Translate

segunda-feira, 12 de março de 2012

Colecionismo multitemático

























Colecionismo - BMW

A BMW, é uma das marcas que na sua história mantém uma tradição verdadeiramente arreigada à competição. Isso valeu-lhe também alguns registos de verdadeiro significado para a história do desporto automóvel mundial, como é o caso do modelo V12 LMR, vencedor da última edição do século passado, das 24 Horas de Le Mans.

 O BMW M1, foi um modelo de enorme êxito dentro desta marca, onde surgiram algumas decorações que os imortalizaram, como a que ficou conhecida por "Cart de France".

Antes da vitória em 1999 em Le Mans, a BMW inscrevia este interessante modelo que registou uma  desistência.

 No mundo dos ralis, o modelo 2002 marcou uma época, em que 1972 ficou marcado pela vitória deste modelo no rali de Portugal, uma prova que fazia parte do calendário do Campeonato do Mundo de Ralis.

Em 1939, os alemães inscreveram em Le Mans este modelo 328 Coupé.

O 3.500 CSL, foi um verdadeiro herói da marca, que chegou mesmo a conseguir a primeira posição absoluta nas 24 Horas de Daytona,

 As motas fazem parte também da história deste fabricante. Aqui, mostra-se um dos seus primeiros modelos.

Da ilha da Madeira, chegou-me um presente ...

 Chegou-me a revista da especialidade do desporto automóvel "Madeira Motor Sport", endereçada pelo Sr. Virgílio Fernandes, o proprietário do loja "Slot Madeira". Mas esta, é uma revista muito especial.....

As páginas 44 e 45, são dedicadas ao anúncio da série limitada do Ford RS 200 de base no fabricante MSC, editado por aquela loja como forma de comemoração do seu 10º aniversário.
 Mas sobre o anúncio, uma dedicatória. Especialmente dedicada a mim pelo proprietário da dita loja e promotor da iniciativa, constam alguns dizeres de amizade e uma referência ao Nº5, afinal o número de série que coube ao modelo por mim adquirido.
É com muita honra e orgulho que manterei na minha coleção este saboroso troféu, junto dos demais que me merecem um especial pedestal.
 E é caso também para dizer, que carrito e revista, não passarão a partir de hoje, um sem o outro.....
Uma vez mais, um público agradecimento a este homem que tem conseguido extrapolar através do Slot, o nome de Portugal além fronteiras, quer com iniciativas quer como lojista.

Muito obrigado Sr. Virgílio...

domingo, 11 de março de 2012

24 Horas Barcelona

O Slot Clube da Trofa e os elementos do Calha a Todos de Guimarães, foram os representantes portugueses naquela prova. Enquanto os trofenses concluiram a mesma na 6ª posição final, os vimaranenses quedaram-se pelo 29º lugar da geral, de entre 32 participantes.

Valeu a experiência...

Parabéns a ambos.

Já experimentamos.....

 Chegou-nos às mãos um dos mais recentes produtos direcionados para o Slot, um dos modelos de produção Kyosho e que com a designação Dslot43, indica que se trata de um modelo à escala 1/43. E chegou-nos pela gentil amabilidade de António Morgado que nos emprestou este seu novo brinquedo, justamente para uma resenha sobre o seu valor enquanto modelo de Slot.
 Habituados que estamos a ver esta escala inteiramente direcionada para o colecionismo estático, assalta-nos de imediato uma estranha sensação de que algo não está bem. Um pouco maiores os modelos com que costumamos praticar a modalidade, fica-nos de imediato a ideia de que estamos perante um brinquedo para putos....
 Começa-se então a apreciação geral da sua carroçaria e eu como verdadeiro apreciador deste modelo em particular, começo a perceber que este Porsche 917K, até se encontra num nível de reprodução bastante interessante.
 Claro que aqui não se prima ao mesmo nível de um grande fabricante de modelos estáticos, mas também os objetivos terão que ser compreendidos, pois são bem diferentes.
Estas duas imagens mostram-nos bem as diferenças de pormenores entre estes dois modelos. Mas o da imagem de baixo, não anda...

 Começando já a reconhecer não tratar-se tanto assim de um modelo para criancinhas, ficamos curiosos por descobrir a parte que faz dele um modelo que se mexe por si só.
 Visto por baixo, percebe-se então que estamos perante um carrito de Slot. Uma aparente mecânica simples mas que numa vista mais em pormenor, percebe-se que existe aqui alguma ciência.
 Não resisto a dar uma olhada ao mais intimo do seu interior, o que me leva a descobrir como se faz a desmontagem. Para tal, recorre-se apenas ao desaperto dos dois parafusos existentes na zona frontal e a traseira solta-se ao alargar a carroçaria junto às rodas de trás, libertando-se assim o chassis dos dois grampos existentes na carroçaria.

 Os parafusos da frente apertam num plástico que encaixa num segundo plástico que faz as vezes de radiador frontal.
 Atrás, a carroçaria contempla dois grampos laterais, onde o chassis faz o seu encaixe.

 O chassis denota um curioso sistema de suspensão que permite solidariamente, que o conjunto motor/eixo traseiro, funcionem na perfeição.

Testado na pista, esta pequena bala surpreendeu. Não havia modelo à escala 1/32, que se chegasse. Bem,eu estava munido de íman, é verdade, mas mesmo assim, atendendo às dimensões, surpreendeu verdadeiramente. Não se chegou a testar esta maquineta, desprovida de de imane, mas acreditamos que as suas performances baixem verdadeiramente.