sábado, 22 de março de 2014

Matra Simca MS670B - Slot.It

Chegou já ao mercado lojista a nova criação da Slot.It, uma produção que se integra na linha de modelos clássicos produzidos por este fabricante.
 Trata-se do Matra MS 670B, uma marca com algum êxito no Campeonato Mundial de Marcas e também no Campeonato do Mundo de Formula 1. Este modelo conseguiu através de sucessivas evoluções, elevar o nome ao pódio mais elevado nas edições de 1972, 73 e 74, em Le Mans.
A Slot.It reproduziu agora uma das 4 versões participantes na edição de 1974 na clássica francesa, deixando no entanto para as suas séries especiais e dedicada aos vencedores de Le Mans, aquele que participou com o dorsal 7 e que teve como pilotos Henri Pescarolo/Gérard Larrousse.
 O modelo equipado com um motor 3.0 V12 pilotado pelos pilotos Jean-Pierre Jaussaud/Bob Wollek/José Dolhem foi o primeiro desta armada a desistir. Este era no entanto o menos desenvolvido dos 4 representantes da marca, já que tanto o vencedor como o terceiro classificado se tratavam de versões C, enquanto o quarto representante e que viria igualmente a desistir, era significativamente distinto dos restantes, representando a versão MS 680.
 Mas o mini-modelo que nos é agora disponibilizado, surge como uma réplica quase perfeita destes gloriosos campeões franceses que na década de 70 marcaram significativamente o desporto automóvel.
 De cores igualmente bem representadas, pouco haverá a apontar no que respeita a erros na sua reprodução.
 A reprodução mecânica possível de ser observada na vista traseira, embora longe de aprimorada, encontra-se suficientemente bem reproduzida se atendermos ao facto de se tratar de um modelo dinâmico, onde sobretudo as questões de peso têm preponderância nas metas pretendidas pelos fabricantes.
 De formas excelentemente conseguidas, temos ao nosso alcance um modelo de linha extremamente baixa, o que leva a supor vir a tratar-se de uma bela máquina para a competição slot.
 O formato das jantes traseiras poderão levar qualquer um a suspeitar da veracidade da sua reprodução e à suspeita da existência de um erro grave na sua reprodução, mas não, já que o fundo das mesmas era tal e qual o que se reproduz na miniatura, já que o fundo das mesmas era plano e completamente liso.
Poderemos apontar no entanto, nalgum exagera na dimensão das mesmas, já que estes modelos usavam jantes extremamente pequenas à frente. Mesmo as jantes traseiras deveriam ser mais pequenas do que o que surge na reprodução, devendo depois ser compensada com o aumento de borracha nos pneus.

 E que dizer deste representante francês, frente à concorrência do mesmo fabricante?
Sendo o Mc'Laren uma das últimas novidades da Slot.It, poderemos dedicar algum tempo a um comparativo empírico entre as suas duas mais recentes criações.
 Embora tivessem na realidade militado em épocas e categorias diferentes, para o mundo dos slot car, integrar-se-hão na categoria dos Clássicos, o que os oporá como verdadeiros rivais.
 Com uma linha de carroçaria substancialmente mais baixa, o Matra poderá reservar alguma surpresa em pista. No entanto, uma maior distância entre eixos associada a uma traseira mais alongada e pesada, poderá constituir aqui algum handicap.
 Sabendo que o Mc'Laren é garantidamente um dos melhores clássicos deste fabricante a par do Chaparral, poderão ter visto chegar agora um opositor de respeito. No entanto, as corridas pelos diversos clubes dirão qual o mais competente dos Clássicos da actualidade.