antes à versão de 1976.
Erradamente encontram-se também nesta versão representadas, as grelhas sobre os guarda-lama traseiros. Será necessário referir ainda que entre estas duas versões, a da IMSA e a de Le Mans, a versão europeia conta com guarda-lamas traseiros um pouco mais estreitos do que na versão americana, coisa de que não esperamos que a Sideways se dê a esta correcção de requinte, mas pelo menos que lhes retire as grelhas que se encontram superiormente representadas e que na realidade, não existiam, nem numa nem na outra versões.
A versão de 1976, mostrada pela Sideways com a côr azul, distingue-se da anteriormente analisada pela adopção de guarda-lamas traseiros mais largos com grelhas de arejamento na sua parte superior, um aileron mais recuado e um spoiler frontal mais alongado. Le Mans viu a sua presença através de uma versão preparada pela "Alpina", na côr preta, outra verde que representou o preparador "Schnitzer", tendo cabido a honra à versão oficial que participou sob o designio de "Art Car", numa verdadeira obra-de-arte protagonizada pelo artista "Frank Stella", acabando por ficar conhecido pelo "BMW milimétrico", numa clara alusão à forma como este foi decorado.
Esta última versão distinguia-se ainda das demais, pela nova forma dos seus guarda-lama traseiros que contemplava também uma lâmina inferior que os unia aos alargamentos das rodas dianteiras, adoptando ainda rodas traseiras de maior dimensão. Improvável será a sua correcta representação nas criações Sideways, assim como não o foi já e em tempos idos nas reproduções efectuadas pelo fabricante Fly.
Depois da extraordinária oferta feita pela Sideways com a edição do BMW 3.20 igualmente "ART Car" decorado pelo artista "Roy Lichtenstein", é chegada a vez destes belíssimos exemplares da mesma linhagem.


Algumas das versões de que poderemos vir a usufruir através das criações Sideways.








Em suma e à imagem do já acontecido com fabricantes anteriores, o mais provável é que acabemos por nos confrontar com modelos que raramente corresponderão com exactidão às versões que nos apresentarão, mas sempre com o benefício de se tratarem de modelos de que poderemos extrair o sumo de que tanto gostamos, chegada a hora da competição. E para bem, que se comece a preparar já e também, a chegada do Ford Capri LV.

6 Horas Grupo 5 GT Team/ART

O renovado Clube GT Team/ART repetiu a iniciativa dedicada às provas de resistência com a duração de 6 horas. Depois de na anterior edição ter dedicado a mesma aos modelos de Grupo C, reservou desta feita as máquinas de Grupo 5 para este final de ano. 

Se a maioria das equipas apostou no BMW M1 do fabricante Scaleauto, a "Scorpion Slot Team" acabaria por ser a única a fugir a esta tendência, pautando a sua participação com a aposta no Ford Mustang do fabricante Sideways.
O "Asilo Team" lá acabaria por se espalhar por algumas das equipas presentes que fizeram o favôr de os aceitar e aturar. Assim, se Nuno Aguilar ainda acabaria por se tornar no piloto vedeta e capaz de levar ao colo e para o topo da classificação a sua equipa, tendo-se tornado no piloto a quem se deveu a estrondosa vitória registada pelo "GT Team/ART OS", dos outros dois,  bem, os outros dois "marretas" das imagens, é melhor nem falar, apesar de se mostrarem muito felizes nos registos fotográficos.
Bom, importante mesmo foi a boa disposição acontecida entre todos, numa prova que contou com a presença de gente da Marinha Grande, Aveiro, Porto e Braga. E se os vencedores cedo se destacaram, as restantes posições do pódio acabariam por ser bem soadas, com dignos registos proporcionados pelo "GT Team/ART Ruprec", "Morabia ST Peaners", "Slot MG Racing Team" e "Scorpion Slot".

Na hora da qualificação, cada um dos elementos faria o melhor que lhes era possível, mas também aqui a equipa da casa do "GT Team/ART OS" acabaria por se impôr claramente.















Depois era hora de reconfortar os estômagos, momentos esses que invariavelmente vão servindo para cimentar amizades.









E de seguida, era necessário começar a luta contra o cronómetro, por forma a mostrar quem melhor o conseguiria fazer. E se de início tivesse pairado ainda a esperança da vitória poder ser discutida por duas ou três equipas, também rápidamente se tornava perceptível que a equipa do "GT Team/ART OS" não estava ali para facilitar a vida aos adversários, vindo a impôr-se categóricamente.

Após dezasseis mangas de 15 minutos cada, 46 voltas era o registo que marcava a diferença entre primeiro e segundo classificados. Mas muito menor já seria a diferença entre segundo e terceiro, uma margem que acalentou ainda e por algum tempo a esperança aos elementos do "Morabia ST Peaners" de assumir a vice-liderança desta prova. De notar que esta decorreria com elevado ritmo competitivo e onde os problemas mecânicos acabaram por ser praticamente inexistentes.
E como tem sido hábito neste Clube e nas provas sob sua organização, no final e por sorteio aleatório, para além dos troféus atribuem-se três modelos, por entre a totalidade dos pilotos que marcaram presença. Desta feita, um Alfa Romeo 155 V6 Ti e um Porsche 956 da Slot.It e ainda um BMW M1 da Scaleauto, eram as ofertas sorteadas pela organização.


Rui Mota, Diogo e Nuno Aguilar acabariam por ser os felizes contemplados com um carrinho, através do sorteio.

Na clçassificação final, o resultado acabaria por ficar com a seguinte ordem:

8º Classificado - SlotSpot

7º Classificado - Slotfans

6º Classificado - ART Slot Cars

5º Classificado - Scorpion Slot

4º Classificado - Slot MG Racing Team

3º Classificado - Morabia ST Peaners

2º Classificado - GT Team/ART Ruprec

1º Classificado - GT Team/ART OS

E como se tem tornado já hábito, o final de festa tem ficado registado com mais um jantar convívio.




Momentos....