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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Capri ou Capri? - Os dois da Slot Racing Company

 Através da nova firma Slot Racing Company, podemos hoje desfrutar nos Slot Car, de duas belas máquinas do passado. Tratam-se de duas versões da marca norte americana Ford, que muito estiveram na moda nos anos 70. Há muito esperados, duma assentada este fabricante disponibiliza-nos duas evoluções do Ford Capri, ambos pertencentes aos campeonatos de velocidade e integrados no extinto mas saudoso, Grupo 2.
 Tratam-se de uma natural evolução um do outro, já que respeitam a anos diferentes em que este modelo militou nos campeonatos europeus. Dotados por essa razão de carroçarias distintas, o Capri de 1973 surge mais alargado relativamente à versão do ano que lhe precedeu.

 A secção frontal apresenta-se com uma grelha de faróis algo diferente, pois correspondem à evolução deste mesmo modelo em termos de mercado comercial. Na parte mais inferior, a pala que equipava o Capri de 1972 desapareceu para dar lugar a um spoiler integrado na própria carroçaria. A própria decoração assume também as cores oficiais da marca no modelo de 1973.
 Os stop's respeitam também à correspondente evolução comercial, tornando-se duplos e de muito maior dimensão.

 Mecânicamente, apoiam-se no mesmo conceito e repartem um chassis muito semelhante. No entanto, a versão de 1973 recebe um chassis mais alongado e que contorna o patilhão, surgindo também junto às rodas traseiras mais largo, já que acompanha o alargamento da própria carroçaria.
 Por essa razão, ambos se apresentam com pneus de largura distinta no eixo posterior. O alargamento da carroçaria que embora não pareça significativo, permite na prática um ganho substancial na largura total do eixo.

 Se para a competição apostaríamos de imediato no modelo de 1973, para a história da marca e do modelo, a versão de 1972 representará muito mais, pois acabou por ser a base para um processo evolutivo que teve início nele próprio.
 E para nosso bem, a Carrera tinha já editado o suprasumo, isto é, a versão 3100 do Ford Capri desta mesma série, um modelo cuja carroçaria sofreu também algumas evoluções, como uma entrada de ar maior no gurarda-lama traseiro e ranhuras de arejamento na parte superior dos mesmos, um spoiler traseiro de grandes dimensões na tampa da mala e um spoiler frontal, redesenhado.

 Referir ainda a excelência dos acabamentos apresentados pela Slot Racing Company, onde os pormenores são muito cuidados, como as escovas limpa-pára-brisas em fotogravura, a representação das jantes, os frisos cromadas e o excelente acabamento da pintura, a fazer lembrar o bom trabalho da SCX nas suas últimas realizações.
E assim fica escrita uma bela história do automobilismo, à escala dos Slot Cars e em muito bom nível qualitativo.

Os Grupo 2 da nossa saudade....

No campo dos modelos de Grupo 2, começamos hoje a poder já usufruir de belas máquinas que preencheram a infância de muitos de nós. Quem não se lembrará dos fantásticos Alfa Romeo GTV, dos BMW 2002 ou Ford Capri?
Através da Auto Art, Spirit e mais recentemente da Slot Racing Company, poderemos nem que seja através de um fértil imaginário, recriar algumas das fantásticas batalhas cujos modelos anunciados, eram os principais protagonistas.

A Slot Racing Company trouxe-nos o modelo que faltava. O Ford Capri era por muitos esperado e eis que na sua mais básica versão de Grupo 2, nos chegou agora este interessanto modelo da oval azul.
Dotado de motor de caixa pequena e em posição Sidewinder, poderá representar uma vantagem para os mais velhinhos rivais, mas embora dotado de motor Inline, o BMW da Spirit dispõe de berço do motor independente do chassis, o que lhe poderá conferir alguma vantagem.
Poder-se-á recriar algum equilíbrio? É a verdadeira incógnita, mas alguns testes em pista poderão determinar para que lado cairá o prato da balança.

De cotas com grande proximidade, torna-se difícil poder-se ajuizar atempadamente qual deles levará vantagem. Ambos muito bem reproduzidos, poderemos no entanto atribuir alguma vantagem à melhor qualidade dos materiais dsiponibilizados no Ford, aliado à aposta na posição do motor.

