Teve início na pista do Slot Clube do porto, a primeira das provas que compôem a liga de Clubes, um campeonato que agrega alguns clubes a norte de Aveiro e que se rege pelo regulamento que orientará a final nacional espanhola, cujas três melhores equipas portuguesas asseguram a sua presença nesse mesmo campeonato.
Para este ano, o regulamento admite uma variedade de modelos que vão desde os GT´s até aos LMP. Por essa razão, a escolha dos modelos foi difícil e variada por parte dos clubes. No entanto, o modelo da Slot.It, o Porsche GT1 EVO 98, acabou por ser o preferido pela maioria das equipas em presença.Notou-se a ausência da equipa Slotspot de Aveiro, o que acabou por ditar também que a mesma decorresse ocupando apenas sete das oito calhas disponíveis.
Os habituais momentos de convívio que ajudam sempre ao agradável ambiente que invariavelmente se vai vivendo, ficam também registados em memória e em imagens.
A hora das verificações técnicas, é sempre um dos momentos fortes das provas, com alguns dos preparadores a sofrerem de algum stress. Outros, ..... nem tanto.....
Modelos verificados e montados, passam para o parque fechado aguardando o período da tarde, onde todos os momentos determinarão o resultado final da prova.
Os Clubes Slot Clube do Porto (Absolute Beginners), Meta Clube, GT Team/ART e ainda Slot Clube do Porto (Winprovit) acabariam por optar pelo novo Porsche da Slot.It, enquanto o Clube Slot da Trofa apostava no Mc'Laren do mesmo fabricante, o Slot Clube de Matosinhos acreditava no Nissan ainda da Slot.It e os Drink Team, perdão, os Dream Team, a segunda equipa do Clube Slot da Trofa, apostava no Saleen da Arrow Slot.
A qualificação parecia mostrar que a supremacia se encontrava no Mc´Laren, já que os trofenses averbariam o melhor registo da qualificação, seguidos dos homens da casa, num dos Porsche presentes. Também o Nissan do Slot Clube de Matosinhos se mostrou bastante próximo dos melhores registos, o que indiciava grande nível de andamento entre a variedade de modelos presentes.
Escolhidas as calhas, era a vez dos pilotos ocuparem também os seus lugares para a batalha que se adivinhava, bem disputada.
Completada a primeira das calhas e embora a Winprovit surgisse à cabeça da classificação, comprovava-se o grande equilíbrio já que o GT Team completava a mesma com o mesmo número de voltas, enquanto no terceiro lugar, a segunda equipa do Porto registava apenas menos duas voltas.
A segunda manga registava a continuidade da Winprovit à cabeça da classificação com mais uma volta do que a sua rival caseira da Absolute Beginners. Esta última, via-se apoquentada com o desempenho do Clube Slot Trofa que registava no final o mesmo número de voltas. Com menos uma do que os terceiros classificados, encontrava-se o GT Tam/ART. Era notório que começava ficar em suspense o desfecho que a prova viesse a ter.
Para a terceira manga, a Winprovit cedia pela primeira vez a posição, mostrando os homens do Clube Slot Trofa ao que vinham, assumindo a liderança que a par do GT Team/ART, finalizavam ambas com o mesmo número de voltas. Por seu lado, era também a Absolute Beginners que se sobrepunha aos até então, comandantes. Uma calha menos conseguida, levava a Winprovit à quarta posição a sete voltas do Clube Slot Trofa. Dream Team, Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube tornavam a atrasar-se relativamente à cabeça da tabela de classificação, fruto de azares, falta de eficácia dos seus modelos e ainda por falta de experiência por parte dos homens de Guimarães, o que os fazia manter as posições relativas.
A quarta manga ditava agora que quem assumia a liderança, era o GT Team/ART. Sem dúvida, ficava aqui a prova do enorme equilíbrio que se vivia e a enorme incerteza relativamente ao desfecho. A troca de posições fez-se entre estes e o Clube Slot da Trofa que passava a segundo e os Absolute Beginners mantinham o terceiro posto, bem como as restantes equipas.
O final da quinta manga ditava que com uma diferença de 2 voltas sobre os Absolute Beginners, o GT Team/ART ainda se conseguia manter na primeira posição, enquanto o Clube Slot da Trofa descia ao terceiro lugar. Não havia dúvidas de que a incerteza estava instalada até ao final da prova. Entretanto, era o Dream Team que obrigava por troca consigo, a Winprovit a descer mais uma posição. A diferença no entanto, era reduzida e de apenas 2 voltas. Slot Clube de Matosinhos e Meta Clube, mantinham-se na cauda a fechar a classificação.
Partia-se então para a sétima e última calha com alguma apreensão, apesar da vantagem se encontrar do lado dos comandantes, pela teórica melhor calha de que iriam usufruir.
As restantes posições mantiveram-se sem qualquer alteração.
Acabamos assim por constactar uma surpreendente supremacia por parte dos Porsche da Slot.It, onde três dos quatro participantes vieram a ocupar os três lugares do podium.
7º Classificado - Meta Clube
6º Classificado - Slot Clube Matosinhos
5º Classificado - Dream Team
4º Classificado - Clube Slotcar Trofa
3º Classificado - Winprovit /SCP
2º Classificado - GT Team/ART
1º Classificado - Absolute Beginners/SCP
Tratou-se de uma das provas deste campeonato, melhor disputadas e com enorme incerteza até ao final. Lamenta-se a ausência da equipa Slotspot, pois temos a certeza de que mais disputada teria sido.
Parabéns aos excelentes vencedores em particular e a todos os participantes em geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário