A Slot.It presenteou-nos já com o seu terceiro Opel Calibra do Campeonato DTM, correspondendo à versão tripulado por esse grande senhor Keke Rosberg no circuito de Avus Ring.
Esta verão especificamente, torna-se bastante atraente pela decoração que ostenta com dois principais patrocinadores, a saber, a "Old Spice" e a "Hasseröder". As côres encontram-se bem reproduzidas, onde a côr branca retrata o característico pérola do modelo verdadeiro. Este modelo em concreto, debateu-se directamente no asfalto com o Alfa Romeo 15V6 Ti sob as côres da "Martini", e que muito recentemente foi também editado por este mesmo fabricante.
Na realidade, estes modelos defrontaram-se no mesmo circuito e no mesmo ano.
E se no asfalto o equilíbrio era um facto, nos plásticos poderá haver algum distanciamento.
Mas agora o que importa é perceber se apesar de nos encontrar-mos perante dois modelos rigorosamente iguais, se poderão existir disparidades entre o primeiro Opel Calibra editado e este terceiro
E a balança desde já determina uma quase inexplicável diferença. Onde estarão as 0,6gr. que diferenciam estes dois exemplares?
Já anteriormente viramos que o segundo modelo até nós chegado, mostrara uma diferença substancial neste capítulo, mas aí trata-se de uma nova carroçaria que monta sobre os alargamentos das rodas traseiras, grandes tomadas de ar. E por isso não daremos continuidade na comparação com os outros dois modelos.
E pesadas apenas as carroçarias, comprova-se que entre estas existe alguma diferença. Mas onde se encontrarão as 0,5gr?
Num olhar através do óculo traseiro, percebe-se que a bandeja porta-piloto deixou na sua parte mais recuada, de ser plana para ter recebido agora a parte central sobrelevada.
Entre as duas primeiras versões este órgão era rigorosamente igual, mas agora terá sido alvo de melhoramentos, talvez para que se minimize a interferência da parte mecânica (motor) com a placa porta-piloto. Diga-se no entanto, que um destes exemplares de primeira geração foi por mim preparado e nunca eu senti qualquer problema a este nível. Contudo, era utilizado um motor de caixa pequena e talvez assim, com esta modificação, passe a ser possível a montagem de motor em linha de caixa grande.
Nas duas imagens tiradas pelo interior, é perfeitamente visível esta alteração que foi bastante abrangente.
Mas também o chassis se mostra mais pesado. Vê-se alguma diferença entre ambos, mas apenas ao nível de algumas furações. Talvez sejam eles a principal razão para a diferença. Também na traseira, o novo calibra recebe mais duas derivas verticais que melhorariam na realidade, o fluxo aerodinâmico inferior.
Na original versão existiam ao longo do chassis pela sua parte interna, pinos que serviam de orientadores dos cabos para o motor. Agora desaparecem, mas não se percebe a razão.
E assim, parece-me lógico que a melhor das apostas continuará a recair no primeiro dos Calibra até nós chegado, ou seja, "não há amor como o primeiro"...
Nas imagens da retaguarda, percebe-se a existência de mais duas lâminas que servem o difusor aerodinâmico inferior, na mais recente versão.
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