quarta-feira, 26 de março de 2014

Colecções - Fui descobrir a de um velho amigo....

 António Sarnadas, é o nome de um grande e generoso amigo que retenho no meu mais restrito círculo de amigos verdadeiros.
Nascida em Moçambique, esta ligação perdura ainda que as distâncias dificultem sempre o contacto humano que gostaria de ver mais intensificado.
Desde a década de 70 que o mundo automóvel à escala nos uniu, justamente tendo como cordão umbilical o slot.
Foi em sua casa que conquistei o meu primeiro troféu, uma minúscula taça correspondente ao 4º lugar e que ainda hoje conservo com elevada estima.

 Em sua casa fui redescobrir com o sêlo de garantia, verdadeiras emoções. Vieram-me à memória os belos tempos passados em tão longínqua terra.
Hoje o Tó, é assim que o trato, colecciona de tudo um pouco, desde os estáticos à escala 1/43 e mais pequenos, até modelos de tamanho gigantesco, passando pelos aviões de aeromodelismo e os carros de rádio-control que marcaram parte da sua juventude, mas os modelos de slot mantêm-se ali presentes.



 Os belos Airfix que coleccionávamos em Moçambique e que serviam também para adaptar a chassis e assim servir os intentos dos slot car, estão também ali, numa espécie de história que teima em manter-se actual, presente e viva. Ao vê-los, revi também muitos dos que tive e que infelizmente se esfumaram em destruições que fui provocando.
 Lá no histórico alinhamento da estante, surgiam algumas surpresas que quase me comoveram.
Descobri por exemplo um Vauxhall Viva que a seu pedido, eu próprio modifiquei para uma espécie de Grupo 5.

 Claro que ao vê-lo, vieram-me imensas recordações e emoções. Já não me lembrava sequer que o havia feito, mas ao vê-lo, vi-me assolado por uma estranha sensação Naif . Toda a transformação era inventada, assim como a própria decoração nascera por instinto. Recordei esse tempo e admirei até o trabalho que ali está, apesar de todas as imperfeições e até infantilidade da criação em si.
 Mas a colecção continuava a ser percorrida pelo meu guloso olhar que aqui e ali lá se ia espantando com curiosas recordações ao mesmo tempo que através do obturador se iam fazendo os registos das imagens.
 Algumas preciosidades ali ia também descobrindo, como é o caso dos modelos antigos da Scalextric.
 Dois belíssimos Cucaracha da Cox também alí se encontravam, o que me deixou muito contente, já que possuí um e foi dos modelos que mais admirei e melhores recordações me deixou dos slot car do tempo anterior à Revolução de Abril.
 Os Mini são uma das paixões do Tó e como tal, não poderiam faltar naquela estante.
 Mas o modelo que mais retive da sua colecção dos tempos idos, era um Ferrari 250 GTO 1964 da MRRC. Aquele modelo marcara-me mesmo e quando o ví, não resisti a tirá-lo da estante para o fotografar.

 Era o modelo, a cor e as suas jantes que me haviam provocado um inexplicável e inesquecível encanto. Volta e meia, recordava-me deste Ferrari e acabei por revê-lo. Para mim continua a ser lindo, pois encontra-se acrescido de sólidas imagens que se encontram retidas na minha memória.
 Tendo-o pressentido, o Tó não resistiu e ofereceu-me um que mantinha na sua colecção, em estado perfeitamente virgem. Modelo vendido em Kit e que comprara para mais tarde o montar, acabou por servir-se dele desta maneira. Como poderão imaginar, fiquei tremendamente sensibilizado.
 Mas as recordações e surpresas não se ficaram por aqui e o meu amigo Tó mostra-me, saído não percebi de onde, outra máquina por mim transformada especialmente para ele. Um Aston Martin.
 Claro que aproveitei a oportunidade para fazer mais alguns registos a este modelo que igualmente havia saído duma imaginação própria de quem já gostava muito de automóveis.
 Para finalizar as surpresas, acabaria por me devolver algo que tinha nascido de muito trabalho e que com muito gosto lhe havia entregue. Em tempos idos cheguei em conjunto com um amigo, a produzir o Porsche Nº1 em resina, à escala 1/43. Este não foi o único modelo, mas o certo é que dos três que produzimos, todos eles em pequenas quantidades, não possuo nenhum. Esta prova ou este protótipo, acabou assim por através de grande generosidade, vir-me parar às mãos novamente. É pelo menos, embora incompleto, algo muito importante para mim.
Aqui ficam as imagens possíveis de uma colecção construída por um verdadeiro apaixonado pelos automóveis, pelas colecções e pelos slot car.
Muito obrigado amigo Tó.

8 comentários:

  1. Sim senhor Mota. Grandes tunnings do slot.
    Como é bom reviver momentos inesquecíveis das nossas (já...) longas vidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Rui e este Senhor é alguém muito importante para mim. Esta colecção eu tinha que a trazer por todo o simbolismo que arrasta dentro das minhas memórias.
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Gostei do artigo. Acho que devias continuar a mostrar as colecções escondidas que existem por aí.
    1 @braço

    ResponderEliminar
  3. Grandes memórias com muita história a mistura.

    Abraço,
    Augusto

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui, como deves calcular, esta deu-me particular prazer, apesar de ter estado sempre nos meus planos este tipo de artigo. Mas para que isso venha a acontecer, preciso da colaboração das pessoas. Têm sobretudo que se disponibilizar para isso. Assim que haja interessados, contem comigo.
    Grande abraço Rui

    ResponderEliminar