terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Audi de Le Mans e os modelos de Slot

Decorria o ano de 1999 e pela primeira vez na sua história, a Audi tenta a sua sorte na conquista de um dos maiores troféus que qualquer marca desejaria conseguir. A vitória em Le Mans.
Para tal desenvolve um modelo, o Audi R8R e encomenda a uma empresa inglesa um segundo projecto que viria a receber o nome de R8C.
Embora nenhum deles tivesse conseguido atingir os intentos desejados, ficou aberta a porta, para o ano seguinte.
 Estas duas versões foram editadas no Slot, cabendo a versão R8C à italiana Slot.It com o qual se iniciou também na produção de modelos de Slot e a Carrera editava a versão R8R, um modelo aberto muito pouco visto no nosso hobby.
 A Slot.It chegou mesmo a editar uma série de versões do R8C, chegando até a servir-se dele para comemorar o seu 10º aniversário de existência, acontecimento que decorreu durante este ano de 2012.
 Mas o ano 2000 permitiu à Audi chegar à glória, através de um novo modelo especialmente desenvolvido para a clássica francesa. O R8, tal como foi baptizado, atingiu o degrau maior em Le Mans enquanto modelo oficial da marca nesse ano e nos dois seguintes, mas quando foi entregue a equipas privadas e durante dois anos, estes conseguiram igualmente chegar à desejada vitória.
 2000, 2001 e 2002 foram anos em que a conquista foi conseguida através de modelos oficiais, sendo depois e por questões de promoção da Bentley, marca cujo capital maior pertence à Audi, interrompida a participação da marca, para numa jogada comercial permitir que coubesse a vez da maior das conquistas, à Bentley. Após esse ano de 2003, 2004 e 2005 viu equipas privadas assumirem a luta pela vitória e a conseguirem-no, ainda através da série R8. Coube nesses anos à equipa japonesa Team Goh e à norte americana Team Champion saborearem a vitória.
 A Scalextric / SCX trouxe ao mundo do Slot esta bela máquina carregada de êxitos desportivos no mundo real.
 Foram, várias as versões editadas, não deixando passar em claro os modelos vitoriosos.

 Serviu-se também desta belíssima base, para desenvolver o seu topo de gama para o mundo da competição Slot, através da sua série "Pro".
 Modelos aligeirados e equipados de novos chassis e motorizações mais potentes, vieram a demonstrar extrema competitividade frente aos mais recentes desenvolvimentos da época.
 Uma série transparente sobre a mesma versão e ainda integrado na sua série "Pro", foi outra das versões que este fabricante acabou também por nos disponibilizar.
 Mas a Audi via necessidade de novas evoluções e surge no ano de 2006 com o modelo R10. De linhas mais afiladas, trazia na manga um novo conceito para a competição. Para tentar tirar partido do maior binário que se consegue disponibilizar nos motores Diesel a mais baixas rotações e também de uma diminuição do consumo proporcionado por aquele tipo de motores, enfrente o ano de 2006 com este arrojado projecto de um modelo com tecnologia TDI. Acabou por ser um êxito que culminou com nova vitória e que se perpetuaria durante mais dois anos, até 2008, para no ano seguinte ver a sequência de vitórias interrompida pelo rival Peugeot 908 TDI FAP.

 A Scalextric / SCX faz também questão de nos trazer este novo glorioso para o Slot.

 Mas agora via-se acompanhado pelas edições da Avant Slot, que como modelo de lançamento, edita a versão em série limitada a 1000 exemplares, da versão de testes.
 Mas os Set's deste fabricante, continham outras versões deste mesmo R10.

 As vitórias por parte da Audi viriam a ser retomadas em 2010, mas agora com uma versão bem díspar das anteriores versões e que tomaria a designação de Audi R15 Plus. Era a aposta na continuidade nas versões abertas, mas também na tecnologia TDI.
 Este modelo contudo, só se veria reproduzido no pouco virado para a competição Slot, o fabricante francês Le Mans Miniatures. Mas trata-se de um belo exemplar de colecção.
Os modelos da Le Mans Miniatures, são modelos em resina cujo peso final não abona aos melhores desempenhos dinâmicos. Também os seus conceitos mecânicos, não são dos mais aprimorados. Mas numa vitrina, poderão ser dos mais adorados.

 2011 trouxe a continuidade nas vitórias, mas através da sua nova série R18, um modelo totalmente novo e agora pela primeira vez, munido de um cockpit completamente coberto. Este Audi de linhas demasiado estranhas, mostrou-se de imediato um digno sucessor dos seus antecessores. Nova vitória, apesar de uma edição catastrófica para os dois outros modelos da marca. Mas o modelo com o dorsal 2, atingiu os intentos a que se haviam uma vez mais proposto e a justificar os investimentos demasiado avultados que o projecto havia somado, pois a concorrência mostrava-se também cada vez mais com poderosas armas.
 E esta versão da Audi, foi aquela que mais despertou os fabricantes de Slot, já que NSR, Ninco, Le Mans Miniatures e agora também a Slot.It, fizeram questão de não deixar em claro esta página do automobilismo, nos seus catálogos.
2012 viu a Audi inovar novamente, introduzindo o modelo híbrido e com tracção total. Estamos ainda à espera tanto à escala 1/43, como à escala das nossas competições, desta nova versão. E ao que consta, dizem as más línguas, a Slot.It poderá mesmo vir a editar o modelo vencedor deste último ano, na sua pura versão 4x4. Será mesmo??

