Trata-se do Ford Puma, que infelizmente não vê equiparada a sua beleza a resultados condignos no Mundial onde milita, mas aqui para o nosso mundinho, será sempre uma bela prenda para os aficionados.
Se o renovado fabricante retirou nas suas primeiras obras o sistema de tracção integral dos modelos, desta vez surpreende-nos com a sua recriação. No entanto, serve-se do primitivo conceito que utilizou nos Audi Quattro e Ford RS 200 para se atingir esse objectivo. Isto é, desaparece o comprido veio do motor dotado de um pinhão em cada uma das suas extremidades, para passar a fazer a tracção directamente ao eixo posterior pela utilização de um motor de caixa pequena de referência ""SCX FR42" e pinhão de ataque a uma convencional cremalheira, fazendo a transferência da potência para a frente, através da utilização de duas correias, uma de cada lado, mas agora com uma novidade. Na verdade não existe eixo à frente, mas sim, pseudo-semieixos, o que implica a obrigatoriedade de utilização de uma correia para cada conjunto de roda anterior e posterior.
Talvez esta nova solução nos ofereça alguma suavidade a que não estamos habituados nas máquinas da Scalextric/SCX, mas ao mesmo tempo de perda de eficácia à medida que estas percam a elasticidade original ou pela existência de poeiras que façam diminuir a fricção entre a correia e a póli que se encontra integrada nas jantes.
Mas é uma solução bem vinda, que retoma a recriação da realidade e que vai mostrando uma das maiores características deste fabricante, a procura da melhoria e renovação dos seus conceito.
Parabéns Scalextric/SCX, por esse espírito batalhador de não baixar nunca os braços. E o Puma, foi uma aposta ganha!
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