Após longo interregno, nos mais recentes anos e porque se justificava, a Scalextric remodelava este modelo aperfeiçoando as suas linhas, mas sobretudo, o conceito mecânico até então utilizado.
Embora não nos pareça de grande monta a remodelação a que terá sido sujeito, vem tão somente justificar este aspecto, a qualidade original dos seus moldes. Mas dotado agora de uma linha mais refinada ao nível das suas linhas, acabaria também por absorver algumas novidades e particularidades, como forma de reproduzir nalguns casos, versões específicas de algumas provas onde se terá notabilizado como verdadeira máquina de competição e onde se terá mostrado ao melhor nível mundial.
As faixas vermelhas e as jantes específicas existentes na mais recente reprodução, definem a originalidade da versão "México" que a Ford desenvolveria para marcar o extraordinário feito que foi a vitória no rali "Londres-México", para a sua versão "cliente".Acabaria por vêr reproduzida a versão vencedora do Rali Safari, um dos mais duros ralis do mundo, onde não falta a reprodução da estrutura tubular frontal e viu incrementado também o grupo óptico suplementar. Palas na frente que serviam para afastar os salpicos da lama para os faróis não ficaram esquecidas, o que enriquece esta bela peça.
A traseira receberia também um farol suplementar, já que a realidade assim o ditaria.
Outra notável edição, acabou por ser a reprodução do vencedor da prova maratona "Londres-México". Para além dos reforços da estrutura frontal que incluem faróis suplementares, existem agora também duas estruturas de reforço suplementar que partem dos guarda-lama frontais e se estendem até ao topo dos pilares A na capota.
Além da perda do pára-choques traseiro e de ter recebido também o farol extra, os seus originais stop's, deram lugar a três pilotos independentes e de formato redondo.
Portanto, aqui ficou um pouco da história dum ícone da Ford e do Ford Escort da Scalextric, mas também não quero aqui deixar passar a oferta que me foi feita deste modelo original, o branquinho com o dorsal 5, por parte do amigo Pedro Machado, um amante de modelos de slot car e da modalidade e que passou a ter para mim um significado muito especial. Para ele, ao que parece, terá sido uma "troca de galhardetes". Muito obrigado meu amigo!
Sem comentários:
Enviar um comentário