Será que o espírito dos Grupo 2, voltará a assumir o desejado protagonismo nas pistas de plástico?
Venham eles.......

Scaleauto e o BMW Z4

 A Scaleauto fez-nos já chegar o anunciado BMW Z4 GT3, cuja versão recaiu na da apresentação do mesmo, pela marca bávara.
 Possuidor de uma das frentes e uma das traseiras mais bonitas do mundo dos GT's, este modelo foi também muito bem conseguido pelo fabricante de Slot Cars.
 A decoração escolhida para primeira referência por parte da Scaleauto, a meu ver, foi também uma belíssima aposta, já que se trata de uma versão simples mas muito bem conseguida e onde as cores de competição associadas à sigla "M" da BMW, lhe dão um toque muito especial.
 Os pormenores não foram descorados, como são os casos dos ganchos de reboque tanto à frente como atrás. As redes na parte inferior da carroçaria e em ambas as extremidades, também não foram esquecidas. A ancoragem do aileron ao pára-choques, é um pormenor que em futuras realizações sofrerá alteração, pois existem versões mais recentes onde este se apoia directamente na tampa da mala.
 A qualidade das jantes, é um dos soberbos pormenores que poderemos gabar. Excelente reprodução que vem complementar pela positiva, um modelo que por si só já era muito interessante.
De mau poderemos apontar a falta de casamento entre o alinhamento do diâmetro das rodas com o das cavas da carroçaria. Este pormenor faz-se notar melhor, do lado direito do modelo onde sobretudo a roda traseira surge notóriamente mais recuada.
No geral nota muito positiva, já que mecânicamente, o chassis é também ele muito bom.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Liga Clubes 2013 - Primeira prova, vitória para o Slot Clube do Porto

Teve início na pista do Slot Clube do porto, a primeira das provas que compôem a liga de Clubes, um campeonato que agrega alguns clubes a norte de Aveiro e que se rege pelo regulamento que orientará a final nacional espanhola, cujas três melhores equipas portuguesas asseguram a sua presença nesse mesmo campeonato.
 Para este ano, o regulamento admite uma variedade de modelos que vão desde os GT´s até aos LMP. Por essa razão, a escolha dos modelos foi difícil e variada por parte dos clubes. No entanto, o modelo da Slot.It, o Porsche GT1 EVO 98, acabou por ser o preferido pela maioria das equipas em presença.
 Notou-se a ausência da equipa Slotspot de Aveiro, o que acabou por ditar também que a mesma decorresse ocupando apenas sete das oito calhas disponíveis.
 Os habituais momentos de convívio que ajudam sempre ao agradável ambiente que invariavelmente se vai vivendo, ficam também registados em memória e em imagens.

 A hora das verificações técnicas, é sempre um dos momentos fortes das provas, com alguns dos preparadores a sofrerem de algum stress. Outros, ..... nem tanto.....
 Modelos verificados e montados, passam para o parque fechado aguardando o período da tarde, onde todos os momentos determinarão o resultado final da prova.
Os Clubes Slot Clube do Porto (Absolute Beginners), Meta Clube, GT Team/ART e ainda Slot Clube do Porto (Winprovit) acabariam por optar pelo novo Porsche da Slot.It, enquanto o Clube Slot da Trofa apostava no Mc'Laren do mesmo fabricante, o Slot Clube de Matosinhos acreditava no Nissan ainda da Slot.It e os Drink Team, perdão, os Dream Team, a segunda equipa do Clube Slot da Trofa, apostava no Saleen da Arrow Slot.
 A qualificação parecia mostrar que a supremacia se encontrava no Mc´Laren, já que os trofenses averbariam o melhor registo da qualificação, seguidos dos homens da casa, num dos Porsche presentes. Também o Nissan do Slot Clube de Matosinhos se mostrou bastante próximo dos melhores registos, o que indiciava grande nível de andamento entre a variedade de modelos presentes.

 Escolhidas as calhas, era a vez dos pilotos ocuparem também os seus lugares para a batalha que se adivinhava, bem disputada.

