quinta-feira, 1 de abril de 2021

BRM - Chegaram os BMW 2002

Depois da chegada do Opel Kadett e do Alfa Romeo 1300 GTA por parte do fabricante de modelos à escala 1/24 BRM, era pelo BMW 2002 que os apaixonados pela modalidade, mais esperavam.
E se é verdade que os agora chegados são um espanto, não é menos verdade que não correspondem em exactidão, aos modelos que representam.
Mas esse começa a ser um desprezado facto pela enorme maioria de quem gosta e sente  verdadeiramente o espírito da competição, pelo que não nos debruçaremos sobre esse assunto, sobretudo quando nos encontramos ainda com o olho cheio, pela tremenda beleza estética que cada um dos dois agora chegados, emanam.
Warsteiner, ou Jagermeister? Qual dos dois o mais bonito? Talvez a escolha não recaia por aí em nenhum, mas penderá sobretudo, por conceitos estéticos que a história se encarregou de escrever em cada uma das nossas memórias.

A verdade é que tanto um como o outro serão bem vindos às mãos dos apaixonados da marca e haja €uros e estamos certos que a vontade será a de frenėticamente, possuir ambos.
Mecânicamente nada encontraremos de novo, pelo que em termos dinâmicos, não possamos pedir muito mais do que uma equivalência ao Opel Kadett, já que nos parece em clara vantagem pela baixa altura da sua carroçaria, o Alfa Romeo.
Semi-eixos à frente e eixo completo à retaguarda, parece ser a fórmula que a BRM abraçou para esta nova série de modelos de Gr.2, por abandono do uso de cardan no eixo de tracção, aposta essa inserida nos primeiros pequenos 1300.
Brindaram desta vez os compradores, com a oferta de um pequeno porta-chaves, como a imagem inferior demonstra.

Ainda que editado há mais algum tempo, surgiu também o pequeno Fiat 1000 que acabaria por receber um reestyling nos pormenores de acabamento no berço do motor, bem como da tampa do mesmo.
De interior igualmente aprimorado, surge a sigla "Fiat Abarth" inscrito no tablier e o escorpião 🦂 no seu interior, em grande dimensão.
Mas o principal brilhantismo, encontra-se mesmo na complementaridade do berço do motor, onde não falta a representação da cablagem da tampa da  bobine e onde até a correia do dínamo foi contemplada. O seu escape foi também revisto e agora, ao invés de um só a sobressair para o exterior, surgem dois numa posição muito mais convencional.
A tampa do motor recebe um novo desenho de posição fixa e sem os habituais suportes que a sustentam na posição aberta.
No fundo, uma BRM a fazer um esforço para se manter sempre em grande.
E depois da edição do Autobianchi Abarth que se expressa sobretudo pelo inesperado e inovador sistema de tracção frontal, esperam-se as chegadas dos anunciados Volkswagen Scirocco e do Ford Capri tanto na sua versão 2600 RS como LV.

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