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quarta-feira, 25 de setembro de 2019

E tudo começou, verde

 A popular empresa alemã "Jägermeister", sediada em Wolfenbüttel e produtora do licôr à base de ervas, frutas, raízes e flores, iniciou-se como patrocinador no mundo do desporto automóvel em 1972. Durante trinta anos foi um ícone no mundo motorizado, com uma imagem típica nas corridas em que participou, através da utilização da sua integral côr laranja complementada com a imagem da cabeça de um cervo e uma cruz cristã entre as suas astes.
 Eckhard Schimpf, periodista alemão responsável pelo marketing da marca e que assinou a totalidade dos contractos de patrocínio durante 31 anos, desde 1972 até 2003, foi o responsável pela chegada deste patrocinador ao desporto automóvel, quando ele próprio se tornou no primeiro piloto a participar numa corrida com a imagem da "Jäger".
Depois de contactar o preparador alemão "Max Moritz", comprou o Porsche 914/6 GT com o número de chassis 914 143 0178, que dispunha de um bom palmarés e que segundo Schimpf, era o 914 mais rápido daquela época. Terá recebido o carro num sábado e no dia seguinte, domingo dia 3 de Abril de 1972, em Wolfenbüttel, localidade perto da sua garagem particular, organizou-se uma prova de slalom em que tomou parte. Foi apenas uma demonstração em que terá dado 3 ou quatro voltas, mas sem que contasse para o resultado final. Por questões de segurança e responsabilidade, a organização do evento acabaria por atribuir-lhe o número 186.
 O fabricante Slot Racing Company acabaria por fazer chegar esta preciosidade ao mundo dos slot car, numa edição limitada a 520 exemplares e destinada exclusivamente ao mercado alemão.
 As côres verde e prateada com que se apresenta, correspondem às do preparador "Max Moritz", alusão a que se remete através das inscrições na capota, ao que se lhe juntaram os logos da "Jägermeister, nas tampas da mala da retaguarda e da frente, onde se encontra o depósito de combustível. Refira-se que tratando-se este carro de um modelo de motor central e encontrando-se montado imediatamente atrás do habitáculo, ambas as secções fontal como da traseira, poderão servir de bagageira e para alguns arrumos.

 Nesta prova e seguintes, rampa de Wiltz no Luxemburgo em que obteria a vitória e na rampa de Dünsberg-Rennen, na Alemanha, segundo classificado, o carro continuou a apresentar-se com estas originais côres do preparador alemão. Dias mais tarde acabaria por ser pintado de laranja, esquema de carácter definitivo e que marcaria o desporto automóvel motorizado, com a continuidade da imagem deste patrocinador através de inúmeros modelos.

E este fabricante acabaria por editar também este mesmo modelo mas sob a côr que eternizou este licôr de origem alemã no seio dos automóveis, numa participação tida nos 1000 Km de Nurburgring ainda no mesmo ano de 1972, com a dupla formada pelo próprio E. Schimpf e N. Koob.


 Seria então a partir deste Porsche 914/6 GT que cresceria a imagem dos carros laranja que militariam em inúmeros campeonatos, mas sobretudo com participações marcadamente em território germânico.
A tirar partido desta inegável vantagem estética proporcionada pelos modelos totalmente laranja, estiveram depois a totalidade dos fabricantes de modelos à escala, tanto estáticos como do ramo dos slot car, sendo esta última a matéria para a qual nos encontramos orientados.
Na imagem que acima se apresenta, constam alguns dos inúmeros mini-modelos já chegados ao mercado através de vários fabricantes, numa incontornável valia e contributo, tanto para coleccionadores como para abrilhantar as competições.











E a "Jägermeister" conseguiu assim escrever um belo capítulo motorizado e nós agradecemos hoje, contribuindo com a continuidade e eternização duma imagem de que poucos patrocinadores se poderão orgulhar da mesma maneira.

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