quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Capri VS Honda

 Vão se aqui mostrar imagens comparativas entre dois potenciais gloriosos da actualidade dos Slot Car. Por parte da Sideways, o Ford Capri Gr.5 e por parte da Scaleauto, o novíssimo Honda HSV-10.
 E as imagens vistas de cima, mostram um Honda mais largo e de aparência mais compacta.
 Bem mais largo na secção frontal, o Honda que também surge ligeiramente mais baixo, parece deter algum potencial.
 Com uma traseira mais baixa, o Ford Capri poderá deter alguma vantagem na hora de curvar, já que poderá ter menos tendência para a derrapagem.
 Mas uma traseira mais alongada do que o Honda, o Ford Capri poderá perder a primeira das aparentes vantagens.

 No prolongamento vertical de ambos os eixos, o modelo japonês denota que poderá estar aí alguma da sua desvantagem, já que o centro de gravidade tende a encontrar-se num ponto mais elevado do que no modelo americano.

 Por outro lado, o Honda com uma carroçaria mais larga tanto à frente como atrás, poderá ser um modelo mais estável e resistente ao capotanço, mas poderá encontrar nisso um fraco aliado no que se refere à maior tendência a escorregar ou perda de tracção.

 Mas para curvas de grande raio, a maior distância entre o eixo traseiro e o patilhão, proporciona uma garantida vantagem ao Ford Capri.
 O Honda é significativamente mais largo, sobretudo ao nível do eixo frontal.
 Mecânicamente, são díspares as opções. É claro que só optando-se pelo mesmo conceito, seria possível um teste dinâmico comparativo, válido.