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sábado, 29 de setembro de 2018

E agora, em que ficamos? Alfa Romeo 155V6 Ti - Slot.It

 Este Blog trouxe até vós recentemente, um teste comparativo entre a versão original do Alfa Romeo 155V6 Ti de edição Slot.It, e uma mais recente versão cujo modelo do mesmo fabricante se decorava com as nobres côres da "Martini".
Mas porque deste mesmo fabricante surge uma terceira versão, ou simplesmente outra evolução sobre este mesmo modelo, aqui vamos então desmontar um pouco dos segredos que cada um esconde, excluindo-se agora a primeira das versões, uma vez que no anterior teste acabaram por ficar provados os seus pontos desfavoráveis relativamente ao seu directo rival. É então com base na evolução sob as côres da "Martini" e o mais recente sob as côres da "Bosh", que abordaremos as diferenças tentando mostrar as vantagens ou desvantagens de cada um deles.
E como ficou dito anteriormente, a evolução deste Alfa Romeo levou a que a Slot.It tivesse elaborado uma nova carroçaria, onde a parte correspondente ao pára-choques/spoiler fosse agora independente, o que permite a elaboração de modelos que pareçam muito diferentes.
 Mas essa permissividade levou a que a nova frente proporcionada por esse novo elemento neste novo Alfa, obrigasse a chegar-se ao extremo de terem de elaborar também um novo chassis, tal como se pode observar nestas duas imagens, onde se percebe uma frente do chassis substancialmente modificada, mas acontecendo o mesmo na secção traseira, onde os apêndices aerodinâmicos existentes nas extremidades laterais e a modificação dos escapes, acabou por obrigar também a que se modificasse essa secção.



 A nova secção frontal da carroçaria passou a ser muito diferente e bastante aberta lateralmente, tendo também recebido novos apêndices aerodinâmicos nas suas extremidades. Estes apêndices, fazem parte integrante da totalidade do spoiler, não se tratando de acessórios retiráveis. A sua inexistência, significará que pura e simplesmente se partiram.
 Em baixo vê-se bem a diferença entre ambas as frentes.
 Na traseira, embora diferentes ao nível do chassis, torna-se mais imperceptível.
 E o que nos diz a balança?
 Aqui existe uma diferença de 0,1gr, algo absolutamente desprezível e que nos levará a tentar perceber melhor as vantagens ou desvantagens das diferenças existentes entre ambos.
Mas a diferença determinada na balança será causada pela carroçaria ou chassis, Verifiquemos então.
 A nova versão apresenta um chassis mais pesado cerca de 0,3gr, o que leva no imediato a perceber que em termos dinâmicos, existirá vantagem na nova montada, já que a diminuição de peso em altura, melhora o centro de gravidade e consequentemente, contribui para um melhor desempenho no equilíbrio, sobretudo aquando das curvas feitas no limite. E se no total a diferença já era de 0,1gr favorável ao novo Alfa Romeo, então já temos uma grande referência relativamente às suas possibilidades dinâmicas.

 Relativamente às cotas, larguras e comprimentos, no caso agora analisado não se registam quaisquer diferenças, portanto, a provável vantagem do novo recruta parece querer manter-se.

 A imagem debaixo mostra-nos o excesso de plástico na secção frontal, a que se deverá atribuir a responsabilidade de aumento de peso nesta nova unidade. E este a estar centralizado sobre a frente, poderá minimizar os estragos, já que não contribuirá para um aumento do deslizar da traseira, como seria o caso se esse se centrasse atrás.
 Onde poderá então este novo elemento da família saír prejudicado?
O único pormenor que poderei aventar poder-se-à relacionar ainda, com a sua frente. Isto porque, a existência de um chassis em cunha nas extremidades, poderá eventualmente a vir a criar algum défice de apoio nas curvas quando feitas em apoio, ou do chassis, ou da carroçaria.
Parte da preparação destes pequenos bólides prende-se com o rebaixamento da frente, de modo a que quando necessário, a carroçaria ou o próprio chessis façam as vezes das rodas da frente ao apoiarem sobre a pista. Mas como este se mostra algo elevado também, não estou certo de que o trabalho de preparação lhe venha a permitir um tão bom apoio como acontece em ambos os seus antecessores. Se não fôr o caso, então estou certo de estar-mos perante o melhor dos três Alfa.

 Mas atenção meus amigos, a uma pequena trafulhice que poderá vir a ser tentada pelos mais afoitos preparadores. O novo chassis não é intercambiável com a versão da "Martini", o mesmo não se podendo afirmar no sentido inverso. Isto é, conseguimos aproveitar o chassis mais leve na carroçaria mais leve. Bem, a coisa até se nota, mas o certo é que este conjunto funciona melhor do que qualquer outro, porque chassis e carroçaria não encontram obstáculo algum para que funcionem na perfeição. Portanto, atenção à feitura dos regulamentos, ou se permite intercambiar, ou não, dependendo dos objectivos.
 O chassis de segunda geração, adapta-se a estas duas carroçarias.
 Mais um membro a enriquecer esta família italiana, enquanto o Mercedes 190E não surge.
E um agradecimento especial à Slot.It, pelo notável trabalho de modificação de elementos e moldes que estou certo, não seria de igual  forma visto por outros fabricantes.

 A fotografia mostrada no plano inferior bem demonstra o quanto mais elevada se encontra a frente do novo Alfa Romeo. Além disso, a versão Martini pode ainda contar com o apoio do lábio da sua carroçaria, que se encontra alongado e bastante baixo.

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