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Audi R18 TDI Ultra - Slot.It VS NSR


 Este modelo da actualidade dos Sport Protótipos, tem sido entre os fabricantes de modelos de Slot, o carro da moda.
 O pontapé de saída coube à NSR que surpreendeu tudo e todos á mais de um ano, quando mostrou ao mundo o seu protótipo em fase quase final.
 Um ano após, eis que é a concorrente Slot.It, a fazê-lo. De conceitos e princípios dispares, eles aí estão, sem que no entanto a Ninco o tivesse feito também. Pelo que consta, este acaba por ser uma surpresa, num mundo em que o Audi da NSR muito prometia mas que ainda não conseguiu provar a sua validade dinâmica e onde a Slot.It dispõe agora da possibilidade de demonstrar a valia do seu projecto.
A base da coqueluche dos LMP e enquanto não nos chega o modelo da Toyota, é um modelo de linha compacta mas complexa. O aerodinamismo aplicado nas suas linhas, resultou na variação de uma complexa linha de carroçaria, que estamos certos, resultará igualmente numa dificuldade extra na sua reprodução à escala 1/32.
Contudo, melhor ou pior, os fabricantes lá nos mostraram que nada é impossível e eles aí estão para as sempre interessantes disputas à escala do nosso pequeno mundo.
 Em cima o Audi da Slot.It e em baixo o da NSR. São conhecidos os conceitos orientadores de cada um e isso fica aqui bem demonstrado. Sendo a Slot.I muito mais fiel à reprodução da linha original e a NSR muito mais virada para a eficácia das suas produções, acabam por resultar em modelos algo divergentes no que respeita à fidelidade de cada um.
A  imagem de baixo mostra uma grande diferença de altura total entre ambos os modelos. Como seria de esperar, o modelo da NSR mostra-se significativamente mais baixo, demonstrando uma vez mais uma premeditada fuga à correspondência entre as medidas reais e as da escala. Dessa forma, pretende-se a optimização do melhor compromisso entre linha do modelo e o melhor equilíbrio final.
A representação dos faróis encontra-se substancialmente melhor conseguida na nova versão da Slot.It.
Numa vista traseira, mostram-se bastante semelhantes. A linha mestra do modelo, foi praticamente respeitada por ambos os fabricantes.
Em baixo é possível verificar a considerável diferença de comprimentos entre os dois Audi. Já com alguma naturalidade, entendemos que o modelo da NSR é o mais curto dos dois.

A diferença entre eixos é também uma realidade, continuando a versão da NSR a representar a menor distância. Apesar disso, poupou também na medida da carroçaria, para além do eixo traseiro.

Além duma representação das jantes que surgem muito mais realistas, a totalidade do modelo da Slot.It é também ela muito mais proporcionada.

Ao nível dos pormenores, também a Slot.It vai mais longe. Nestas duas imagens, é possível ver-se a existência de um apêndice aerodinâmico no interior desta saída de ar para os flancos laterais da carroçaria. Curiosidade, é este acessório encontrar-se acoplado ao chassis e não à carroçaria.

No modelo da NSR, a capota foi concebida de maneira a baixar a altura total da carroçaria.

 Em cima, o Audi da esquerda de produção Slot.It, denota um muito maior cuidado na reprodução dos pormenores.
Em baixo, é possível verificar como é ligeiramente mais curta a distância da carroçaria para além do eixo traseiro, no Audi da NSR. Mas é possível notar-se como o alinhamento do eixo com a cava das rodas, se encontra demasiado incorrecto no R18 da Slot.It.

 Em cima, continua a ser possível observar-se um maior cuidado na fidelidade das linhas do Audi.
Em baixo, verifica-se um maior adiantamento do patilhão no modelo da Slot.It.
 Na imagem de baixo, observa-se com alguma facilidade na falta de qualidade dos moldes que serviram para fabrico do carro da Slot.It. Nesse particular, a NSR leva a melhor.

 Estas duas imagens continuam a comprovar a menor qualidade dos moldes da Slot.It. Torna-se bem notória a sua união, o que deixa marcas bastante desagradáveis.
 Mais em pormenor, também na zona do guarda-lama da frente.

 Na imagem de baixo, é possível verificar a partir de que linha é que o Audi da NSR perdeu medidas. Outro aspecto de possível observação situa-se no capôt-motor, pois a NSR optou por equipar o seu modelo com uma bancada para motor em posição inline, o que obriga a grandes deformações do mesmo. Pelo contrário, a opção do motor em posição anglewinder por parte da Slot.It, anulou em absoluto esta deformação. Espera-se no entanto que este fabricante venha de futuro e em edições em Kit, a editar o mesmo modelo mas com esta secção deformada da mesma forma, para poder receber bancadas para motor em posição igualmente inline.

 Algo mais pronunciados e aprofundados estão os bicos dos guarda-lama frontais no modelo da Slot.It, o que demonstra mais uma vez a aposta numa representação mais fidedigna.

 Apesar das maiores dimensões do modelo da Slot.It, este acaba por se mostrar significativamente menos penalizado na balança.

 Esse ganho acontece tanto no chassis como na carroçaria. Neste particular, 0.5g, á o que marca a diferença.

 Ambas as carroçarias denotam grande trabalho no sentido de ganho de peso, onde a parte do habitáculo é um dos flagrantes exemplos em cada um deles.

 É no conjunto mecânico que se faz a maior das diferenças, não só no peso, mas também no conceito geral optado por cada um dos fabricantes.
Agora falta a pista para um tira teimas verdadeiro, mas estamos em crer que a nova máquina irá levar vantagem sobre o concorrente.