 Completada a primeira das calhas e embora a Winprovit surgisse à cabeça da classificação, comprovava-se o grande equilíbrio já que o GT Team completava a mesma com o mesmo número de voltas, enquanto no terceiro lugar, a segunda equipa do Porto registava apenas menos duas voltas.

 A segunda manga registava a continuidade da Winprovit à cabeça da classificação com mais uma volta do que a sua rival caseira da Absolute Beginners. Esta última, via-se apoquentada com o desempenho do Clube Slot Trofa que registava no final o mesmo número de voltas. Com menos uma do que os terceiros classificados, encontrava-se o GT Tam/ART. Era notório que começava ficar em suspense o desfecho que a prova viesse a ter.

Para a terceira manga, a Winprovit cedia pela primeira vez a posição, mostrando os homens do Clube Slot Trofa ao que vinham, assumindo a liderança que a par do GT Team/ART, finalizavam ambas com o mesmo número de voltas. Por seu lado, era também a Absolute Beginners que se sobrepunha aos até então, comandantes. Uma calha menos conseguida, levava a Winprovit à quarta posição a sete voltas do Clube Slot Trofa. Dream Team, Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube tornavam a atrasar-se relativamente à cabeça da tabela de classificação, fruto de azares, falta de eficácia dos seus modelos e ainda por falta de experiência por parte dos homens de Guimarães, o que os fazia manter as posições relativas.

No final das mangas, os pilotos não tiravam os olhos do placard dos resultados.

 A quarta manga ditava agora que quem assumia a liderança, era o GT Team/ART. Sem dúvida, ficava aqui a prova do enorme equilíbrio que se vivia e a enorme incerteza relativamente ao desfecho. A troca de posições fez-se entre estes e o Clube Slot da Trofa que passava a segundo e os Absolute Beginners mantinham o terceiro posto, bem como as restantes equipas.

 O final da quinta manga ditava que com uma diferença de 2 voltas sobre os Absolute Beginners, o GT Team/ART ainda se conseguia manter na primeira posição, enquanto o Clube Slot da Trofa descia ao terceiro lugar. Não havia dúvidas de que a incerteza estava instalada até ao final da prova. Entretanto, era o Dream Team que obrigava por troca consigo, a Winprovit a descer mais uma posição. A diferença no entanto, era reduzida e de apenas 2 voltas. Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube, mantinham-se na cauda a fechar a classificação.

A sexta manga registava nova reviravolta e desta vez, os Absolut Beginners assumiam pela primeira vez a primeira posição, comprovando a excelente recuparação que vinham fazendo e a excelência das prestações que vinham assumindo. Relegavam o GT Team/ART para a segunda posição e com uma diferença de cinco voltas. O Clube Slot da Trofa mantinha a diferença de dez voltas para o GT Team/ART e mantinha a terceira posição, assim como era também mantida a restante classificação geral.
Partia-se então para a sétima e última calha com alguma apreensão, apesar da vantagem se encontrar do lado dos comandantes, pela teórica melhor calha de que iriam usufruir.

 E assim aconteceu, com os Absolute Beguinners a sagrarem-se vencedores com margem folgada, já que esta foi dilatada para as onze voltas relativamente aos segundo classificados, os bracarenses do GT Team/ART. Apesar da recuperação do Clube Slot da Trofa sobre os bracarenses, a surpresa veio da Winprovit que se sobrepôs aos trofenses, relegando estes para a quarta posição.
As restantes posições mantiveram-se sem qualquer alteração.

 Acabamos assim por constactar uma  surpreendente supremacia por parte dos Porsche da Slot.It, onde três dos quatro participantes vieram a ocupar os três lugares do podium.



 7º Classificado - Meta Clube

 6º Classificado - Slot Clube Matosinhos

 5º Classificado - Dream Team

 4º Classificado - Clube Slotcar Trofa

 3º Classificado - Winprovit /SCP

 2º Classificado - GT Team/ART

1º Classificado - Absolute Beginners/SCP

Tratou-se de uma das provas deste campeonato, melhor disputadas e com enorme incerteza até ao final. Lamenta-se a ausência da equipa Slotspot, pois temos a certeza de que mais disputada teria sido.

Parabéns aos excelentes vencedores em particular e a todos os participantes em geral.