Achegada ao mercado através da Scaleauto do BMW Z4 da categoria GT, veio alargar a família BMW no que respeita aos modelos de competição que se celebrizaram no muno automóvel de competição.
E esta começa a assumir contornos de relevo no mundo dos Slot Car, já que se disponibilizaram modelos de elevadíssimo interesse, para além dos êxitos por eles acumulados no campo competitivo.
Desde a época dos 1800 até aos nossos dias, esta marca tem-se sabido impor nesse capítulo, onde inclusive chegou a sagrar-se vencedor da mais importante prova mundial, as 24 horas de Le Mans. Desde corridas de sprint, ralis e resistências e até à formula 1 onde abrilhantou esse mundo com os seus motores, esta marca tem deixado rasto de sucesso.
O modelo 3.500 CSL foi outro dos revolucionárias da marca de Munique, onde conseguiu outro importante palmarés, ao conseguir a vitória absoluta nas 24 Horas de Daytona. Tratou-se dum modelo que evoluiu do 2800 CS, modelo este que não tivemos ainda o prazer de o ver chegar aos gloriosos do Slot. No entanto, ou através da Spirit ou da Slot Racing Company, existem algumas esperanças que venha a acontecer.Várias foram as evoluções da carroçaria e através da Fly, fomos tendo a possibilidade de juntar às colecções, algumas dessas etapas, bem como das reproduções daqueles que conhecidos ficaram por "Art Car".
O M1, terá sido uma das melhores criações bávaras. Espantaram o mundo com a sua chegada, ao ponto de ainda hoje os pilotos ficarem espantados com a dinâmica deste modelo nascido em 1978 e produzido até 1981. Trata-se ainda hoje, do único modelo da BMW a ser produzido com motor central de 3.5 de cilindrada, debitando 277 cv e produzido artesanalmente pela BMW Motorsport.
Excepcionalmente utilizado na competição, chegou mesmo a servir de troféu de animação dos programas de Formula 1, onde alguns dos participantes eram os próprios pilotos desse Campeonato do Mundo.
A Fly não perdeu o ensejo para a sua reprodução, no que passou a ser um dos melhor conseguidos modelos deste fabricante de Slot Car.
Não faltou também o "Art Car" correspondente ao M1 que participou em Le Mans.
Aguarda-se agora que através dos fabricantes Scaleauto e Sideways, nos cheguem os mais extraordinários M1 de Gr.5, no que se espera também venham a ser, máquinas de verdadeira animação das competições Slot car.
Mas a série 3, será porventura uma das mais resistentes dentro do capítulo competitivo. São várias as evoluções ligadas à série 3, correspondentes a vários tipos de carroçarias, desde a série E30 até à dos nossos dias.
O modelo E30, terá sido o que mais espantou, pela novidade e pelos êxitos a nível mundial que conseguiu abarcar, onde o campeonato DTM terá sido o mais representativo, dada a complexa concorrência com que teve que se confrontar. Os que se seguiram, foram naturais evoluções a que o tempo obriga.
A série E46 foi muito aproveitada para os campeonatos Norte-Americanos, mas também na Europa, onde somou êxitos de relevo. O piloto português Pedro Lamy, conseguiu através desta série, significativos êxitos com este modelo durante as 24 Horas de Nurburgring em 2004 e 2005, onde fez parte da equipa oficial germânica com os BMW M3 GTR, Embora de séries diferentes, a Fly e a Autoart reproduziram ambas as séries e com elevadíssimo nível qualitativo.
Em primeiro plano a reprodução da Fly. Por comparação com o modelo da Autoart, pode verificar-se as modificações tanto do capôt-motor, como dos alargamentos da carroçaria ao nível dos seus eixos.
O próprio estilo da pintura, acaba por determinar a alteração de estilo de ambos os modelos, já que 2001 marcou o surgimento do primeiro M3 GTR, o reproduzido pela Fly.
Pelo caminho, ficamos com o modelo 6.5 CSI por explorar, pois espera-se por parte da Spirit os gloriosos oficiais que se impuseram em Spa e noutros terrenos de eleição. Até lá, vamo-nos valendo das edições já chegadas.
O seu lugar está garantidamentre assegurado, como mais um dos sucessores da marca, nas competições mundiais.
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