O pontapé de saída coube à NSR que surpreendeu tudo e todos á mais de um ano, quando mostrou ao mundo o seu protótipo em fase quase final.
Um ano após, eis que é a concorrente Slot.It, a fazê-lo. De conceitos e princípios dispares, eles aí estão, sem que no entanto a Ninco o tivesse feito também. Pelo que consta, este acaba por ser uma surpresa, num mundo em que o Audi da NSR muito prometia mas que ainda não conseguiu provar a sua validade dinâmica e onde a Slot.It dispõe agora da possibilidade de demonstrar a valia do seu projecto.
A base da coqueluche dos LMP e enquanto não nos chega o modelo da Toyota, é um modelo de linha compacta mas complexa. O aerodinamismo aplicado nas suas linhas, resultou na variação de uma complexa linha de carroçaria, que estamos certos, resultará igualmente numa dificuldade extra na sua reprodução à escala 1/32.
Contudo, melhor ou pior, os fabricantes lá nos mostraram que nada é impossível e eles aí estão para as sempre interessantes disputas à escala do nosso pequeno mundo.
Em cima o Audi da Slot.It e em baixo o da NSR. São conhecidos os conceitos orientadores de cada um e isso fica aqui bem demonstrado. Sendo a Slot.I muito mais fiel à reprodução da linha original e a NSR muito mais virada para a eficácia das suas produções, acabam por resultar em modelos algo divergentes no que respeita à fidelidade de cada um.
A imagem de baixo mostra uma grande diferença de altura total entre ambos os modelos. Como seria de esperar, o modelo da NSR mostra-se significativamente mais baixo, demonstrando uma vez mais uma premeditada fuga à correspondência entre as medidas reais e as da escala. Dessa forma, pretende-se a optimização do melhor compromisso entre linha do modelo e o melhor equilíbrio final.
A representação dos faróis encontra-se substancialmente melhor conseguida na nova versão da Slot.It.
Numa vista traseira, mostram-se bastante semelhantes. A linha mestra do modelo, foi praticamente respeitada por ambos os fabricantes.Em baixo é possível verificar a considerável diferença de comprimentos entre os dois Audi. Já com alguma naturalidade, entendemos que o modelo da NSR é o mais curto dos dois.
A diferença entre eixos é também uma realidade, continuando a versão da NSR a representar a menor distância. Apesar disso, poupou também na medida da carroçaria, para além do eixo traseiro.
Além duma representação das jantes que surgem muito mais realistas, a totalidade do modelo da Slot.It é também ela muito mais proporcionada.
Ao nível dos pormenores, também a Slot.It vai mais longe. Nestas duas imagens, é possível ver-se a existência de um apêndice aerodinâmico no interior desta saída de ar para os flancos laterais da carroçaria. Curiosidade, é este acessório encontrar-se acoplado ao chassis e não à carroçaria.
No modelo da NSR, a capota foi concebida de maneira a baixar a altura total da carroçaria.
Em baixo, é possível verificar como é ligeiramente mais curta a distância da carroçaria para além do eixo traseiro, no Audi da NSR. Mas é possível notar-se como o alinhamento do eixo com a cava das rodas, se encontra demasiado incorrecto no R18 da Slot.It.
Em cima, continua a ser possível observar-se um maior cuidado na fidelidade das linhas do Audi.
Em baixo, verifica-se um maior adiantamento do patilhão no modelo da Slot.It.
Na imagem de baixo, observa-se com alguma facilidade na falta de qualidade dos moldes que serviram para fabrico do carro da Slot.It. Nesse particular, a NSR leva a melhor.
Estas duas imagens continuam a comprovar a menor qualidade dos moldes da Slot.It. Torna-se bem notória a sua união, o que deixa marcas bastante desagradáveis.
Mais em pormenor, também na zona do guarda-lama da frente.
Algo mais pronunciados e aprofundados estão os bicos dos guarda-lama frontais no modelo da Slot.It, o que demonstra mais uma vez a aposta numa representação mais fidedigna.
Ambas as carroçarias denotam grande trabalho no sentido de ganho de peso, onde a parte do habitáculo é um dos flagrantes exemplos em cada um deles.
Agora falta a pista para um tira teimas verdadeiro, mas estamos em crer que a nova máquina irá levar vantagem sobre o concorrente.
Sem comentários:
Enviar um comentário